terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aplausos eternos!

Carnaval, época boa e de diversão na cidade maravilhosa. Mas porque não conciliar a jogação com o que há de melhor no teatro em cartaz na cidade? Abaixo, seguem três espetáculos grandiosos que assisti recentemente e que recomendo. Há desde visíveis nascimentos de estrelas, até a consagração de outras. Aulas de teatro, e históricos momento da dramaturgia. Valem cada centavo gasto. Bom, é isso. Divirtam-se e MERDA aos atores em cena eterna!

Sonhos para Vestir

É única a dança que Sara Antunes faz com as palavras. A sensata delicadeza, já irresistível em outros trabalhos da atriz/dramaturga, aqui toma força por causa da emoção do tema. Toques extremamente pessoais homenageiam a figura de quem parece ter sido um grande homem, seu pai. Sara é a guia desta peça sublime, contagiante e interativa. Aqui você permeia durante todo o espetáculo, volta na infância, ri de si próprio, reflete sobre seu lugar no mundo. É um aconchego filosófico gracioso. A direção de Vera Holtz faz com que o texto não se perca e rume em direção a um desfecho onde o cenário da artista plástica Analu Prestes faz toda a diferença. Aqui nasce uma diva da arte, sorte de quem a acompanha.

Casa de Cultura Laura Alvin.

Até 28 de março de 2011.

Quintas e Sextas: 21h


As 3 Velhas

Por falar em diva, o que falar da verdadeira dama do teatro underground paulistano? Maria Alice Vergueiro atua e dirige o espetáculo As 3 Velhas, que vem ao Rio de Janeiro após uma temporada de sucesso em São Paulo. O mórbido texto de Alejandro Jodorowski é rebatido por um grande toque de humor negro. Maria Alice, em sua direção, constrói uma montanha-russa cênica, variando do humor quase pastelão para uma dramaticidade pertinente. O espetáculo não é para estômagos fracos. Estupro, pedofilia, abortoS, mortes...tudo é narrado com sombria solidez, que em muitos momentos transcende em euforia. Luciano Chirolli arrepia na melhor atuação teatral do ano. Cenas memoráveis e inesquecíveis são feitas por um ator experiente e despojado. O texto adaptado se torna rico com um desfecho ironicamente moderno, remetendo ao reconhecimento nacional da Sra. Vergueiro. Uma peça que vai ficar na história. Último final de semana, estando no Rio, não percam!

Teatro Poeira.

Até 27 de fevereiro de 2011.

Qui./Sex./Sab.: 21h – Dom. 18h


In on It

Enrique Diaz já é uma marca no teatro nacional e internacional. Dono do melhor espetáculo da década (Ensaio.Hamlet – revista BRAVO), a sua direção metalingüística é reconhecida em todo o mundo. Em uma de suas mais incisivas e bem construídas montagens, coloca Fernando Eiras e Emílio de Mello duelando em um verdadeiro curso intensivo de teatro. Interpretando mais de dez personagens em três planos dramáticos, os atores lidam com perdas e angústias superadas pela paixão pela arte. É um metateatro magistral, com uma luz divina que faz com que nossa cabeça entre em ferveção total tentando acompanhar um texto rico e interpretado grandiosamente por dois grandes da cena teatral. Vencedora de dezenas de prêmios, a peça fala por si só. Obrigatória para amantes da arte.

Teatro Maria Clara Machado.

Até 27 de março de 2011.

Qui./Sex/Sáb.: 21h – Dom.: 20h


0 comentários: