
Há três semanas, com intervalos variando entre horas e um dia, revelações de abusos sexuais cometidos por entidades eclesiáticas tem - novamente – chocado o mundo. Talvez 'chocado' não seja a palavra mais correta para se referir ao sentimento que tais absurdos provocam hoje em dia, até porque já vivemos em um mundo onde boa parte das pessoas já conseguem associar uma coisa a outra e, assim, relacionar que a pederastria vinda de senhores algozes da igreja católica não é motivo de surpresa alguma.
Provavelmente o motivo do estardalhaço tenha sido a associação de certos acusados à figura do papa Bento XVI, o que esta causando uma onda de repúdio ao mesmo, com protestos e comparações que vão de dizeres como “pédofilo!” à associações com figuras de tiranos como Hitler. Não é para tanto, mas existe sim profundidade nisso. Até porque, infelizmente, foram poucos os movimentos que protestaram contra este enxame de casos de pedofilia dos últimos dias.
A vida desgraçada das várias crianças molestadas é reparada apenas com um perdão? Não existe punição quando o feitor das atrocidades são figuras eclesiáticas? Não, pelo visto, é melhor culpar os homoafetivos, já que foi isso que aconteceu no auge da ignorância religiosa, quando uma entidade católica qualquer negou que casos de pedofilia estivessem ligados com o celibato católico e acrescentou que, “segundo especialistas” a pedofilia estaria ligada ao homossexualismo. Realmente é muita podridão que acontece nas entrelinhas. Conseguiram fazer com que o episódio já sujo se transformasse em um injusto marketing homofóbico.
Com tantos abusos assim ocorrendo duas questões pairam no ar (além das várias outras ocultas): será mesmo necessário manter ainda esta hipócrita proteção judiciária à esses criminosos religiosos? E outra: não estaria na hora de se impor medidas para que exista um tipo de fiscalização nas igrejas, nestas relações entre padres e coroinhas, ou em internatos religiosos, seminários e afins? Com acompanhamentos psicológicos e sociais profissionais, para que essa crueldade arcaica caminhe para o fim e estes monstros de batina apodreçam de uma vez por todas no inferno das prisões. Amém.