terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ei, isso é uma alcatéia, não um rebanho!

Confesso que esse post não tem nenhum fundamento oficial, foi baseado em conversas começadas em mesas de bar e terminadas no messenger. Mas a opinião de mais de uma pessoa diante esse tema me incomodou profundamente.

O episódio da aceitação da libertação das duas reféns pelas FARCs foi um acontecimento de grande destaque para a imprensa mundial. Hugo Chávez, um dos responsáveis pelo feito, conseguiu o que era o seu único objetivo: melhorar sua imagem diante o mundo e com uma tacada só, desviar a atenção de seu povo e da população mundial da sua derrota no plebiscito em que decidiria o futuro da Venezuela. Atitude brilhante, diga-se de passagem.

Mas o perigo está em acharmos que a ação dos guerrilheiros na Colômbia deve ser aplaudida e que eles (como sugere Chávez) sejam rotulados como grupo político e não como terroristas. Sou claro diante isso: atitudes do MST, aqui no Brasil, já são tidas como terroristas por mim, agora o que dizer de bandidos que matam em troca de dinheiro? De pessoas que seqüestram estrangeiros (fonte de renda do país) e utilizam da Coca como meio de gerar economia? Que foram capazes de tirar um bebê de uma mãe, que ainda o amamentava, e quase deixar a criança morrer, por simples orgulho? É desnecessário dizer outras calamidades que as FARCs cometem. São sim um grupo terrorista da pior espécie, comparado com a Al Qaeda, entre outros.

O que fazer então? Infelizmente a birra de Hugo com o presidente colombiano Uribe tem seu fundo de verdade. Uribe é extremamente passivo, assim como Lula. E nem ao menos tem o poder que nosso presidente tem diante outros países. Usa atitudes erradas, como tentar acabar com a plantação de coca. Errada? Pois é, errada. A Colômbia é um país paupérrimo e tem na Coca sua principal fonte de riqueza. Não é aberto e nem aceito, mas intrinsecamente é a verdade. Milhares de famílias se sustentam trabalhando nas lavouras. Com o fim das plantações, o índice de desemprego iria subir vertiginosamente e a miséria junto à violência também. O Haiti seria o Brasil perto da Colômbia, caso isso acontecesse. É um processo árduo e lento, que vai demorar a se concretizar. As FARCs não podem continuar na ativa e infelizmente não tenho alternativas que não sejam sangrentas.

O momento para se tomar cuidado conosco (os latinos de forma geral) é agora. Chávez tem planos junto às FARCs e não serão planos benéficos com certeza. A Colômbia tem um presidente fraco q tudo indica que haverá reeleição. O nosso apaziguador – Lula -, se tornou um fanfarrão de mão cheia, pois não se decide para que lado do muro se prende e isso é perigosíssimo para o Brasil – que também tem ligações com o grupo guerrilheiro colombiano, ligações do PT e do MST, já oficialmente provadas.

A dica é que não nos encantemos por supostas atitudes heróicas, que na verdade possuem um passado sangrento e um futuro repleto de ganância psíquica e que não trará vantagem à nossa já sofrida América Latina.

DICA DO POST: Assistam (ou comprem) o fabuloso dvd da inglesa Amy Winehouse. Intitulado "I Told You I Was Trouble", o dvd traz um concerto magnifico em Londres, com um set list louvável e uma presença de palco brilhante dessa problemática cantora. Além disso tudo, há um documentário que nos ajuda a entendermos melhor este mundinho drogado e triste da melhor revelação dos últimos tempos depois do Arcade Fire. Outro dvd que chegou com tudo no mercado foi o do libânes Mika. Se com o cd nenhum parte de nosso corpo conseguia ficar parada, com o dvd ''Live in cartoon motion'', fica provado que Mika é o principal artista pop do momento. A sua potente voz, suas letras e sua presença revigorante no palco, deixam Justin Timberlake no chinelo. Para finalizar as dicas de dvds, o brasileiríssimo Paulinho da Viola lançou - já há algum tempo-, o saudoso Acústico MTV, tido pela Rolling Stone como melhor disco brasileiro de 2007. E a revista não errou. Paulinho tem o que falta à Chico Buarque e Gilberto Gil: afinação e classe no palco. Não sou fã de samba, mas me rendo à este dvd. Aproveitem!

33 comentários:

Elton.Breakout disse...

Poucos..conseguiram..perceber..a real..intenção..do hugo..chavez.....ainda bem...q vc é um desses.....a verdade é q o mundo..ñ..é mais o mesmo...só...guerra...violencia.....etc..
fui!!

Bernardo Lima disse...

Realmente, foi uma sacada e tanto do Hugo...
sobre o grupo, eu tb considero terrorista, afinal um grupo que mata e faz reféns por tanto tempo não pode ser apenas um grupo politico...
Chavez erra ao defende-los..
Abraço

Vagabundoo disse...

O Hugo Chavez é um perigo para o
planeta, alguém tem que parar
esse louco.

Muito bom seu blog, parabéns!

blog disse...

A libertação das reféns é teatral.
Balela.
De fato, há muito mais gente detida pelas Farcs.
Chávez é um cara perigoso, sim, embora menos que Bush.

Feänor disse...

O Chávez é um louco! Comparável à uma criança com uma arma na mão...

De fato, o problema das FARCS reclama medidas repressivas imediatas. A negociação há tempos já se mostrou inviável.. Seria como tentar sentar e discutir alguma coisa com o Bin Laden. Concordo com sua posição: eles são, de fato, terroristas, e devem ser tratados como tais: tolerância zero!

...agora, confesse: seu "dica do post" tá aí por causa das tags, certo? rsrs

Abraço!

Feänor disse...

Tags são palavras-chave que as pessoas colocam no seu blog para que ele apareça em mais buscas no google.

Por exemplo, se eu faço um post sobre o "BBB" e alguém faz uma busca com isso no google, é capaz que meu blog apareça nos resultados e ela entre nele.

Achei que era por isso... É que tem tantas palavras e nomes que são muito procurados no google que achei que fosse rs

young vapire luke lestat disse...

Na minha opinião FARCs para mim é uma máfia de traficantes de drogas.
Não é e nunca foi grupo político.
E não me surpreenderia em nada se o Sr. Chaves fosse um integrante da narco-organização camada FARCs.
Muito bom post,Prabéns


[]s L.Sakssida

Danilo Moreira disse...

Blz?

Obrigado pelo comentário no meu post, eu tb sou desconfiado assim, mas se vc andar pelo Centro de SP vc percebe como ainda há pessoas ingênuas, e principalmente, descuidadas com o que tem.

Qto a sua postagem, na minha opinião Hugo Chavez vê na as FARC uma mina de ouro, primeiro para a sua moral perante o mundo, segundo para dominar a Colombia, e terceiro, para montar uma força a dominar toda a America Latina. Pode parecer um pouco exagerado, mas pra mim, essa é a verdadeira cara da cobra.

Gosto tb deste blog por isso: ando muito sem tempo e por isso faz mó cara q eu não vejo e nem leio noticias sobre Hugo Chavez, só li aqui hj.

As dicas de DVD são bacanas.

Abçs!!!!

Camila disse...

Eua te preferi que eles mandaram o filha dessa mulher para um orfanato, poise uma criança mesmo que com a mãe daquelas condições seria muito pior. sempre me pergunto pq as FARCs sequestram as pessoas e não matam? para manipular o governo com uma soltura aqui outra ali, quem sabe neh. Mas também vejo que estes países precisam mudar radicalmente, o Brasil ta mau no sentido violencia e trafico mas estes paises nos ganham.
bom sei la era isso

Denise Machado disse...

Olha, nada pior que terrorismo. Mas me preocupa é discutirmos tanto terror na casa do visinho e não olharmos pra dentro da nossa casa. Chaves não é mais perigoso que Lula. Esse sim, um enganador inescrupuloso que me fez acreditar. Tem tanto terrorismo não camuflado no meu país, que não quero saber da Colômbia.
Falando do artigo, meus parabéns. Vc escreve de forma clara e torna interessante um fato já saturado.

Fala, Garoto! disse...

Fala, Diego. Parabéns pelo blog. Continue escrevendo, pois uma mente pensante nesta idade é raridade nos dias atuais. O mundo precisa de correção, certamente. Abs

Anônimo disse...

Me preocupo com o que acontece fora do Brasil. Isto vai refletir certamente no nosso futuro como brasileiros. Os vínculos que os governantes formam é... no caso da América Latina... um tanto quanto vergonhoso.

Rafael Almeida Teixeira disse...

Vírgula Antenada disse...

Chaves não é mais perigoso que Lula.

PS: Falou tudo o que penso.

Abraços \o/

Anônimo disse...

to aki

evoluindo

GOSTA DE TIRINHAS

[tirinhas]

ATUALIZADO

NADAFAZ

ESTA DE VOLTA


http://nadafaz.blogspot.com/

Anônimo disse...

Sabe que eu também já pense nisso. Assim como os EUA, Chávez pode muito bem patrocinar grupos guerrilheiros ou de criminosos (como as FARC) para criar instabilidade interna e promover a troca por um regime mais favorável ao seu. Um racicínio bem lógico e plausível. E quem garante que já não está em curso?

Arne Balbinotti disse...

Já tivemos tantos exemplos de terrorismos, de Hitler a Osama, violência só gera violência, e o Brasil é campeão nesse tipo de atitude, por isso eu achei bem feito quando o MST invandiu não lembro o que e uma das participantes quebrou não lembro o que também, e foi presa, dei muita risada por que eu achei pouco.
Sinceramente o Brasil está se tornando um país de gente preguiçosa que so fica esperando o Bolsa Familia.
Daqui a algum tempo estaremos elegendo o Hugo Chaves para presidente da república, ou pior, um golpe de continente, que vai ser bem pior que o golpe militar que teve no Brasil.
Abraços meu amigo...

Freddy Simões disse...

O DVD de Paulinho da Viola é primoroso. Só não concordo com o que foi dito em relação a Gil e Chico: falta afinação??? Que absurdo!

Mika é o artista mais interessante que ouvi nos últimos dois anos! Ele é realmente uma grata surpresa! O DVD provavelmente está ótimo! Amy Winehouse é excêntrica e magnífica. Só é uma pena que a falta de limites dela venha a prejudicá-la de forma irreversível!

E por falar em excentricidade, Michael Jackson está preparando terreno para sua volta! Leia respectiva metéria em meu blog:

http://www.cafe-cultural.blogspot.com

Celeste Garcia disse...

É óbvio ululante eu falar que Chávez está com segundas intenções por trás dessas negociações de ‘paz’.
Para libertar apenas dois dos tantos reféns, já foi uma ‘novela mexicana’ e imagine na próxima – se isto acontecer, espero.
Também considero o MST como organização terrorista; meu temor é que um dia eles sigam os passos de seus ’compañeros farquianos’. Aí, nem quero ver :x
E mais vez, obrigada pela visita. Volte sempre hoho ;D!

Descharth disse...

Chavez... esse grande populista não dá ponto sem nó. Usa a comoção popular para mascarar seus desmandos e derrotas. Certo está ele. Errado o povo Boliviano que o deixa lá. Mesmo com a derrota nas urnas, não há dúvidas que ele se perpetuará tanto quanto Fidel. Mas Chavez tem algo que Cuba não tem.Petróleo. é exatamente esse óleo maldito o sustentáculo do terror. Tirem o petróleo de Chavez e ele não terá nenhuma fechadura para se enfiar. Alternativas há. Interesses não.

O Antagonista disse...

Concordo com você! Assino em baixo de tudo que escreveu!

Valeu.

Bernardo Lima disse...

Diego, venho até aqui para retribuir a visita e prosseguir na "discussão" sobre o outsider...

Então, discordo de vc, em termos. Não é que eu aceite e que me agrade tds as tribos, mas eu sempre as vejo com olhos normais, olhos de aceitação. Não faz mal que alguém que goste rock, ouça um pagode...

Acho que é mais ou menos essa minha linha de raciocinio.

Se quiser conhecer e prestigiar a comunidade do blog, aqui está: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=42970688

Volte sempre.

lucaxxx disse...

Eae cara. No Brasil, os bandidos sequestram e as vezes até matam, e são considerados bandidos, não terroristas, aliás no Brasil não há lei que defina o que é terrorismo. Isso pode parecer banal, mas é de extrema importância, tendo em vista que vivemos em um estado de legalidade. Não considero as Farc como terroristas também não. Acho que a unica coisa certa que o Hugo Chavez falou até hoje foi isso. As farc pedem dinheiro para libertar os sequestrados? Não. Então por que considerar terrorismo. As Farc na minha opinião representam o ultimo movimento revolucionario de luta armada na América latina e isso é de extrema importância e um exemplo para nós brasileiros, um povo pacifico que nào sabe nem organizar um protesto decente, e olha que motivos para protestar temos de sobra. Um professor meu de historia disse em classe uma vez, que o Brasil vivia o momento perfeito para estourar uma revolucão. Isso foi em 1997. De lá para cá, a coisa piorou muito. Mas só continuamos sorridentes. Fazer o que. Abraçãooo

Davi Arloy disse...

Pra falar a verdade, não li o post todo =X

mas li a dica dos DVD's e amei.A Amy é com certeza uma das melhroes cantoras da atualidade e ... Paulinho da Viola está perfeito nesse album "novo".

Parabens pelo blog

XD

maricotO disse...

A passividade e falta de ações do lula irritam qualquer um, e como você bem disse ele fica em cima do muro, só dando uma de apaziguador. Ele realmente devia usar o "Brasil" como um meio de influenciar e pressionar coisas importantes no continente, mas els prefere a função de juiz de paz, e isso só deixa os outros países mais confiantes de si para fazerem o que quiserem. Não que não tenham esse direito, mas eles extrapolam o que é direito.
O problema das FARC, concordo, não se resolverá da noite pro dia. Há de se pensar estratégias pra isso. Equanto ao terrorismo, nada a declarar. Grupo político deveria ser antes de tudo político...

Parabéns pelo blog! Não conhecia, e foi ótima surpresa. Adorei as dicas de cada post.

Ah.. te vi falando sobre blog de contos no orkut, e aliás foi por isso que vim aqui.. rs
Então, vc pode visitar o meu. ^^^

Parabéns de novo.

Henrique Fogli disse...

Fazia tempo que não passava por aqui...
Os textos continuam ótimos!!!

Como foi o vestiba no final das contas? Recebi a boa notícia ontem!!!

Ah, o Poesia e Palavrão tá de volta!

Abraço!

Danilo Moreira disse...

Blz? Te indiquei pra um selo lá no meu blog. Confira!!!!

Abçs!!!

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: É Um Blog Muito Bom, Sim Senhora!!
----------------------------------

Fernando Teixeira disse...

Venho afirmando há tempos. MST, FARC, PCC e outras organizações do tipo usam de terrorismo para impor suas políticas. Já se sabe do apoio de Hugo Chávez ao MST e o desejo de construir em todos os paizes da america do sul centros para difundir o chamado "Socialismo Bolivariano". Mas ele é uma fraude. Se promove entre os "jovens revolucionários" como líder, usando do discurso anti-americano, anti-imperialista. Porém no meio desse discurso segue vendendo petróleo para os EUA. Ou seja, sobrevive graças a grande parte do dinheiro americano, que seria um embargo neste momento? E digo isso com total conviccção, quem quizer pode buscar a noticia que saiu hoje, onde afirma que a estatal boliviana de petroleo PDVSA superou a Shell no mercado americano.

Mas ainda temos quem de bola e acredite em Hugo Chávez e em seu socialismo bolivariano. Aconselho a leitura de "o Clã de Hitler", tenho um artigo sobre o livro em meu blog, nele fica mais facil de entender quais sao as estrategias míticas e politicas que um ditador deve tomar.

Fernando Teixeira disse...

correção...a Estatal PDVSA é venezuelana, não boliviana.

Caio Rudá de Oliveira disse...

Não acompanho muito assuntos de política em geral, ainda mais a externa. Pode até ser uma postura errada, mas do que adianta criticar algo que se perpetua desde que surgiu o primeiro patrão? Prefiro levar minha vida simples simplesmente.

Todos brigam por poder. Matam em nome dele, cometem atrocidades. Isso não vai parar. De grupos terroristas o Brasil vive cheio; o tráfico de drogas é terrorismo.

Que falar de Hugo? Que ele é oportunista. Isso é tão sabido quanto que Lula é um passivo.

Jeffmanji disse...

Grande caio! De volta a ativa! Que bom, cara!

Vamo que vamo e feliz aniversário de blog!

Hasta Veio!

Anônimo disse...

curti a parte das dicas!

Diego Moretto disse...

Pois é, fico feliz de TODOS aqui concordarem comigo. mas discordo de certas coisas: Bush não é mais perigoso do q Chávez.. assim como Lula, ele não tem aquilo que faz com que Hugo seja o mais perigoso, q é a inteligencia e a esperteza. bush só tem poder...coisa q Lula nem tem.
As consequencias e os objetivos de Chávez começam a pipocar nos jornais. Será q alguem conseguirá dete-lo??

Agradeço a todos pela visita e voltem sempre! Abraço^^

Rafael Portillo disse...

Estamos vendo a historia acontecer.
A como a própria historia nos mostra, não temos como adivinhar o resultado destes eventos.
Lembro-me de ouvir sobre os pontos que se não tivessem ocorrido, a Alemanha Nazista teria ganho a 2ª Guerra.
E acredite, são coisas tão minimas, que a gente se espanta ao saber.
Faça uma busca pela internet e se espante.

http://rafaelportillo.blogspot.com
http://teiadepodcasts.blogspot.com