sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Lula no país das maravilhas!

No discurso de inauguração de dois campos universitários em cidades nordestinas, o presidente Luis Inácio Lula da Silva proferiu comentários “inteligentíssimos” sobre assuntos como educação e esportes, além de alfinetar seus ministros.

Utilizando de palavras como “babacas” e “chatos”, o presidente criticou àqueles que são contra o PROUNI, já que esse programa, segundo Lula, é de uma genialidade suprema, beneficiando milhares de estudantes que até então nunca teriam oportunidade de ingressar em uma faculdade. Criticou também os estudantes que são contra a ampliação de vagas nas universidades federais brasileiras, além das cotas. Segundo o presidente, ele não discrimina ninguém (apenas são babacas né?), mas não abrira mão de ajudar àqueles que necessitam por um ou outro afortunado revoltado.

Continuando, Lula disse que investirá mais de 41 bilhões de reais para as áreas voltadas à Ciência e a Tecnologia, além de investir pesado na criação de cursos técnicos voltados à comunidade. Alfinetando Guido Mantega, a seleção brasileira de futebol masculino e o fracasso brasileiro nas Olimpíadas, Lula em menos de 3 horas de discurso criticou mais do que falou (e fez).

Eu achei tudo muito irônico, Lula mais uma vez falando o que não entendeu. Vamos por partes esclarecendo nosso senhor presidente da república: Concordo que o PROUNI é o melhor programa de seu governo. E era mais do que merecido também, já que de acordo com a constituição Todos Nós Cidadãos Brasileiros temos direito à Educação, e merecidamente Lula deu o primeiro passo importante para a realização dessa ordem. No entanto, com a criação das cotas para negros, pardos, índios e estudantes de escolas públicas, o presidente atrasou ainda mais a educação em si de nosso país. Com a medida, formará nada mais do que estudantes leigos em suas profissões, isso se formarem. Além do mais, o custo benefício de se viver em uma universidade federal não é nada barato, mesmo com o auxílio de bolsas e tudo o mais, ainda assim alunos passariam dificuldades, porque nosso presidente apenas criou as cotas sem pensar no pós, ou seja, na vida do estudante cotista na universidade. Ressalto que não generalizo o coeficiente dos cotistas, porém o encanto de que a universidade federal possui os melhores estudantes do país, foi por água abaixo com a criação das cotas. Então, a burrada já foi feita, e não é porque há estudantes que entraram sem cotas que os mesmo serão oriundos de escolas particulares, é muito relativo. A revolta é porque nós, pensantes, enxergamos a sujeira enquanto tentam joga-la para debaixo do tapete.

Mas enfim, vimos também que houve mais noticias boas: até que enfim o presidente enxergou que de fato os cursos técnicos são uma ótima oportunidade de vida para vários brasileiros. Com a programação de reviravolta na educação toda errada, nosso presidente acabou por superlotar diversos campos de trabalho enquanto há uma ausência significativa em outras áreas, como é o caso das indústrias e afins. Com um investimento assim, Lula conseguirá (caso faça certo) equilibrar a quantidade de empregos e formar profissionais qualificados para um Brasil em crescimento.

É lógico que na balança de um discurso lulista, as bobagens sobrepõe às boas sacadas. Acho engraçadas as suas contradições. Lula adora criticar entidades, times no esporte e até seu ministro, mas utilizando da fé-marrom, diz que “não tem inimigos para ter um lugar no céu”, algo que a professora do maternal do filho dele deve provavelmente ter dito certa vez e que ficou martelando até hoje em sua mente. Lamentável. Mais lamentável ainda são suas ironias referente aos nossos esportistas que não brilharam tanto quanto nosso Brasil merecia. Concordo que fomos um fiasco, mas nosso presidente deveria ser o último a criticá-los, principalmente por comandar um país onde o investimento em esportes é pífio, além de ter uma mente direcionada à um, dois ou três esportes, esquecendo que há várias modalidades nas Olimpíadas e que estes atletas precisam de boas condições para treinar. Boas condições que digo é uma quadra decente, instrumentos e profissionais capacitados e coisas do tipo. Ao invés de começar a babaquice, faça primeiro para depois falar presidente. Enfim, isso porque Lula não tem inimigos, rs. Acorda Alice!

Dica do Post:

Para variar, o novo álbum oficial do Metallica vazou antes da hora. O lançamento do ótimo "Death Magnetic" estava previsto para o próximo dia 12 de setembro, contudo já está na web para a nossa sorte. O grupo metaleiro - que surpreendeu com um belo acústico no começo deste ano-, lança o álbum sem a pretenção de não mudarem. "Death Magnetic" remete ao antigo Metallica, aquele que estorou na década de 80 e os transformou nos principais da categoria. O álbum possui o peso de "...And Justice for All" e a inteligência do clássico "Master of the Puppets". Um dos melhores do ano, na minha opinião. Ponto alto do disco: "The Day That Never Comes".

.(.4/5 estrelas de 5.).



12 comentários:

Lari Bohnenberger disse...

Pois é! Esse negócio de cotas me revolta muito, sabe... não entro nem na discução em torno de 'oportunidades' que gira em torno do assunto, mas na questão 'qualidade profissional'. O nosso país já é assim repleto de profissionais incompetentes e mal formados, imagina com essa tentativa de formar despreparados? Porque, infelizmente, estudantes de escola pública são majoritariamente despreparados para ocuparem vagas nas universidades federais e tornarem-se profissionais de qualquer ramo. E a culpa não é deles. Mas ficar dando os peixes e não ensinar nunca a arte da pesca não funciona!
Bjs!

Anônimo disse...

O erro grotesto está em, justamente, não se contemplar a educação de base com nada. E com uma base boa, as cotas seriam totalmente desnecessárias. Além disso há um erro duplo em se investir nas universidades como formadoras. Hoje o que nosso mercado precisa é de técnicos. As universidades seriam apenas complementos para um futuro desses profissionais.

Ju disse...

muito bem! informativo e inteligente, ótimo texto.
Eu trabalho em uma universidade federal, e exatamente essa semana que passou tivemos um seminario sobre o Reuni, pense que de 100% das pessoas que compareceram apenas 10% eram estudantes, realmente não estão interessados e principalmente revoltados com essa questão de cotas, eu quero tentar uma vaga no proximo semestre pro curso de comunicação, mas já dá um pequeno desanimo sabendo que tantas vagas já estaram destinadas para determinados grupos... é uma questão complicada.
ótimo post.
Beijo!

Danilo Moreira disse...

Lula lula...

É um tipico caso de quem fala mais do que faz.

Acho o Prouni excelente, até porque também tentarei entrar na faculdade por ele (já que o custo hoje para se estudar é caro, levando em consideração itens como transporte e alimentação).

Quanto a cotas, eu particulamente sempre fui contra. Ja fui chamado de racista por isso, o escambau, mas ainda nao concordo. Toda etnia tem o seu direito, e inteligencia suficiente para aprender e entrar numa faculdade, então, pq ao inves de querer resolver o problema na ponta dele, porque nao melhora-lo na raiz, no caso, quando começa lá na pré-escola?

Abçs!!!

Confira:

----------------------------------
Vinte e Três

http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais

precioso divã.
----------------------------------

O Antagonista disse...

Eu, particularmente, cansei do Lula. Esse dois anos que faltam para o seu governo vão ser um suplício.

Valeu.

teleférico amarelo da cor azul do ocre verde mar. disse...

Como já foi dito, é uma grande contradição. Um Brasil falado e outro vivido.
Adorei a forma como escreve e dialoga com o leitor, me prendeu ao texto, mesmo eu não gostando de política e afins.

Danilo Moreira disse...

Blz Diego?

Bem, tenho um comunicado lá no meu blog. Qdo puder, confira:

----------------------------------
Toda Linha Tem o Seu Fim

http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.
----------------------------------

Flavia Melissa disse...

beibe, é a política do pão e circo.
dá essas coisinhas pro povo ficar olhando e se deleitando, enquanto os bandidos do colarinho branco se deslumbram de cá prá lá incessantemente.
e a gente não vê nada, fica olhando prás cotas nas universidades e pras bolsas família da vida...
ôxenti!

Gilmar Gomes disse...

Como diria Herbert:

"Luis Inácio falou, Luis Inácio avisou..."

Vou dizer... Não sou contra, nem a favor... Muito pelo contrário.
Mas quanto as cotas... Blz. Pena que eu tb não tenho cu pra entrar numa facul particular. E tb não tem cota pra me ajudar, se eu tirar um pouquinho menos no Enem ou coisa assim...

R Lima disse...

Eu vou certamente me retirar sem ao menos definir o que sinto por este caro.. pena ou raiva... talvez mesmo seja apatia.

Ele não sabe o que é educação.. e não é pelo fato de não tê-la conseguido... é como diz a frase: tem gente que é tão pobre, mas tão pobre, que só tem dinheiro.

Faça a ponte....

Abçs meu velho e vem ver o AveSSo,



Texto de hoje: o fiM...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Danilo Moreira disse...

Fala Diegão,

Pois eh cara, peço desculpas por pegar assim, de surpresa, mas é algo que eu ando precisando. Há um momento que se precisa parar, principalmente quando se percebe que nosso desejo se perdeu ali dentro, fazendo o prazer se tornar obrigação.

Mas pode ficar tranquilo, que se eu voltar a postar, eu te dou um toque.

Bem, é isso, muito obrigado pelo comentário, vc é uma das pessoas mais importantes para mim aqui na blogosfera, por isso, pode contar comigo, principalmente para comentar neste espaço aqui e nos outros que vc possui, deles eu nao saio tão cedo...

Grande abraço, amigo. Se cuida vc tb.

Diego Moretto disse...

Pois é. Disseram tudo! Temos um Brasil falado que não corresponde ao real. Lula tanto diz que fez um monte, ams de resultados nada há de se ver. Os pontos positivos de seu governo são poucos comparados as burradas. O presidente tem o dom de apenas entregar o peixe, esquece-se ele que seu governo acabará, e quando isso aconteecr, os peixes desse povo tbm acabarão. mas isso é culpa do próximo governo né?... Francamente.

Muito obrigado pelos comentários pessoal. Grande abraço e voltem sempre!!

OBS: Despeço-me de 2 amigos blogueiros que encerram - temporariamente-, suas vidas na bloggosfera: Danilo e Rodolfo, donos do Em linhas e O AveSSo da VidA, respectivamente. Dois blogs geniais e que deixarão saudades.
Abração aos dois e espero uma volta triunfal!
=)