quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Cuidado com este cordeiro!

O presidente venezuelano Hugo Chávez, foi o principal benfeitor responsável pela libertação das duas mulheres mantidas reféns pelas FARCs - grupo guerrilheiro colombiano. A libertação aconteceu após uma assídua e contínua negociação que já durava alguns meses. O negócio foi fechado com a libertação de Clara Rojas e Consuelo González, o que é um grande feito, visto que até hoje não haviam libertado nenhum prisioneiro de um seqüestro que dura mais de cinco anos. Apesar das desavenças, a negociação também contou com a ajuda do presidente colombiano Álvaro Uribe, que há anos tenta insistentemente combater o narcotráfico e o grupo guerrilheiro, problemas que são interligados, já que as FARCs se sustentam com o dinheiro vindo da plantação da coca colombiana. A intromissão de Chávez se deu pelo pressionamento do presidente francês Nicolas Sarcozy na libertação da refém franco-colombiana Ingrid Betancourt – pressão essa egoísta, diga-se de passagem.

Assim, semana passada Hugo anunciou o resgate, mas na data combinada não aconteceu a ação, o que gerou comentários de que essa seria mais uma idéia populista baseada no sonho de Chávez do que um acontecimento histórico. Mas o venezuelano provou o contrário, libertando essas duas reféns.

A pergunta que fica no ar é: Porque Chávez interferiu nesta negociata?

Razões há muitas. Claro que devemos acreditar que também foi por uma causa moralista e humanitária, já que esse conflito entre o governo da Colômbia e as força guerrilheira do país já dura há bons anos. Mas o motivo é mais amplo a meu ver. Hugo que quer a América Latina para ele, isso é inegável. Seu sonho Bolívar não se restringe apenas à Venezuela e ao Mercosul. Com essa ação louvável, ele conquista admiradores por todo mundo. Até o governo norte-americano se pronunciou felicitando Hugo pela intermediação na libertação das reféns. O que temos de tomar cuidado e que tudo foi planejado por ele. Os ideais de Hugo Chávez para com os paises latinos são perigosos. Lógico, não são tão ensandecidos como a revista Veja insiste em divulgar, mas são ideais que atrasariam a economia e a política de nossos paises latinos.

A carapuça de cordeiro da vez caiu como uma luva nos planos do presidente venezuelano, e cada presidente (principalmente o Uribe, no momento) deve ter ciência de que ainda é o velho Hugo, o mesmo difusor de uma cultura neo-socialista hipócrita e que utiliza de ameaças e pressões para conseguir o que almeja, e isso para mim é um defeito político irrefutável, causador de grandes tragédias que bem conhecemos em nossa história.


Dica do Post: Ouçam o fabuloso novo álbum da cantora indie Cat Power. Jukebox são canções regravadas por ela de forma brilhante, entoando uma força divina na voz rouca e com uma banda de dar calafrios. Ouçam as ótimas New York, I Believe in You e Don´t explain. Já é um dos meus favoritos para 2008...

19 comentários:

.leticia santinon disse...

Essa história toda está muito mal contada. O Uribe vem dias depois dizer que o menino não estava mais com as FARC, o Chávez insistia em participar da negociação, as FARC dizendo que libertariam 3 pessoas sendo que uma delas já não estava mais com eles, tudo muito estranho.
Como escrevi no meu meu blog, eu não acredito em ninguém nessa história. É uma putaria sem fim.

Gostei do seu blog, muito bom.

Brasília disse...

vou postar sobre a musica Don´t explain...
é realmente lindaaaa, faço minhas as suas palavras, divina...


otima dica

Liana disse...

é...
eu também fico meia bolada.. e pra falar a verdade num gosto nem de querer saber mais pq isso cansa,meu
é "putaria sem fim mesmo.."
mas, a gente tem lá nossas opiniões, nossos palpites.. mas de que adianta??
é melhor comentar msm da musica..
muito boa,
linda demais!

Zanfa disse...

A moral dele, abalada do último plebicito, agora vai crescer exponencialmente.

E quem segura o homem com moral?

Anônimo disse...

putz cara vlw pela dica adoro indie


vou ouvir sim!

enquanto ao blog está ótimo!


parabéns!

Celeste Garcia disse...

É. Muito suspeito. Hugo Chávez não é nenhuma Madre Teresa de Calcutá, com certeza há outros interesses atrás de tão benevolente ação.
Disso tudo, algo já é certo. Hugo Chávez demonstrou ter poder suficiente para influenciar na decisão das FARC, o que não deixa de ser um importante item pra analisar. COMO ele tem tanta ‘afinidade’ com forças latino-terroristas?...
Qual será o próximo passo da parceria guerrilheira?

Ixe, tem fumaça nesse angu!


Ah, e já ia me esquecendo; encontrei seu blog depois de tantos fuçar outros blogs alheios...haha Muito legais seus textos sobre política :)

Arne Balbinotti disse...

Sinceramente, não gosto dele, não sei por que mas eu não gosto, do mesmo jeito que não gosto do Lula, do Bush e do mesmo jeito que eu não gostaria do Hitles nem do Mussolini, muito menos do Nero, menina louca que pôs fogo em Roma.
Todos me fazem vir a tona a mesma palavra em my mind.
"DITADURA"
E sinceramente, atrás da Ditadura sempre vem a Santa Inquisição e, putz, morrer queimado de novo não vai dar...
Abraços companheiro (com a voz do Lula)... hahahaha...

Flávia disse...

Entre Hugo Chavez e Cat Power, fico com ela e assino embaixo do que vc escreveu sobre o CD. Coincidentemente, meu último post foi escrito ao som fascinante da voz dessa moça. Grande pedida para 2008.

Beijos muitos.

Celeste Garcia disse...

Que é isso. Eu é que tenho de te agradecer pela visita!
Também gosto muito desses temas, mesmo eu não sendo uma ‘expert’ em História e Geografia e tals :P

Ah, e também, qualquer coisa, aham, pode dar uma visitinha no meu blog que ele vai gostar mucho, sabe... AKSJDALK +)

Beijo, Diego

Prazer em conhecê-lo!

Gi Olmedo disse...

História muito mal contada essa... afinal, Chavez nunca foi nenhum anjinho.
Não sei na realidade em quem acreditar.

Cheguei aqui pelo Em Linhas. Passarei por aqui mais vezes, excelente blog.

Beijos!

Anônimo disse...

Opa, parabens pelo blog!

Danilo Moreira disse...

Hugo Chavez me dá medo. Ele me parece um tipo de lídere que posa como defensor do povo, mas no fundo é um defensor somente da sua propria fome de poder.

O que me dá medo é que ele está começando pela melhor e mais perigosa forma de domínio de uma população: o pensamento.

Ele ainda vai causar mto...rs

Cara, queria muito msm te pedir um favor se nao for pedir muito. Tava vendo o layout do seu blog e vi aquele esquema do Copyscape. Como ele funciona? Queria adicionar no meu blog, tb me preocupo com plágio...rs

Abçs!!!!!!!

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Tragédia News
----------------------------------

Danilo Moreira disse...

Blz?
Obrigado pelo comentário no meu blog, e qto ao esquema lá, eu já entrei uma vez no blog dele (é o Butique da Severina??), mas sei la, vc pode perguntar pra ele como funciona pra incluir ou o link do site, ou apenas dar um toque q eu fiquei interessado em adic e deixar o meu link? Desde ja agradeço de coração.

Abçs

Fabio disse...

Eu ainda acho que Chavez vai ter muito trabalho em disseminar o seu ego estadista por causa do Lulla.Ambos querem disputar as bênçãos do Tio Fidel.
Abs

Dorian disse...

Chávez é tão cara-de-pau que intermedia a libertação das duas reféns para em seguida pedir a comunidade internacional que não considerem as FARC como um grupo terrorista!!!
Não dá para confiar no sujeito...

Anônimo disse...

Benfeitor nada. Tenho certeza que por trás desta "boa ação", há alguma mamata ou interesse junto as FARC. A maior prova disso é que após a libertação pirotécnica de Chávez, as FARC foram lá e seqüestraram mais uma rapaziada.Esse cara é um canalha.

Unknown disse...

olha, um blog indie de extrema direita

O Antagonista disse...

Cara, minha esposa tá me enchendo para assistir esse filme, e agora com sua dica (que ela também viu, pois está aqui do meu lado), não tem mais jeito... tenho que ir ao cinema... mas não é um grande sacrifício, eu até gosto de comédias românticas!

Valeu.

Diego Moretto disse...

Pois é, vejo que não tive nenhuma discordância......hehehe, na verdade é uma pena, pq ao vivo, com uns amigos meus, sou bombardeado com lições socialistas devido kinhas opiniões. Mas não tem como, Chávez não quer nada de vantajoso para a América latina, ele quer entrar para a história de qualquer jeito e não ta conseguindo. O episódio das FARC é apenas mais uma das provas que acusam isso.
Bom, muito obrigado e voltem sempre!!!
Abraço!!!