segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Foo Fighters - Echoes, Silence, Patience and Grace (2007)



Uma das poucas bandas que ainda optam por fazer um rock original e de qualidade no mundo, lança nesta semana – nos EUA- o mais novíssimo trabalho de inéditas, intitulado Echoes, Silence, Patience and Grace (foto2). Para quem ainda não captou, a banda em questão são os excelentes Foo Fighters, banda formada pelo competente e multi-músico Dave Grohl, que luta (merecidamente) para fugir da sombra de excelente baterista grunge – fardo que carrega consigo visto o sucesso de sua primeira banda, a Nirvana.

O Foo Fighters sempre foi sinônimo de qualidade. Mesmo já tendo um álbum na discografia oficial, o sucesso veio a galope com o lançamento do fabuloso The Colours and the Shape, até hoje a obra-prima da banda. O álbum trouxe canções que ficaram imortalizadas na história da música, como é o caso da magnífica Everlong e da fortíssima My Hero. Com o estrondoso sucesso do segundo álbum, a expectativa pelo terceiro não podia ser menor. Eis que é lançado o ótimo There's Nothing Left to Lose, que mesmo após dois anos de trabalho, passou a impressão de ter sido feito rapidamente, sendo que isso não é uma crítica, pois o álbum traz canções memoráveis, como é o caso de Breakout e Learn To Fly. Tendo uma demora de uns 3 anos, a banda nos presenteia com o diferente - mas bom -, One by One, mais maduro mas não tão criativo álbum, que arrebenta caixas de som com a espetacular All My Life e a grudante Overdrive. Com mais 3 anos de espera, o Foo Fighters surpreende fans e críticos com In Your Honor, um fabuloso álbum duplo, dividido entre um cd em que impera o rock´n roll e outro com músicas acústicas de gosto duvidoso. A faixa-título e Best of You são as sensacionais do álbum. E para quem achava que a banda ainda não estava satisfeita com o álbum acústico vindo do IYH, em 2006 é lançado Skin and Bones, um cd+dvd que traz uma performance acústica da banda, com um Dave Grohl maduro até demais, mas sem perder a inteligência que já é marca registrada da banda americana.

Caramba!, quantos trabalhos em tão pouco tempo. Mas não acabou. O Foo Fighters volta a ativa rapidamente e lança nesta semana o diferente mais muito bom álbum de inéditas Echoes, Silence, Patience and Grace. O álbum, já devidamente vazado na internet, traz um som bem mais cru do que conhecemos realmente da banda. Digamos um som mais leve, em que mostra que o Foo Fighters está mudando de acordo com o tempo, buscando uma nova identidade. Aos mais maldosos, fica a idéia de que a idade vem chegando, mas é cruel demais se tratando deles. O primeiro single, que também abre o cd, cria uma certa nostalgia com o velho/recente Foo Fighters, explodindo em gritos e fúria em uma letra meio triste. A faixa em questão se chama The Pretender, e já tem clipe rodando em tudo quanto é lugar. Mas não se enganem, o álbum tem mais das músicas com o forte Foo Fighters intrínseco, mas o que é relevante falar, são os novos arranjos, bem mais suaves e deliciosos de se ouvir, como é o caso de Home e Stranger Things Have Happened, que são um achado no álbum. Statues também se destaca entre as outras. São baladinhas incomuns, não mainstream, que traz ou um piano, ou um montante de cordas, ou uma guitarra acústica...e por aí vai.

Echoes, Silence, Patience and Grace serviu para mostrar um novo Foo Fighters. Uma banda que quer se renovar, mas anda meio perdida em seu projeto. As influências que tem cercado Dave musicalmente são realmente boas, e pela inteligência do front-man, um fabuloso sucessor do segundo álbum pode estar por vir. Agora se a banda tentou fazer o que o Queens of the Stone Age fez com o Era Vulgaris, infelizmente passaram longe de conseguir tal êxito. ESPG não fica no pódio de qualidade da banda, mas é verdadeiramente bom, e mais uma vez o Foo Fighters se destaca em qualidade diante bandas que surgem a cada ano.

.4 estrelas em 5.

DOWNLOAD

11 comentários:

L.S. Reis disse...

Olá Diego.
Andei mais sumida que nunca e parabenizo-o por jamais sumir nem deixar seus leitores na mão ^^
Conheci uma professora sua de Saneamento Ambiental na Feira do Verde, a Benedita. Quando vi que o stand do Cefetes era sobre o curso tive a curiosidade de ir lá perguntar se você estava participando, hehe. Ela falou que você saiu! E falou que seu destino era ser jornalista, o que concordo plenamente ^^
Pediu pra eu te avisar que todos estão torcendo pra você enveredar pelo Jornalismo Ambiental! Me junto ao coro! rs
Abração!

ps: se Deus quiser vou voltar pra ficar dessa vez. Aprendi o óbvio: periodicidade é o que dá a credibilidade!

Anônimo disse...

Eu gosto bastante de Foo Fighters, ainda não ouvi esse "som cru" que você diz, então nem vou opinar, mas vou baixar para ver do que se trata... hehe
Bjocas

Anônimo disse...

Eu gosto bastante de Foo Fighters, ainda não ouvi esse "som cru" que você diz, então nem vou opinar, mas vou baixar para ver do que se trata... hehe
Bjocas

Rafaella Weiss disse...

adoro foo fighters, já sabia do lançamento desse disco e pah... mas tudo bem, ótimo blog, cara...
vou adicionar aos meus links, ok?
o problema é baixar pelo rapidshare... maior saco xD

beijo

Não te interessa. disse...

FOO FIGHTERS É UMA DAS MELHORES BANDAS DOS ANOS 90 E ATUALMENTE.
PELO CLIP E PELA MÚSICA PRETENDER ESSE DEVE SER O MELHOR TRABALHO DELES.

FUI.

Não te interessa. disse...

ESQUECI DE FALAR QUE VC ESCREVE MUINTO BEM. NO MOMENTO TENTO APRIMORAR MINHA ESCRITA E REPAREI QUE ESSA RESENHA TA MUINTO BEM ESCRITA.

TCHAU.

Anônimo disse...

muito boa a proposta do blog. parabéns!



www.cronopolitano.blogspot.com

Anônimo disse...

Banda boa, disco bom, texto bom...download demorado...ô que internet lerda a minha...kkkk
ABço!

Alexandre disse...

Cara, não faz idéia de como gosto de Foo Fighters. Fui no show deles no Rock In Rio 3 e, putz, um dos melhores da minha vida.

Danilo Moreira disse...

Parabéns pelo texto bem escrito e pelas informações passadas sobre a discografia da banda. Foo Fighters é uma excelente banda, e é sempre bom saber que eles estão na ativa e com novidades. A gente anda precisando mesmo de novidades no mundo da música, e novidades q realmente valham a pena ouvir.

Abraços!!!!

Ta a fim de trocar links??? Seu blog é show!!!


-----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Se a Vida Imitasse a Arte...
-----------------------------------

Danilo Moreira disse...

Vlw, ta add tb. Realmente tava na hora...rsrs

Flw!!!