quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Atraso no Progresso.


Finalmente as eleições americanas chegaram ao fim, junto à ela também finalizou-se o referendo popular na Califórnia afim de decidir sobre a contínua permissão ou não dos casamentos entre homossexuais.

A vitória de Barack Obama sem dúvida é um marco na história dos EUA. Agora não apenas temos um negro (tão combatido preconceituosamente no país nas décadas anteriores) no mais alto escalão político do mundo, como também temos um libertário, alguém com uma visão de mundo maior, com ideais e promessas que beiram ao genialismo para uma nação retrógrada como é a norte-americana.
A derrota de McCain também deve ser lamentada, mas os EUA e o mundo precisavam de alguém como Obama. Pulso fraco? Talvez, o tempo dirá, mas a questão é que é entregue em suas mãos um país falido, destruído pela ganância e falsa soberania do governo passado. Obama terá de lidar com problemas que demorarão anos para se resolverem. É pressão demais, e se ele não conseguir desta vez, não conseguirá nunca mais. À ele toda sorte do mundo, porque fazer com que a locomotiva chamada EUA se mova com a mesma força e velocidade de anos atrás mantendo o país estável vai ser de um trabalho imenso e amargo. Mudar o modo de vida de um povo acomodado e “cabeça-dura” como é o norte-americano não é uma tarefa mole e percalços virão a galope.

O primeiro já veio. Com 52,1% foi decidido proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia. Logo a Califórnia, o estado gay do mundo. Essa decisão não apenas interferirá na vida dos homossexuais do local, que por causa da ignorância e da falta de senso da população local são obrigados a conviverem com a indiferença que não existe. O prejuízo também virá pela Califórnia ser um dos 3 estados com maior renda pelo turismo nos EUA. E pasmem, é o estado com maior circulação de dinheiro (falando em Turismo, com bares, boates, hotéis, tudo incluído) vindo da comunidade GLS no mundo.
Com a decisão de tal referendo, além de se criar uma aversão ao estado em si e sua população, faz com que algo que trazia um montante respeitável de dinheiro se perca pela estapafúrdia absurda do resultado de tal referendo. A conseqüência vai vir o mais rápido que eles imaginam, o país está em crise financeira grave e por questões pessoais decidem se livrar de um negócio rentábilíssimo.

Infelizmente, agora, a “Proposta 8” vai ser implantada, e com isso desce-se um degrau na escala do progresso humano/social ao qual o EUA finalmente se submeteu com a vitória de Barack Obama. O temor fica pela amplitude que esse resultado pode ter, já que com um assunto delicado desses a população norte-americana não teve os cuidados e preparos necessários para decidir sobre suas próprias leis e tudo o que elas carregam, assim, pensar em um voltar por cima com a ajuda de Obama o mais rápido o possível é de extrema dúvida, só que desta vez não temos um presidente incapaz para botarmos a culpa.

Dica do Post:
As boysbands da década de 90 foram sem dúvida a maior febre adolescente da época. Não tinha para ninguém. Com o sucesso de N´Sinc e Backstreetboys outros conjuntos apareceram, mas sem fazer o sucesso fenomenal das duas primeiras citadas. Músicas de qualidade duvidosa, o que mais impressionava em certas canções era a junção das boas vozes masculinas que traziam sons muitas vezes de qualidade. É provando isso que o Westlife lançou há um tempo atrás (2006) um ótimo disco de covers e que eu há poucos dias conheci. Intitulado The Love Álbum, o cd traz sucessos da década de 80 e 90 regravadas com coros, agudos, junções de vozes masculinas e femininas e até passadas acústicas. É um belo disco, vale a pena escuta-lo. (.4estrelasde5.)

10 comentários:

Flavia Melissa disse...

Então, super adorei que o Obama ganhou, mas posso confessar uma coisa bem baixinho, só prá vc, beibe?

Tenho um pouco de medo desse entusiasmo todo. A candidatura e vitória do Obama me lembra um pouco a candidatura e vitória do Collor, será que é delírio desta pessimista de carteirinha?

Let's pray :S
Beijos

Unknown disse...

é... a flávia tem razão. acho que é esperança demais que o mundo está depositando em obama...

qto ao referendo californiano... só lamento. lamento pelos homossexuais de lá que perderam a chance de terem seus direitos garantidos e por todos nós outros que perdemos um bom exemplo.
prejuízo no 'negócio gls'? será que temos tantos gays politizados assim para fazer um boicote lá? sei não...

Keka Barros disse...

Todos estão colocando esperança demais, apostando demais em Obama. Talvez isso se torne pressão, e se ele não conseguir?

Agridoce disse...

Concordo com suas palavras, mas ainda tenho dúvidas sobre quão libertário é Obama. O engraçado na política, de modo geral, é que somente quando alguns países se encontram em situações difíceis ou de crise, a população resolve eleger figuras como Lula e Obama com a esperança de renovação. Mas ha de se lembrar que Obama, sozinho, terá pouco a fazer. Vamos ver no que vai dar...

O Antagonista disse...

A sociedade americana é altamente conservadora e estúpida: não esqueçamos que esse mesmo povo elegeu e re-elegeu Bush para presidente.
De qualquer forma, quanto a questão do casamento gay, não se pode fazer muito, afinal, foi decidido pela maioria. Democracia é isso. E dizem por aí que a voz do povo é a voz de Deus... vai acreditar nisso!

Valeu.

Anônimo disse...

É uma verdade contundente que a vitória de Obama foi uma vitória contra o atraso. Quanto ao problema homossexual, a hipocrisia americana é famosa. quantos daqueles pastores puritanos e defensores da "Família" não vivem a caça de prostitutas (e prostitutos) pelas ruas de suas cidades?

Mudar isso ainda vai demorar muito.

Lari Bohnenberger disse...

Pois eu também, assino embaixo do que disse a Flávia! Além da imensa expectativa gerada em torno do governo Obama, a esperança de que ele tenha uma solução milagrosa à crise, vem também o meu famoso pessimismo em relação à política mundial... tanta movimentação da mídia americana, toda a tentativa de mostrar o lado humanitário do candidato, toda a manipulação em massa, me faz ficar com os dois pézinhos atrás!
Mas torço para que tudo dê certo!
Qto ao referendo, resultado absurdo, mas era de se supor, tendo em vista o conservadorismo e a hipocrisia da sociedade americana. Não estou surpresa, embora um tanto quanto decepcionada!
Bjs!

Unknown disse...

Ah, postei sobre o Obama tb, hehe! tyenho dúvidas quanto a aura que se criou ao redor dele...seria mesmo um libertador?

...mas há 40 anos atrás luther king saia às ruas lutabdo pelo fim da discriminação racial. Este talvez seja o maior sinal de que algo está mudando!


www.periclesvc2008.blogspot.com

Danilo Moreira disse...

Tb concordo com a Flavia. É perigoso gerar tantas expectativas em cima de um candidato, e mais ainda, como ja vi algumas pessoas estupidas falarem que agora com um negro no comando as coisas vão melhorar...

Não é a cor da pele que determina o caratér de uma pessoa, são os seus feitos.

Tb acho que ele só ganhou pq representa a inovação num pais em crise tanto economica como de imagem pelo mundo. Se os EUA n estivessem em crise, tenho certeza de que mexeriam os pauzinhos para q o McCain tivesse ganhado, assim como foi com Bush.

Desejo sorte a ele.

Qto a questão dos homossexuais, só tenho a lamentar, mas acho q essa lei logo será derrubada.

Qto as musicas, nunca gostei dessas boysbands,mas vc e a segunda pessoa que elogia um trabalho recente deles, no caso do Westlife, como algo musicalmente mais maduro. Ta me dando curiosidade de conferir...rs

Abçs

Abçs!!!!

Diego Moretto disse...

Esse tumulto todo que esta tendo com a eleição de Obama tbm me deixa bastante com o pé atrás. Ele não era o candidato perfeito ao cargo, mas era o menos pior dentre os dois. A sua visão de mundo e as promessas são muito inteligente. O povo americano se decepcionará, já que Obama não poderá cumprir tudo o que prometeu, já que o país se encontra em um marasmo financeiro enorme, mas vamos ver o que rola. Muita sorte à ele!

Quanto~a questão homossexual, sem dúvida foi um golpe contra o avanço de uma sociedade igualitária, mas realmente, vindo dos norte-americanos tal atitude não me surpreende. Boicote à California por parte dos gays? pode acontecer sim, e é provavel. A notícia causou furor e irritou muito pessoas do meio GLS. Não acho q essa lei será derrubada em pouco tempo, mas torço para q sim.

E o cd do Westlife é bom msm pessoal, gosto de ouvir, com ótimas baladas consagradas regravadas por eles. Adorei e recomendo.

Abração e muito obrigado por comentarem, voltem sempre por favor. =)