sexta-feira, 11 de abril de 2008

A necessidade de um corrimão para o brasileiro.

Isso que vou falar, não é um mal apenas de nosso país, mas tenho de ser direto: nós somos demais. Ultrapassamos qualquer limite.

O brasileiro - visto fatos que sempre nos rodeiam devido os meios de comunicação - possui intrínseco em sua cultura a busca por um apoio em uma hora complicada. Não digo isso falando de pesares pessoais como morte ou separação, em que um ombro amigo é o melhor refúgio. Falo de problemas sociais, que estão em polvorosa em nosso país e sempre há uma válvula de escape em cada caso.

A imprensa sobrevive de escândalos. Quanto maior e mais drástico melhor. É um atrás do outro, não se vê nenhum momento a paisana onde nada acontece. O caso da vez é o que remete o assassinato da pequena Isabella Nardoni, de 5 anos, que foi jogada do 6° andar do edifício onde residia. O caso vem sendo apurado com afinco pela polícia, e sendo de uma grande tragédia, o sensacionalismo que há na imprensa é enorme. Essa pressão faz com que erros indiscutíveis da polícia se tornem expostos e não debatidos, como foi a prisão dos pais da menina, até então os principais suspeitos (mesmo sem nenhuma prova cabal contra eles) e que foram algemados, sendo que eles estavam se entregando de livre e espontânea vontade. Deixo claro que não defendo o pai e a madrasta da menina, mas acho que a justiça deve ser feita, e sei que as algemas só devem ser usadas em caso do suspeito apresentar perigo. A justiça e as pessoas que a cercam, parecem fingir que nada vêem nesses fatos. E isso é revoltante. No fim, o caso de Isabella mostra que precisamos culpar alguém logo diante de uma tragédia. Não temos a capacidade de esperar o resultado real.

A religião é outro ponto de apoio de milhões de brasileiros. Assim, mais uma estátua que chora foi motivo para um enorme alarde. Não gosto muito de entrar em discussões que envolvam assuntos religiosos, entretanto, chega a ser um cúmulo como ainda se rendem à notícias como essas. É frustrante. O apoio na religião é corriqueiro e até necessário, entretanto o fanatismo neste caso beira ao ridículo, e o pior, não duvido que em breve cobrarão a visita à imagem.

Sem mais delongas, é incrível isso no povo brasileiro: a necessidade de um bom resultado, a correria por um culpado ou a busca por um apoio indispensável. Devíamos seguir tudo do jeito que deve ser seguido: deixar a justiça fazer seu trabalho junto a polícia, tentar inibir a imprensa marrom, ser mais cético em certos assuntos, entre algumas outras "regrinhas" a mais. Se fizéssemos tudo dessa forma, teríamos resultados bem melhores e bem menos bagunçados. Isso eu garanto.

Dica do Post:

Quem tiver oportunidade, assistam na Warner Channel à nova série Pushing Daisies. Conta a história de um rapaz que tem o dom de reviver qualquer coisa que já foi viva mas não podendo toca-la novamente, o que significaria morte definitiva. É uma história intrigante e que vale a pena assistir. O modo como é narrado, parecendo um conto infantil, dá um charme a trama. Bom, àqueles que não possuem TV a cabo, sugiro que baixe os episódios legendados na net. Enquanto a Warner está em seu 1° capítulo, há fóruns com mais de 7° episódios já. Enjoy it!

20 comentários:

Anônimo disse...

Oi , como vai?

Meu nome é Diana , e trabalho na Justiça, sou Defensora Pública. LI o seu comentário e o considerei bastante justo e sensato.
A imprensa e a mídia em geral estão fazendo um verdadeiro "circo" em torno do assunto, aproveitando a consternação e a indignação dos brasileiros . O único comentário com o qual não comcordo é sobre a prisão temporára, medida preventiva prevista em lei que foi decretada para que os principais suspeitos , o pai e amdrasta de Isabela, não atrapalhassem as investigações, ou tivessem a oportunidade de, eventualmente, coagir ou aliciar testemunhas.

Eles já foram libertados, mas isso é apenas uma questão processual; a responsabilidade criminal ainda está para ser apurada, e, segundo o promotor designado para o caso, os laudos não parecem favoráveis aos suspeitos, com várias contradições a respeito de seus testemunhos e versões.

Esperemos que se faça Jusiça , e que a morte desta linda e indefesa menininha não fique sem solução.

Congratulações!

Diana

Henrique Fogli disse...

Mais um dos seus ótimos textos...

Esse alarde da Isabella já passou do ridículo... não agüento mais... Até acabei escrevendo sobre ele no blog tbm... contagiante.

Outra vez eu digo: você tem razão!

Abraço!

Unknown disse...

sempre tem uma richthofen ou isabella nos noticiários. e sempre tb uma santa q chora ou uma menina indiana de quatro braços... a gente é tudo carente e precisa de um "corrimão" pra se apoiar, por mais q a gente negue. não é mesmo?

abraços procê, moretto.

Lari Bohnenberger disse...

Pois é, sou obrigada a concordar. Tanto alarde da imprensa pode acabar até atrapalhando o trabalho da polícia. A imprensa faz com que um país inteiro se revolte com o caso Isabella, com razão, obviamente. Mas aí o povo quer porque quer que o caso seja resolvido imediatamente, como se fosse uma novelinha particular, mas não se dão conta de que a realidade é muito diferente da ficção. Sempre achei que casos de justiça muito expostos a mídia acabam submetendo as autoridades e a polícia a uma maior dificuldade na resolução dos casos.
O povo tem que aprender a ter paciência. Continuar torcendo para que o caso se resolva, mas partir para a próxima. Até a mãe da menina já está retomando a vida dela. Só o povo brasileiro continua se recusando a fazer o mesmo!

Beijos.

P.S. Pois é, tô louca pra ver Pushing Daisies. Perdi a estréia quinta, mas vou tentar pegar a preprise neste final de semana!

Omar disse...

É isso aí, Diego, concordo com vc que a prisão foi uma decisão apressada demais, e as algemas uma vergonha!

Sobre a cobertura da mídia, sabe, Diego, eu até acho que ela está dentro de um limite aceitável. Digo por um único motivo: até agora ninguém disse com todas as letras, que os pais são culpados. O que se formos levar em conta tudo o que nossa imprensa já produziu é um grande avanço.

Na realidade, o que tem me revoltado nesse caso, Diego, é a atuação da Polícia e do Ministério Público. Tudo que está acontecendo a este casal e tudo que pode vir a acontecer, deve ser creditado a atuação destes dois órgãos do Estado brasileiro.

Não passa um dia sem que o promotor da futura denúncia ou um delegado, venha a público para dizer que o casal é o culpado pelo crime. Assim, como podemos dizer que a população está errada qdo os chama de "assassinos"? Só espero que nada de pior, como por exemplo, um linchamento, igual àquele que ocorreu aí no seu Estado mesmo, Diego, em Cariacica aconteça.

Nem vou dizer que vc merece os parabéns pelo post. Abraços

Danilo Moreira disse...

Diego, vc é o cara!!!

Nao me esqueço vendo o noticiáro nessa semana que passou, qdo o pai e a madrasta da menina saem da cadeia, e aquele bando de gente curiosa os chamando de assassinos, isso sem ter provas concretas.

Penso também, como deve estar sendo para todos os familiares da Isabella, bem como os moradores do prédio do pai, os vizinhos e pessoas ligadas, como devem estar desgastados com toda essa história, e principalmente, com a imprensa os seguindo e os bombardeando de perguntas sobre a menina e sobre o dia da morte.

Incomoda muito esse excesso de exposição desse caso na mídia, até porque nós sabemos que, mesmo que achem o assassino, ele poderá ser punido sim, mas espere o caso cair no esquecimento pra ver o que acontece...

Qto a religião, é meio complicado falar alguma coisa, pois estamos falando de pessoas que se entregam de corpo e alma aos costumes dela, e para essas pessoas dizer alguma coisa pode muitas vezes ser interpretada como calúnia, etc. Mas concordo com vc.

Enfim, esse assunto da muito pano pra manga, e eu daqui a pouco vou escrever outra postagem aqui...rs

Mas parabéns, muito do q vc disse já estava entalado na minha garganta.

Abçs!!!

Te convido agora a participar de uma pequena dose de nostalgia. Confira!!!

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Sessão Nostalgia
----------------------------------

O Antagonista disse...

Esse parece ser um típico comportamento comum, não só no Brasil... em outros países dos trópicos, em outros países pobres... talvez um estudo sociológico explique melhor isso.

Valeu.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

Danilo Moreira disse...

Tem novidade no Em Linhas... confira!!

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: A segurança de Eva
----------------------------------

Andrey Lehnemann disse...

Primeiro , otima dica de Pushing Daisies. É sensacional. Segundo , o povo brasileiro tem de viver sua propria vida. Se chocou o crime? Sim. Se precisa de justiça? Sim. Mas continuamos a viver as nossas vidas , e não ficar a cargo deste episodio 24 horas por dia. Você viu a nova capa dos cretinos da Veja? É ridiculo.

Abraço , e coloquei a critica de Juno no site.

http://clickfilmes.blogspot.com/

Dorian disse...

É isso mesmo Diego. O exagero e o vício nos holofotes deixam a razão de lado, o que pode se converter em algum tipo de injustiça. Não é demais lembrar que só se torna culpado quem recebe a sentença judicial nesse sentido, o que até agora não ocorreu.

Danilo Moreira disse...

Tem novidade no Em Linhas... confira!!
----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: O Mal da Gota
----------------------------------

Fabio disse...

A matéria que o Ernesto Paglia fez no Fantástico foi livremente inspirada no livro A Sociedade do Espetáculo, do Guy Debord (posso estar errado sobre o autor)que explica esses processos de espetacularização dos fatos.
Para alguém com pouca idade, vc direto ao nervo exposto. Parabéns!

Anônimo disse...

A primeira coisa que aprende em Direito Processual Penal foi os princípios e um que está acima de todos os outros - não sendo nem considerado princípio- é o ESTADO DE INOCÊNCIA; todo mundo é inocente até que se prove o contrário.

Logo, para você ser considerado culpado, deverá ser denunciado, iniciado o processo e somente com a Sentença transitado em julgado que tu será culpado do Crime, caso contrário, você é um mero suspeito.

Enfim, dá vergonha de estudar tudo isso, saber como deveria funcionar, mas no final das contas, aparece essa desgraça toda. Aliás, não foi só no caso em questão que se verifica esse "abuso".

Lembra do caso do Maluf? Então, o bichinho simplesmente tentou fazer algo que muitos brasileiros fazem e não se sentem culpados - burlar o fisco. Até onde eu sei e estudei, nessas questões de sonegação, basta você dizer que se equivocou na hora da decaração e apresentar novamente, pronto, tudo está resolvido. Mas, como você disse, o sensacionalismo impera!

Infelizmente, ainda existe, no brasileiro, a questão do "Ver pra crer".

Abraços

O Antagonista disse...

Olá Diego, hoje é aniversário do blog... e você está convidado para dar uma passadinha na "festa" e brindar comigo essa data!

Te espero lá, abraços!

Anônimo disse...

A grande realidade, é que o brasileiro sempre espera que alguém, em algum lugar faça alguma coisa por ele. Enquanto nosso povo não entender que ELE é quem deve tomar as rédeas de sua vida e mudar a sitiação de marasmo que nosso país enfrenta, nada mudará. E os "apoios" continuarão sendo necessários.

Stella disse...

A prisão decretada foi a prisão temporária que pode e deve ser decretada nos casos em que a comentarista Diana indicou.

O fato é, será que era o caso? Isso somente a polícia/MP pode saber e ninguém mais. Se verificar que estão presentes alguma das hipóteses do artigo 1º da Lei 7960/89, a autoridade policial ou o MP deve pedir sua decretação judicial.

Não se trata de "esfaquear" a presunção de inocência. É uma prisão excepcional e somente pode ser mantida por 5 dias (máximo). Mas é sem dúvida uma maneira de garantir que a averiguação do crime não seja prejudicada. É bem útil em outros casos. Se foi ou não bem utilizada neste em específico, não posso afirmar pois não tive acesso ao processo.

De qualquer forma o que pega não é a parte jurídica e seus rococós, mas sim a necessidade do brasileiro em transformar tudo em uma grande novela.

Lei da oferta e procura. Se um fornecedor fica sem compradores das duas uma: ou muda de ramo ou morre de fome. A imprensa sensacionalista somente existe e está sempre em evidência pois existem "compradores" dos seus espetáculos.

No dia em que o brasileiro começar a se preocupar mais consigo mesmo e com as coisas que realmente modificam ou não suas vidas e parar de focar em casos isabellas, fenômenos e seus travestis, etc etc, talvez este país saia da lama em que se encontra.

Ano eleitoral... e o máximo em que o brasileiro pensa é em como morreu Isabella ou quantos contratos de patrocínio o fenomeno vai perder.

Lamentável!

Danilo Moreira disse...

Tem Delírio no Em Linhas... confira!!!

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Delírio - O Rancor
----------------------------------

Diego Moretto disse...

Os comentários me calam: é isso mesmo pessoal. As vezes ficamos frustrados, pq só passa uma coisa nos meios de notícias, é chato isso. E atrapalha e muito o andamento do caso. Bom...mas esperemos a próxima novela e que este caso não fique impune.
Muito obrigado a todos pelos comentários, muito obrigado e voltem sempre!

Anônimo disse...

If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]hair restoration surgery[/url]