quinta-feira, 2 de agosto de 2007

A má influência da mídia brasileira

O que se fazer em um país onde o analfabetismo literário predomina, a televisão é o principal meio de informação e o povo é passivo a ponto de deixar que coloquem seu país abaixo sem fazer nada? A resposta é desconhecida até então. O problema é quando, o único meio de fazer com que as pessoas criem uma opinião e tenham consciência do que anda acontecendo no Brasil, nos trai, fazendo apenas o necessário para se vender matéria, se tornando veículos de comunicação aproveitadores de oportunidades, o que é verdadeiramente triste.


A mídia brasileira funciona da seguinte forma: aproveita-se ao máximo o acontecimento da semana e espera outro igual ou tão grande para poderem abafar o caso e partir para outra. A exemplo disso, temos o recente caso do triste acidente com o vôo do avião da TAM, o que causou alarde em todo nosso país, nos deixando com um luto eterno por àquelas vítimas do descaso. Não se falava, não se lia, não se ouvia outra coisa, tudo passado pela mídia envolvia o acidente. OK, era de extrema importância se tratar do assunto, e abriu mais ainda a ferida que ronda o sistema aéreo brasileiro, mas o que esta sendo discutido neste artigo, não é a importância das matérias passadas pela mídia (isso em um outro post...) e sim a responsabilidade em passar informação com credibilidade e clareza para o público.

Enquanto não se via mais nada além do acidente da TAM, Renan Calheiros continuava fazendo do senado seu circo, onde os palhaços eram o publico e até agora, nada se resolveu; não se sabe mais nada sobre os jovens que espancaram a doméstica e pior, abafaram a história de outros jovens que também espancaram um idoso e de mais outros que espancaram uma professora. Aqui no estado (ES), um crime bárbaro aconteceu - padrasto matou entiado de 2 anos a socos porque ele queria brincar e não o deixava dormir-, digno de ser passado na mídia, mas... ainda tinha de se vender a tragédia da TAM....

Infelizmente isso acontece muito. Aliás, pegando o gancho, esse foi um dos motivos do caos aéreo ter perdurado tanto tempo. As pessoas esqueceram da fatalidade que foi o acidente da GOL, e em muito pouco tempo.

Este artigo critica mais a desonestidade da mídia com a população, mas o povo tem uma culpa muito grande nisso também. A mídia especializada tem mais, já que nosso país não tem uma cultura em que se cultua busca por informação. Se ao menos, déssemos mais importância às páginas de política e economia dos jornais, ao invés das de esportes e celebridades, muita coisa mudaria. A opinião gera senso de luta, o que é algo raro em nosso país. Torço para que esta tragédia da TAM não seja esquecida também, apesar de que, pelo visto, já foi...

OBS: Dois agradecimentos: O 1º vai ao Henrique Fogli pela indicação de matéria em um momento de puro branco e ao blog Macaco Primata (e ao seu blogueiro) por me dar uma dica bem feliz, justificar meu texto. Aos dois, muito obrigado!!!

23 comentários:

Marcel Verrumo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andre felipe disse...

Muito bomo seublog, bom o texto que critica a mídia brasileira, onde esta, com raras exceções, manipula a opiniãopública da maneira que os seuas financiadores assim desejam.

Apesar de vc ser sãopaulino da uma olhada no meu tbm...

http://loirocorinthiano.blogspot.com/

Até mais...

Climão Tahiti disse...

O problema é que o nosso jornalismo se tornou não mais um jornalismo de notícias, mas um jornalismo marrom, vendido para quem paga mais.

Não houve e não haverá mais dos meios de comunicação mais em evidência qualquer interesse em elucidar notícias ou apresentar fatos, somente ou versões distorcidas de ocasiões ou sensacionalismo que vende jornal e cria uma legião de idiotas.

Graças a Deus existem os blogs... Como o seu, o do Arthurius e outros, que possuem uma visão imparcial e menos manipulada das coisas.

Pena que o povo gosta mesmo é de notícia bomba, fofoca e futebol.

O Destro & O Canhoto disse...

Parabéns pelo blog e por compartilhar suas idéias com a gente.
Sempre é bom saber que ainda existem pessoas com uma visão própria, dos fatos e da vida.
Vá em frente!

Abraços

O Canhoto

Lalo Oliveira disse...

O povo tem a mídia que merece, porque não pensa.
Falar mal da mídia não resolverá nada... desligue sua tv.
=)

Dorian disse...

Diego,
Você resolve o enigma logo no início do post. O baixo nível educacional da população é o maior responsável pelo comportamento da mídia, principalment a televisiva. Não se deve cobrar das emissoras compromisso com o aumento do nível cultural das pessoas. As emissoras, como qualquer outra empresa tem o lucro, o faturamento, como seu objetivo principal. As TV´s abertas, principalmente, mostram o que o perfil médio da população "quer" ver. Ir contra o que a maioria acha importante, seria suicídio. Voltando ao raciocínio inicial: Se as pessoas demandassem telejornais e programas de melhor qualidade as emissoras assim o fariam, pois significaria fidelizar a audiência e faturar com a venda de espaço publicitário.

Anônimo disse...

Fala! blz?
valeu pela visita ao meu blog, que bom que vc gostou... ainda está no começo + vai ter wallpapers de todas as marcas de carros!!!

Ah! o seu blog está muito bom! continue assim!

tenha um bom fds,

Abraço

Rafael Filho disse...

Bom texto! A mídia manipula o povo então essas pessoas ficam dependentes dela principalmente os telespectadores brasileiros...Parabéns pelo blog ótimo.

Lalo Oliveira disse...

Ah, eu já comentei aqui... =/

Mas, repito: Desligue sua tv. hehehe

Abraço.

Anônimo disse...

Antes de mais nada, obrigado pelos parabens por 1 ano de blog.

E, confie em mim. com a qualidade do seu blog, o seu "primeiro ano" nao apenas chegará logo, como será o primeiro de muitos.

Abraços

Felipe disse...

Muito bom seu Blog! =D

Desculpa ter dito que comentei e não comentei =X

É que eu coloco que comentei e depois vou comentar, mas ai eu esqueci.

Mas é isso, ta de parabéns! xD
Muito legal seu Blog.

http://segurancaeinfo.blogspot.com/

O Antagonista disse...

Cara, sem muitas palavras, você já disse tudo que eu penso. Assino em baixo do que você escreveu, a mídia no nosso país está cada vez mais podre. Infelizmente, ela é apenas um reflexo da sociedade que a mantém.

Valeu, ótimo blog o seu. Parabéns!

Luigi Sodré disse...

Comentado :P

- Central de divulgação de blogs ( Comente no blog acima) \o

Unknown disse...

Bom, cara... eu acho que isso já não é novidade a muito tempo. A lei do capital, meu camarada! O que rende mais é o que aparece mais.

Victor Zanini disse...

é uma barbaridade mesmo :/

belo blog
abraço

R Lima disse...

Precisa dizer mais algo depois do tão bem exposto?

A mesma mídia que nos abre os olhos é a mesma que cega nos faz.. a ql dela permitimos?

Abçs,


[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

R. B. Dillinger disse...

Cara, em questão de notícias, eu acompanho mais pela internet do que pela televisão. Assisto jornais e tal, mas me interesso mais pela notícia da internet. Principalmente de um site chamado Mídia Independente. Muito bom, lá não deixa esquecer outras grandes "tragédias" do páis!

abraço!

Henrique Fogli disse...

Salve velhinho!

Ótimo texto, como sempre...

Um filme que todo mundo deveria assistir é o "Beyond Citizen Kane", um documentário que a BBC da Inglaterra fez sobre a globo na década de 90. Pode er encontrado para download no Centro de Mídia Independente. Vale a pena conferir!

Valeu pelos créditos... hehehe...

Abraço!

Anônimo disse...

Não é por acaso que a mídia é considerada o quarto Poder. Aliás você assistiu esse filme? O quarto poder com Jhon Travolta, mostra exatamente a influência da mídia na vida das pessoas. Beijos

Anônimo disse...

Você fala que a tragédia do acidente da Tam foi explorado até a última gota, mas também defende a divulgação de notícias de espancamente e morte de crianças. Todos essas assuntos de nada servem se para uma reflexão por parte do povo. A maneira como a notícia é passada expurga qualquer nível de complexidade e de reflexão, o que torna tudo mera distração.

Anônimo disse...

hum...
gostei...
a educação brasileira está msm um cauz,e foi uma boa escolha vc ter comentado no inicio da materia...

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Necesitas ganar dinero y no sabes que hacer[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor guia en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

Unknown disse...

Nossa muito bom!
me ajudou bastante em um trabalho da facul que estou fazendo e me alertou tb.
Espero que esse blog dure muito ainda.
parabéns
bj