quarta-feira, 11 de abril de 2007

Os repetitivos diferentes casos de nossos líderes latinos












Ao se ver em algum jornal, revista ou quaisquer fontes de informação, algo sobre Cháves, Lula e Moralez o primeiro pensamento que não foge de nossas mentes é: lá vem bomba.

É incrível como as noticias relacionadas a tais líderes, por mais que sejam diferentes no parâmetro de loucura ou decepção, possuem um segmento semelhante a tudo que já lemos no passado, salvo exceções, que ultimamente – para a felicidade geral da nossa nação-, tem sido o presidente Lula.

Há menos de duas semanas, Lula havia viajado à Camp David para um formal encontro com Bush, para que enfim se finalize o negócio do Etanol. O encontro foi bombardeado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez, que dispondo sempre de seu discurso socialista e de liderança, acusou os EUA de manipularem o Brasil sobre o preceito do Etanol. Lula, para variar, não mencionou nada a respeito.

Na última terça-feira (10/04), Chávez garantiu que de forma alguma deseja criticar Lula ou cortar relações com o “colega”, pois o inimigo mesmo é o “império americano”. Mas não deixou de soltar farpas ao acordo firmado entre Brasil e EUA, sobre a produção de Etanol.
Segundo Hugo "Não estão querendo o etanol como um aditivo. O que o império americano quer é a substituição da gasolina pelo etanol e isto é uma loucura". Bom, visto a importância da Venezuela no mercado petrolífero mundial, entendemos a preocupação do presidente venezuelano neste acordo. Mas ele faz um comentário até inteligente, alegando o porquê que seria “loucura” esta negociação: "Saibam vocês que a Venezuela produz hoje três milhões ou um pouco mais de barris de petróleo diários, e para produzir três milhões de barris de etanol diários seria preciso plantar milho e cana em todas as terras existentes no mundo, incluindo as cidades", disse.

Bom, não é de hoje que Chávez se intromete em assuntos que não lhe dizem a respeito, apesar de que o acordo entre Brasil e EUA, na produção de etanol, possa prejudicar bastante a economia venezuelana. As críticas à Bush se tornaram tão repetitivas que nem vale mais a pena prestar atenção nelas.

Outro que também resolve soltar farpas ao governo americano de vez em quando, é o presidente boliviano Evo Morales, que após causar um rídiculo tumulto com nossas empresas, decidiu ameaçar uma greve de fome, caso não seja atendido o seu pedido de aprovação de 44 projetos de consolidação da nacionalização petroleira pelo Congresso Nacional. O presidente fez a ameaça ao perceber que boa parte dos representantes hesitava em aprovar o projeto. A história de fazer greve de fome já é uma velha conhecida de nós brasileiros. O que não pode é Moralez fazer como nosso ex-governador, Anthony Garotinho – que fez uma estapafúrdia greve, onde deu até uma engordadinha.

Como foi dito no começo do artigo, nada de novo na nossa América do Sul. Aqui no Brasil, os deputados resolveram dar ao presidente Lula um virtuoso aumento de 82% em seu salário oficial, enquanto que os aposentados receberam um reajuste positivo de 3,36 % em suas devidas aposentadorias.

Bem, esse é o Brasil que conhecemos...ou melhor, esse é o continente que conhecemos. Repetitivos mas diferentes casos. Impossível isso? Não para eles...

20 comentários:

Jeffmanji disse...

O que são Chaves e Morales?
Dois bufões aproveitadores da miséria de seus países, diferente do Lula.
Esse sim, um grande homem.

­Redação disse...

Nenhum dos três prestam, concordo em partes com o colega acima, chaves e morales aproveitadores das miserias de seu países. Mais falar que o LULA é um grande homem? Só se for em pessoa, porque esse é um bosta no governo.

http://kalanguiano.blogspot.com/

André Martins disse...

Tem presidente que ama ser ridicularizado!! Não entendo isso.. honestamente.

Vou usar uma frase da digníssima Regina Duarte: "eu tenho meeeeeedo do PT!"; pois eu tenho é dó!

Fernando Teixeira disse...

Otimo texto.

Para começar Hugo Chávez critica o etanol pq é lider na venda de petroleo para os EUA. No entanto critica bush, enquanto tem a economia sustentada pelos Yankees. Tambem fala sobre o aquecimento global, cobra dos Estados Unidos (mas não da China, pois tem viés socialista) uma menor emissão de gases que colaborem para o aquecimento global. Mas nao quer diminuir a queima de combustiveis fosseis. Entao vem aquela velha maxima: "Faça o que eu digo e não faça o que eu faço."

Evo Morales é o fantoche de Chávez. Tudo que o quase ditador venezuelano diz Morales fás. Foi assim com as pretoleiras. Agora o presidente da bolívia imita garotinho mas querendo ser Gandhi. E é outro que, como todo o socialista, tem como retorica preferida o aquecimento global. Mas vejam, o que eles querem e VENDER PETROLEO! e quanto mais melhor.

Lula é o esperto do trio. Sempre tira o corpo fora e se faz do coitadinho. O humilde e pobre metalurgico de ABC paulista, que veio o nordeste tenatr a vida em São Paulo e perdeu a pobre mãezinha. Com isso ele consegue tirar o corpo fora de todos os rolos do governo como se ele nao tivesse nada a ver com isso. E enquanto o brasil enfrenta o cáos aereo e outras crises, Lula so aumenta a popularidade. Vai entender o Povo brasileiro.


Convite:

Nesta sexta-feira, dia 13/04, apartir das 22:30, um dos líderes dos Democratas na câmara, Onyx Lorenzoni, vai estar no programa Câmera 2, na Guaíba, falando tudo sobre a CPI do apagão aéreo.

Depois da entrevista o conteudo apresentado vai estar no site.
www.camera2.com.br

Elza disse...

Olá!!
seu blog sempre com contúdo interrasente!
na politica não é o interrese comum que procuram e sim os seus próprios, é uma vergonha!

=]

Sr. Cassiano disse...

olha lá!!

três zeros a esquerda

Anônimo disse...

E eu tenho medo da ignorância brasileira!!!

Tiagho Diniz. disse...

Politicas de grande porte só trazem problemas regionais, cone sul, pffffff


Nossas vidas só tendem a piorar.
Politcs Sux.

Dorian disse...

Impossível olhar par os três e não lembrar dos "três patetas".
Lamentável.

Anônimo disse...

Tudo farinha do mesmo saco....


li seus posts sobre o linkin park!! adorei!!

mesclado disse...

então cara, interessante o que vc falou sobre a produção de etanol. eu também concordo, aqui no paraná, por exemplo, as lavouras de cana não param de aumentar, o que faz com que o desmatamento aumente na mesma proporção e ninguém da a devida importância ao aquecimento global que é o nosso maior problema hoje.

Anônimo disse...

Bom eu tenho uma opiniao diferente do padrao, nao acho q o Lula e o Chavez,sao tao ruins qnto falam, mas nos ultimos tempos os seus atos estao sendo ridiculos

Anônimo disse...

Infelizmente, a América Latina, teima em não se libertar dos ranços subdesenvolvidos. Nossos políticos pensam sempre no hoje (no "seu" hoje) e deixam escapar o futuro de desenvolvimento que tanto precisamos.

Anônimo disse...

Belo texto. Estou ficando fã. Próxima ve que eu atualizar os links do meu blog, vou incluir vc.

Jullyana Albuquerque disse...

Vou escrever aqui mais quero falar do texto de baixo. Sou católica, e considero ridículos alguns costumes da minha igreja, espero sinceramente que um dia as pessoas passem a reparar nos próprios erros.

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

É esse o Brasil. O presidente não se manifesta e, quando o faz, diz besteira. E o povo aplaude. Inacreditável.
valeu pelo comentário. Sinta-se à vontade para comentar também.

Tiagho Diniz. disse...

Politco bom é politico morto

Marcelo Silva disse...

como sempre um post otimo...falando a verdade e o que eu concordo...parabens

Anônimo disse...

Esse é o circo disfarçado de América, todos querem o poder, um mais populista que o outro e ninguém quer saber da população, dos palhaços...
excelente blog!!
Se mora em SP vamos marcar uma cerveja e discutir essas idéias!!
abs

Diego Moretto disse...

Bom, agradeço os comentarios novamente. Como sempre, enriquecendo acada vez mais oa artigos. Nestes comentarios em especial, pude concentrar minha opinião em coisas que até então não tinhaa percebido, como ver Moralez como um fantoche e junto ao Chávez ser um aproveitador da miséria de seus países. Realmente é isso msm. JHoje eu li que Lula vai criticar o amigo Chávez pelos dizeres contrarios ao acordo de etanol firmado pelo Brasil e os EUA. É esperar para vermos né? Aproveitem o blog e voltem sempre. Grande e agradecido abraço!!!!!!