quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Vitória com V de vergonha.

Alguns grandes problemas, as vezes, só se tornam importantes quando recebemos o alerta de alguem de fora. As cidades de Vitória, Guarapari (foto), Vila Velha e Serra – no Espírito Santo - possuem praias que são os principais pontos de turismo no estado, com milhares de visitantes durante todo o ano, com um crescimento logicamente vertiginoso nos últimos e primeiros meses de um ano.


Apesar da potencial importância dessas praias e tendo no mundo uma discussão séria envolvendo questões ambientais, é visível a precária situação dessas praias. Infelizmente, não são uma ou outra e sim todas que contam com uma imundície vergonhosa e que faz com que os moradores se sintam acoados com os visitantes.


É claro que boa parte dos lixos que são vistos nos litorais capixabas são fruto da falta de educação de muitos turistas, mas neste ano a situação fugiu do controle.


Além disso, se confirmou a previsão do secretário estadual de defesa e segurança pública, Rodney Miranda: este carnaval superou o ano passado se tratando de violência, com mais homicídios e furtos residenciais, principalmente nos litorais cujo principal atração seriam os trios elétricos. No meio da folia, já tendo acontecido alguns desastres, certas prefeituras ainda ampliaram o atendimento médico (não de segurança) mas não foi o bastante.


Pelo visto a situação fugiu do controle. Balneários como os de Vitória, possuem quase metade das praias impróprias para banho. Os investimentos para este verão foram pífios se tratando de recursos para o bem estar da população local e de turistas. Os índices negativos aumentaram e a má impressão também. Os políticos, as vezes, esquecem que nem todas as pessoas vem visitar o estado atrás de folia. Àqueles que procuram tranqüilidade, são prejudicados com uma falta de estrutura vergonhosa e uma sujeira que incomoda olhos e corpos de quem passa (ou fica) nesses locais.


Algumas autoridades deveriam mudar o pensamento que conscientização apenas funciona a partir do fim do ano. Junto à órgãos responsáveis de outros estados vizinhos, poderiam começar uma forte campanha contra jogar lixos nos balneários, além de se economizar na água de cada cidade. Além disso, o estado poderia criar algum tipo de multa para as cidades com um teor de contaminação grande, já envolvendo denúncias e votação de turistas, já que mexendo no bolso do brasileiro é que se consegue algum resultado positivo nessas empreitadas.


Para o próximo verão, ao invés de ficarem preocupados com quais bandas farão parte das atrações dos balneários durante a folia, que pensem melhor na situação da segurança, saúde, infra-estrutura e saneamento das praias do litoral capixaba. Para que estes defeitos presentes não virem características e envergonhem mais nosso estado perante o país.

Dica do Post:
Carnaval acabou, mas muitos ainda podem desfrutar de um feriado prolongado. Assim, aproveitem e vão ao cinema, que neste semana está com preço promocional. Abaixo listarei 5 dos meus filmes favoritos que ganharam algum Oscar em 2009 e que ainda estão em cartaz ou já sairam em dvd. Ainda não vi o grande ganhador, “Quem quer ser um milionário”, mas em breve terei o prazer de assisti-lo. Se divirtam!
Se surpreendam com... “O Fabuloso Caso de Benjamim Button”
Se emocionem com... “O Leitor”
Se renovem com... “Milk”
Aluguem... “Batman – O Cavalheiro das Trevas”
Comprem... “Wall - E”

7 comentários:

O Antagonista disse...

Infelizmente, essa situação se repete em quase todo o país. Aqui no nordeste, há praias que ficam superlotadas durante o verão e, todos os anos, os problemas são os mesmos e nada se faz para melhorar...

Valeu!

Danilo Moreira disse...

Nossa, lendo e aprendendo. Nao imaginava que essa situação existia em Vitória.

Aqui em SP acontece muito no litoral sul. Creio eu q vc tenha ficado sabendo do arrastão q aconteceu na Praia Grande... lamentável. E isso pq a cidade ainda teve uma reforma, mas muitos problemas ainda continuam os mesmos.

A população precisa cobrar melhorias, afinal, turismo é algo que nao se ganha, se conquista.

Gde abraço!!!

http://blogpontotres.blogspot.com/

[ rod ] ® disse...

Kd o post de feliz aniversário? r ss

Abçs meu caro,





Novo Dogma:
reiNo...


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

[ rod ] ® disse...

É, digamos que aqui em SP eu sinto falta da praia pertinho de casa como lá na minha terra, seja ela confusa, suja ou não... coisa da falta meu caro.r.s.s..s

Abçs,





Novo Dogma:
reiNo...


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

Unknown disse...

primeiramente, achei super culto e interessante o seu blog...e, realmente,os problemas com praias é generalizado em todo país...Sou de Belém do Pará, e o grande problema é, justamente, a má educação de grande parte do povo que polui não só suas praias; mas a cidade.

P.S:I luv your blog(i)

Lari Bohnenberger disse...

É realmente uma pena, isso!
Ano passado eu fui para Recife. Apesar dos passeios a praias lindíssimas, onde há uma conscientização quanto aos cuidados ambientais, em Recife mesmo, a coisa era caótica. Teve um final de tarde de domingo que eu estava caminhando pelo calçadão da praia de Boa Viagem e aquilo parecia um lixão. Não se enxergava areia, e sim um longo e extenso amontoado de cocos vazios, espigas de milho, papéis de picolé, latinhas de refri, garrafas de água, copos, etc...
Eu ficava pensando se haveria alguém que recolheria aquilo antes da maré subir e carregar a lixarada para dentro do oceano...
É uma pena que as pessoas não tenham a consciência de que para que estes lugares lindos e paradisíacos continuem assim, é necessário que se cuide, se preserve. Pra onde essa gente pretende viajar quando o litoral brasileiro estiver virado num lixão?
Absurdo!
Bjs!

Mari disse...

Infelizmente o mesmo acontece no litoral do Rio..
Fazem de nossas praias até palco de eventos e a cada dia a natureza e desrespeitada...próprio do brasileiro?não sei..pode ser que o ser humano tenha esquecido sua origem.

Adorei as dicas dos filmes...

abraço