sábado, 9 de junho de 2007

Brasil ! Somos únicos !!!


Nesta última semana, dois acontecimentos foram realmente importantes para compararmos situações que nos diferenciam de países do primeiro mundo.

A primeira, é a reviravolta na vida da socialite e herdeira do império de hotéis Hilton, Paris Hilton. Após ser flagrada dirigindo bêbada e desrespeitar as autoridades, a patricinha foi condenada à 45 dias de prisão em regime de carceragem. Antes da prisão, o Juiz que está cuidando do caso de Paris, havia lhe concedido uma diminuição da pena, visto bom comportamento da moça. Assim, Paris teria de passar apenas 23 dias na prisão. No quinto dia de reclusão, a herdeira recebeu do xerife uma revogação de sentença, licenciando-a à prisão domiciliar, por apresentar um quadro clínico de “colapso nervoso”. Ao saber da decisão do xerife, o juiz Michael Sauer, determinou imediatamente a volta de Paris à prisão, sem direito à redução concedida antes.

Enquanto isso, no Brasil, algumas CPI´s que investigavam casos de corrupção, ainda da época do Mensalão, são encerradas por “falta de provas”. Além disso, quem não se lembra do Juiz Lalau, que no momento, curte uma prisão domiciliar, sob alegação de problemas médicos. Infelizmente ele não foi o único não. A citação do Lalau deve-se ao fato da relevância que teve seu caso na época, movimentando inclusive autoridades internacionais. Decerto que nestes últimos meses, a Policia Federal vêm fazendo um excelente trabalho na captura de bandidos de colarinhos brancos, mas o que adianta prende-los e não mantê-los preso. É só surgir um simples mal-estar (o que deveria ser considerado normal, visto que é uma prisão...), que brechas na justiça começam a aparecer, dando prisão domiciliar (liberdade?) à esse tipo de gente.

Saindo um pouco da comparação com os EUA, vamos à Europa, mais precisamente para a Alemanha, onde diversos manifestantes queimaram bandeiras, vestiram mascaras, colocaram estátuas nas ruas, fizeram passeatas nus e no auge dos protestos, entraram em confronto com a polícia local. No entanto, não graves feridos e a cidade de Rostock, foi mantida impecável, sendo que um dos motivos do protesto, era a vergonhosa demora dos líderes do G8 (os 7 países mais industrializados do mundo mais a Rússia) ao tratar de um assunto tão sério como é o Aquecimento Global.

Enquanto isso, aqui no Brasil, por volta de 200 pessoas invadiram a Av. Paulista para também protestar contra o G8. Mas o que aconteceu não foi nada pacífico: lojas foram apedrejadas, jovens precisaram ser levados ao hospital – devido ao confronto armado com a polícia-, e apreensões de armas e drogas foram feitas após o tumulto. Boa parte das 200 pessoas eram punks que lideravam um movimento contra o capitalismo.

Não haveria problema nenhum este movimento acontecer em plena reunião do G8, ao contrário, poderia ser muito satisfatório no alerta aos graves problemas que não só assolam ao mundo, mas nosso país também. O erro está na forma como foram feitos os protestos. Destruir lojas do McDonalds entre outras que simbolizam o capitalismo, se tornou algo tão contínuo que não produz efeito nenhum. É como chamar Bush de hipócrita. Bem disse o cronista Arnaldo Jabour, ao referir aos punks que comandaram este protesto na Paulista de “crianças ignorantes”. O pior é que a avenida ficou um lixo só após este protesto, contrastando com o real motivo que foi a realização dessa manifestação.

Queremos tanto ser considerados país de primeiro mundo, mas no entanto, não fazemos por onde. Estado fraco, país sem lei para ricos, protestos falhos e sem respeito. São atitudes simples de se mudar, mas parecem estar cravadas no sangue misturado de nosso povo.

29 comentários:

João Antônio disse...

isso é uma coisa que está enraizada na cultura brasieira e levará séculos para ue ela tenha armonia

Tenha um bom domingo

filipe soares disse...

putz, paris hilton again, acabei de fazer um post falando dela, quanto o resto dos acontecimentos, quem liga mais, eu não.

www.omundoemaluco.blogspot.com

Adrian Masella disse...

Nome dessa Zona toda ai é Brasil!!!

Sim sim, esse país, aonde a bandeira porta as palavras "Ordem e Progresso".
De que adianta portar palavras tão bonitas se a população não sabe o que significam???

ORDEM??? Aonde?? Em estádios de futebol? Em passeatas?? Em protestos??

PROGRESSO?? Aonde?? Num crescimento menor do que a Argentina? Sabe a Argentina, o mesmo país que passou por um crise não faz nem 5 anos!!!

Bom, nada mais pra agora, eu acho!!
Abraço!!

Mr. Rickes disse...

Aqui é o país do tudo é permitido.
Mas o mundo tambem ta se contagiando.

O que sera do mundo dos nossos netos???

Unknown disse...

Paris Hilton em todas as midias... é foda... mas nós ficamos se interessando mais nessas pequenas coisas , do que com coisas de real importância...

tenha um bom dia...


meu blog... filmes

http://clickfilmes.blogspot.com/

Wanderson "Wans" disse...

Não dá pra fazer comparação em questão de justiça quando se trata do Brasil.Somos vítimas de uma corrupção assustadora e de uma justiça vendida e submissa diante dos poderes ocultos do governo.Resta saber até quando vamos assistir a tudo isso com tranquilidade e sossego.Talvez até um de nós sermos os próximos a sofrer as consequências desta "justiça".

Psique disse...

Difícil não fazer comparações entre o Brasil e os países de primeiro mundo...
Sauaddes do meu Brasil, brasileiro...

Anônimo disse...

Brasil é a terra da vergonha!

parabéns pelo texto, excelente como sempre!

Jeffmanji disse...

Fála, grande diego!

Valeu pela visita lá no arroto! è.. quase o mesmo assunto (embora o seu esteja muito bem elaborado, mais "cult" que o meu!).

Sinceramente, não sei o que falta para esse pais. Ach q uma grande vergonha na cara.

Valeu! Pereça, Paris!

Pimenta disse...

muito bom o texto... concordo com tudo o que vc disse, mas fazer uma comparação exatando um país que só pensa em guerra, que a maior preocupação é gerar dinheiro pra indústria de armas, e etc... acho meio perigoso, cada país tem seu problema, seu defeito...

Simone Carboni P. Arcoverde disse...

Valeu Dieguito! Volte sempre hein?
Parabéns pelo conteúdo crítico ! O Brasil não tem salvação...só fazendo uma nova constituição mesmo e mudando as leis!

Salvador Lucas­ disse...

Gostei do Post, é isso mesmo que o João disse, isso vai levar séculos para que tenha harmonia

Anônimo disse...

queria saber onde colocaram a ordem e o progresso, ditos em nossa bandeira

Anônimo disse...

queria saber onde colocaram a ordem e o progresso, ditos em nossa bandeira

Fernando Teixeira disse...

Quanto a Paris Hilton: Ainda bem que existem pessoas serias que fazem com que as leis sejam cumpridas...Aqui no Brasil essas pessoas existem, o que faltam são as leis.

Quanto aos protestos:
A visão de REVOLUÇÃO, de uma luta, da possibilidade de se tornar um Heroi sempre fascinou os jovens...assim como me fascina. Porém vamos colocar as coisas e seus efeitos na realidade, tirando das telas de cinema e dos livros.

Os jovens em grande parte querem a revolução. Uma mudança no mundo, querem realmente mudar o mundo e torna-lo um lugar melhor. O que é muito justo. Porém o fazem de maneira equivocada...

Quebrar MCdonald's, chingar Bush...alem de nao ter nenhum efeito real é pura Hipocrisia..A mudança, ao contrario do que pensam os manifestantes, tem que acontecer de dentro pra fora...e não de fora pra dentro...portanto para combater o capitalismo (como muitos desejam) bastava que eles não consumissem, ou que pelo menos fizessem atos que nao ajudassem o capitalismo.

Para haver uma revolução é preciso que esses jovens mudem seus habitos, não poluam, não sejam consumistas, comprei somente o necessario. Não adianta clamar pra autoridades, isso é pedir que outro façam um trabalho que é seu!

Acredito que o mundo pode ser ainda melhor, e deverá ser, mas isso só vai acontecer na medida em que cada um de nós realizemos uma revolução de verdade, com atos. Chega de reclamar e pedir que alguem faça algo por nós...

Por isso deve prevalecer a vontade do indivíduo, pois na medida que todos façam o que acreditarem ser o correto, as coisas vao ter efeito...

esperar que um santo venha nos salvar...é perder tempo

Anônimo disse...

Senso comum...

Anônimo disse...

"Brasil Meu Brasil"...
Tinha que ser a srtª Hilton mesmo, envolvida em escandalos atrás de escandalos. ninguem merece, tem que ficar presa por vários anos, se bem que ela é boa, mas tudo isso de dirigir alcoolizada é para chamar atençã da midea.

Ou ela está pirada de verdade??

hahaha


by www.portalnerd.blogspot.com

Renato Freixeda disse...

Ai meu deus do céu ...
O quão longe estamos dessa tal ordem e desse tal progresso viu ...


http://brinquedonovo.blogspot.com

L.S. Reis disse...

Uau, não sabia sobre a prisão da Paris! Você falar do Lalau me faz lembrar de outro juiz, o Leopoldo, lembra? Do caso Alexandre Martins. Que eu saiba o cara foi o mandante da morte do companheiro, e desde a época está simplesmente "preso" na sua cobertura de frente pro mar de Itapoã. Punição dura, né... Pobrezinho.

Quanto aos protestos, lembro do último contra o aumento da passagem. O pessoal falou: "Por favor, não vandalizem! Vamos fazer a coisa direito, se destruirmos a cidade perderemos o apoio do povo, perderemos a razão!..."
Mas foi como se tivessem dito "Pixem tudo!!! Isso aê!!!"
Que raiva cara.

(abraços sempre!)

Anônimo disse...

Brasil está longe de cumprir o que promete.

E mais longe ainda de chegar a algum lugar com isso.

Anônimo disse...

E a Paris Hilton me dá gastura ! rs

Anônimo disse...

que sonho que aqui as leis passem a ser levadas a sério!!
e geralmente a galera vai protestar com a idéia de vandalizar... assim realmente fica difícil.

:/

R Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
R Lima disse...

E se já n bastasse Clodovil enfartou... isso sim.. depois de tanto bate-boca desse senhor.. (senhor???) só mesmo um assim para acalmar seus ânimos e qm sabe meu Deus fazê-lo pensar que raios o fez se mudar para BSB..

Ah, esqueci.. fomos nós quem pagamos essa sua ida...

Abraços,



Isso é o meu pais..


[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

É UMA PENA, MAS ÀS VEZES TENHO CERTEZA DE Q NOSSO PAÍS NUNCA VAI MUDAR... POIS AS PESSOAS NÃO MUDAM... UMA PENA MESMO.
ADOREI TEU BLOG! PARABÉNS!
TENHA UMA ÓTIMA TARDE!

Climão Tahiti disse...

Impressionante... Tratei desse mesmo tema esses dias no meu blog.

E ainda comentei de outro fato interessante, agora um dos caciques do PT quer travar a Polícia Federal e suas escutas que estão deflagrando uma verdadeira prisão em massa de bandidos.

Abraços! o/

Anônimo disse...

É incrível como os brasileiros colocam uma venda nos olhos e viram de costas, ignorando tudo o que tem de errado nesse país. Somos acomodados, enquanto a situação não apertar pro nosso lado preferimos fazer de conta que não existe. Quando finalmente vamos pras ruas fazer algo, perdemos toda a razão e em vez de falarem do motivo para o protesto vão falar do vandalismo, desviando toda a atenção do que importa. Enquanto isso, mais e mais ladrões são libertados por terem dinheiro!
São coisas simples que precisam ser mudadas, mas só seram quando o povo entender por que é necessário. O que demora eternidades.

Muito bom o seu texto.
E o seu blog continua ótimo. Parabéns.

Anônimo disse...

Oii
Já passou por lah sim... so que mudei geral ele, não tava dando muito certo com o que eu queria antes, talvez por isso vc n reconheceu, antes era tipo folha antiga :)
Obrigada pelo comentário!
Abraço.

@laranjudo disse...

paris hilton é fabulosa!
ate pr air presa é chiquê!!!

ahsuaee.

enfim.

é.. o brasil nao tem jeito mesmo. ta foda.