terça-feira, 24 de abril de 2007

O que aconteceu Mangabeira?

Após anunciadas a demorada reforma ministerial e a divulgação de alguns nomes para os cargos, o presidente Lula causou surpresa aos seus correligionários de partido. Além da indicação do jornalista Franklin Martins para a Secretária de Comunicação Social, Lula assustou a todos com o convite ao filósofo e professor de direito de Harvard, Roberto Mangabeira Unger (foto), vice-presidente do partido PPS, o mesmo que faz parte o vice de Lula, José Alencar.

O convite foi para assumir o comando da Secretária Especial de Ações de Longo Prazo, que contará com a ajuda de órgãos como o IPEA e o Núcleo de Assuntos Estratégicos. Será uma secretária do futuro, melhor dizendo. Para a surpresa de todos, o convite foi aceito.

Agora, porquê surpresa? Bom, Roberto Mangabeira foi uma dos críticos mais assíduos no primeiro mandato do presidente Lula. Frases como “governo mais corrupto da história” e afirmações de que o presidente “corrompeu e esvaziou instituições” faziam corriqueiramente parte de seus discursos. Mas o que será que mudou de lá pra cá? Será que o governo Lula melhorou desde então? Bom, neste segundo mandato, ainda não houve nenhum projeto consistente já implantado, como disse nosso caro presidente. Trapalhadas como a crise aérea e o negócio do etanol com os EUA, ainda envolvem Lula. Assim, não se vê uma mudança tão radical. Mas não temos mais aquela corrupção... Ora, nem precisamos. A violência no país cresceu de uma forma podre, o PIB caiu e além do mais, as CPI´s feitas para apurar aqueles casos, viraram pizza, como previsto.

No mínimo, Mangabeira deveria fazer um pronunciamento, alegando o porquê dessa virada. Pois como disse o secretário geral do PT, Joaquim Soriano, "Mangabeira se desmoralizou sozinho". E é a pura verdade. Alguns dizem que foi pelo cargo oferecido, outros afirmam que realmente ele acredita que o governo petista mudou para melhor, não sabemos nada até então. Mas que tal virada foi no mínimo estranha, isso foi.

19 comentários:

Anônimo disse...

e cara como eu naum curto muito politica naum sei d nada disso ai huahuaha

mas o posts e interesante

parabens

Poeta Suburbano disse...

eh o jogo de interesses meu amigo, a política tah cada vez mais suja e desmoralizada, e o que mais me assusta, é saber que tudo caminha para um lamaçal ainda pior! Não que eu seja pessimista, mas cansei de sonhar com um Brasil melhor e ver que isso não passava de utopia, chegamos ao ponto de vendermos nossas ideias e ideologias, o que foi dito ficou pra trás! e viva o carnaval!

Anônimo disse...

Poder é tudo, principalmente na politica, algumas pessoas mudam seu pensamento na hora, nao pensam duas vezes, o poder essas horas fala mais alto, no Brasil e no mundo é sempre assim

Arthurius Maximus disse...

Como disse um célebre personagem do passado:

No Brasil, a coerência muda de acordo com o cargo público que é oferecido.

Lamentável.

Anônimo disse...

Eu sou lulista como sabe né....
petista tb, um virus ruim, talvez

rsrs


http://nadafaz.blogspot.com/


ainda sem net

Anônimo disse...

realmente pegou muiiiiiiiito mal!! interesses na frente de tudo... Mangaba queimou a língua hehehehe

(www.pollyok2.zip.net)

Dorian disse...

A pergunta fica no ar... A que preço? O pior é que quem vai pagar somos nós!

Anônimo disse...

Afff... política brasileira né...

L.S. Reis disse...

Putz, não sabia da indicação do Franklin Martins, nem do Mangabeira! Pior é que a maior parte do povo não tá nem aí pra quem foi indicado e quem deixou de ser... E a violência comendo solta.
Definitivamente tenho que assistir mais jornal.

ótimo texto! Vc foi conciso, bem informado e ainda deixou sua crítica expressa. parabéns!

E que legal cara, estudei no cefetes tb e agora vou começar jornalismo!
a gente se esbarra :)

R. B. Dillinger disse...

Cara, pra quem tá de fora é muito simples criticar, mas é só aparecer a oportunidade de fazer parte, que logo logo muda de idéia. Para mim foi isso que aconteceu!
Como dizem, no dos outros é refresco!
abraço!

Henrique Fogli disse...

Vai $aber o que $e pa$$a...

Elza disse...

Politicos são todos duas caras!

=]

Tiagho Diniz. disse...

Politicos mortos são os melhores

Anônimo disse...

Política é isso mesmo. Uma hora está na direita outra está na esquerda, mas pelo caminho do meio não andam nunca!

Pra falar a verdade, pouco me importa de que lado estão, mas que façam alguma coisa e não dêem esse show de horrores que acontece a cada mandato.

Abraços

Fernando Teixeira disse...

Mangabeira mudou!
Assim como todos os politicos que se deixam seduzir facilmente por cargos no governo..."Ninguém" resiste a tentação de "ser" secretario de algum ministerio...

é assim, Mangabeira não irá se justificar, assim como centenas de parlamentares que mudam de partido e nem satisfações aos leitores dão...

funciona assim, a gente escolhe e eles nos fodem!

Leandro Luz disse...

Política: um eterno conflito de interesses. Te linkei... abraço

Diego Moretto disse...

Realmente é sufocante. Não sabemos o que se passou para Mangabeira aceitar. Não vejo muita mudança do último mandato pra este atual. Talvez a tentação de tal cargo tenha ajudado - e coloca ajuda nisso-, mas que feriu o ego dele, isso com certeza. Essa secretária promete- vamos ver se as promessas serão positivas (ou mais provavelmente) negativas. Até hoje não li nada sobre uma explicação do Unger, mas como disseram, funcionou q nem as trocas de partido, uma vergonha sem causa, que nõ possui freios no congresso. Mas é isso. Política brasileira, e viva o carnaval {2}!

Obrigado a todos pelos comentários. Voltem sempre.abs!

­Redação disse...

Concordo plenamente com o Rafael Barbosa. Pra quem te fora é simples criticar!! (..)

Anônimo disse...

Não dá para fazer uma crítica sem conhecer exatamente seus propósitos. O ministro da Comunicação possui relações estreitas com uma TV e aceitamos isso como normal.