sábado, 21 de julho de 2007

Será que agora aprenderam?

NOTA: O BLOG DIEGO MORETTO TAMBÉM ESTÁ NA CORRENTE DE LUTO NACIONAL.

Porquê será que aqui no Brasil tudo tem de ser na base do tranco? Precisa sair uma reportagem no The New York Times, falando sobre a violência no Brasil, para que comecem uma busca nas favelas e uma possível guerra civil? Claro, violência se resolve com violência por aqui, nada de planejamento. Fica ainda pior quando aqueles que deveriam ser os responsáveis por manter a ordem e resolver os principais problemas de nosso país, ficam jogando a culpa um para cima do outro, como se fossem crianças evitando o castigo. E esse é o cenário principal que desencadeou a tragédia do último dia 17 de julho.

A triste tragédia com o vôo JJ 3054, da TAM, novamente abriu uma ferida que já havia sido esquecida pelo povo e principalmente, pelas pessoas que cuidam do caso. No final de 2006, ou seja, há menos de um ano, um avião da GOL também caiu, não deixando nenhum sobrevivente. O acidente trouxe a tona às más qualidades em que estavam o sistema de controle aéreo de nosso país. Vôos atrasaram, pessoas gritaram, revistas e jornais se aproveitaram...mas nada foi bastante o suficiente para que se resolvesse um problema que ainda persiste nos aeroportos brasileiros. Uma guerra verbal entre controladores, presidentes e diretores sobrevoava cada manchete, sempre com uma descartada de culpa e passando a responsabilidade para outras pessoas. Acabou que virou uma corrente de injúria, em que ninguém se prestava a resolver a crise. O nosso presidente, a não mercê de sua influência e de seu cargo, disse que queria o problema resolvido o mais rápido o possível, como se fosse um jogo de vontades. E enquanto o ministro Guido Mantega dizia que não havia crise aérea nenhuma, a ministra Marta Suplicy falava para o povo relaxar e gozar. Tudo parecendo um espetáculo circense, onde os principais palhaços eram o povo brasileiro.

Com o recente acidente em Congonhas, mais feridas foram abertas. Demora em recolher corpos e identifica-los, não-prestação de atenção às famílias das vítimas – o que desencadeou revolta em Porta Alegre-, além das vagas explicações das causas do acidente. Bom, a má qualidade da pista de pouso é a provável justificativa, e talvez a única. Problema com a aeronave não tinha, os pilotos eram competentes e fizeram – até então-, o trabalho certo. Não há o que justificar. Lula disse em recente comentário, que já havia mandado executar o projeto de reformas de vários aeroportos do país. Bom, isso foi verdade, mas aqui no Espírito Santo a obra já esta parada.... mais descaso.

E por falar em Lula, sexta última, o presidente fez um pronunciamento, em que prestou solenidades às vítimas e disse que (novamente) o problema da crise aérea tem prioridade zero no governo. Bom, como presidente, esperamos que novamente ele não fique na mesma balela que ficou no decorrer da crise, desde o acidente da Gol até o atual da TAM. Mas o que chamou atenção, foi o presidente dizer, que mesmo depois de tudo isso, o sistema aéreo é seguro: “O nível de segurança do nosso sistema aéreo é compatível com todos os padrões internacionais. Não podemos perder isso de vista. Meus amigos e minhas amigas, na apuração dos fatos, estamos trabalhando com rigor e serenidade, sem precipitações. Rigor para conhecer a verdade e serenidade para não cometer injustiças”, afirmou. Inacreditável não?

Infelizmente não há mais nada para se falar. Este blog está, assim como o Brasil todo, em luto pelas vítimas do descaso, pelas vítimas da TAM e pelas vítimas da GOL. Clama-se por soluções. Reuniões devem ser feitas, estudos rápidos e inteligentes, demissões precisas e uma agilidade para que se solucione logo esta mazela. Fala-se em fechar o aeroporto de Congonhas. Mas será que esta ação resolveria o problema? Provavelmente não. O aeroporto, assim como em muitos outros estados, está sim em más condições, mas o principal problema vem da administração, é por causa do descaso vindo de lá que o caos aéreo se tornou um do principais problemas de nosso país. Às famílias das vítimas, meus pêsames e minhas solenidades, tudo vai ficar bem. Que não deixemos nos ofuscaz pela mídia e esquecer deste problema, assim como aconteceu com o da GOL, e que este trágico acidente tenha sido o bastante para que acabem com este inferno em próprio céu, ou precisa acontecer mais alguns?

27 comentários:

J. disse...

parece q tudo no Brasil tem que ser extremado para que alguém resolva fazer alguma coisa...

Adrian Masella disse...

Sinceramente, eu sempre achei que para se melhorar algo no Brasil, primeiro tinha que acontecer uma catastrofe.
Hoje, eu mudei essa ideia, porque nem acontecendo a dita catastrofe, se tomam medidas!

Apos o acidente da GOL, disseram que iam fazer de tudo para melhorar o tráfego aeréo.Bom ficou só nas palavras, porque MUITAS pessoas passaram o Natal nos aeroportos, por causa de atrasos de vôos, e falta de planejamento!

Terrível o que aconteceu essa semana com o avião da TAM, mas eu realmente espero que a SEGUNDA catástrofe em menos de um ano, abra os olhos dos responsáveis [que realmente não me interessa saber quais são] tomem providências, e não medidas provisórias!

O que me deixa mais escandalizado, é a NOVELA que a mídia faz em cima disso, porque não basta noticiar o que aconteceu, e tomar depoimentos com os envolvidos, até o zelador do prédio vizinho do prédio do controlador de vôo é entrevistado.
As manchetes irão durar por mais alguns meses, como aconteceu ano passado, e depois cairão em esquecimento, até o próximo [tomara que DISTANTE] acidente!



Muito Obrigado pelos elogios nos comentários do blog Diego!
E quanto ao Hino, eu lembro até hoje, que na minha 4ª série, nossa professora de História nos deu a letra do Hino, e mandou a gente procurar no dicionário, todas as palavras que desconhecíamos!
Agradeço muito à ela!

Abraços cara, se cuida!

Mr. Rickes disse...

É bem coisa de brasileiro deixar tudo para o extremo.
Tomara Deus que agora tenham aprendido.
Já penso + acidentes como esses não vai dá.
O País já tem uma economia com grande parte no turismo.
Se continuar assim o turismo já era e a economia vai pro espaço.
Parabéns pelo texto!

Macaco Primata disse...

E ainda condecoraram o pessoal da ANAC..

:P

belo país o nosso!

Anônimo disse...

É fuck mesmo ...
O Brasil é um pais muito grande e com tantos politicos preocupados somente em roubar dinheiro publico, eles se esquecem de fazer melhorias.
O POVO não vai esquecer tão cedo, mas o REPRESENTANDO que nós elegemos, esquece assim que caí o seu cheque, e nossos problemas são substituidos por lances em leilões de gado, pagamentos de pensão para amantes, e sabesse lá mais no que esses nossos politicos pensam.
Uma coisa me parece certa, eles gostam de ver nosso país 'zoneado' pois assim suas irregularidades se perdem no meio de tanto descaso.

abs

Igor Thiago disse...

*REPRESENTANTE

Felipe disse...

Legal seu Blog...

Bastante coisa legal =D

Noticias tbm... umas tristes =/

Pk Ninguém disse...

A única coisa que acho errado de isso tudo é sempre porem a culpa de tudo apenas em cima do governo. Tudo bem que o governo faça milhares e coisas erradas, mas nem tudo pode ser crédito deles.

Mas sinceramente, está mais do que na hora de as autoridades competentes fazerem algo definitivo para acabar com esse desrespeito para com o povo. Caso contrário, esse tipo de tragédias e outras piores podem ser mais freqüentes.

M. disse...

O Brasil não é um país sério :/

César Schuler disse...

O Brasil não é um país

Anônimo disse...

Voar? Nem pensar...No Brasil ,então...Sem comentários.Muito dinhereiro para pouca competência!

horácio disse...

E sempre vão tentar mascarar essas coisas por trás do PAN, do Cristo como uma das 7 maravilhas...

Anônimo disse...

Pois é, ainda bem que há pessoas que ainda se interessam em pensar sobre isso...

se puder, dê uma olhadinha na minha comu no orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=35292901

Muito bom teu texto!
Abraços

Anônimo disse...

Ah, vc viu o que a câmera flagrou? qdo falaram q havia um defeito no avião, o acessor fez AQUELE gesto(como quem diz: bem-feito); aiai

Anônimo disse...

ps: acessor do Presidente

Lalo Oliveira disse...

O problema do Brasil é este: todo mundo fala, mas ngm faz nada, nem os políticos nem o povo.
Vamos ver a quê a lama dará orgiem!

Abraço.

R Lima disse...

O problema desse país a que chamamos de Brasil é o DESCASO.. já tinha dito isto em outro blog e aqui reafirmo.. infelizmente o Brasil é o país do descaso...

Todos vêem, todos sabem, todos comentam e até conjecturam saídas... mas definitivamente nada.. nada é feito.

O que esperar mais? Esperar o Mollusco e sua infame blindagem se esconder a outro grave problema brasileiro?

Qts ainda penarão ou morrerão para esta.. só esta.. não digo mais nenhuma outra crise.. não quero cobrá-los demais... qr só ver se esta CRISE ÁEREA será resolvida... ou entrará para as então famosas "crises brasileiras sem solução"


Grande Abraços amigo e passa sempre por lá. O AveSSo o espera..

TÔ TE COLOCANDO MERECIDAMENTE NA MINHA SECÇÃO O AveSSo dA ViDa IndIcA.




[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

Tomara que essa ferida demore para fechar


www.cocogelado.com

Anônimo disse...

Parabéns pelos textos!
Realmente, é uma tristeza que no Brasil seja necessário que acontecçam tragédias para que problemas sejam solucionados, e que vidas sejam sacrificadas para "detectar" absurdas falhas que estão explícitas.

Genesis! disse...

Prefiro ficar calado sobre essas coisas, me sinto muito impotente.

http://www.humw.blogspot.com

Flá Romani... disse...

Sem comentários viu

ninguém faz nada

=/

O Antagonista disse...

Infelizmente, no nosso país as coisas só acontecem à custa de cadáveres e sofrimento.

Parabéns pelo blog.

Elza disse...

fico me perguntado se algum dia o Brasil tomará jeito!
tenho medo da resposta!
**
ja fiz meu meme.
rsrsrs..
Adoro música!
***

Freddy Simões disse...

Dizer que o problema foi unicamente do avião é mais cômodo que assumir quaisquer responsabilidades por essa imensa tragédia. Nunca vi tanta gente sem-vergonha junta fazendo política em nosso país!

Mudando de assunto, achei muito bacana o seu blog: diversificado, atualizado e muito bem escrito! Parabéns! Já o coloquei como link dos meus blogs amigos! Adentrei o mundo dos blogueiros há pouco tempo! Caso queira dar uma olhada, meu endereço é:

http://www.cafe-cultural.blogspot.com

Anônimo disse...

Diego, duvido que alguma coisa seja feita pra evitar outros acidentes. Não vão desativar o Aeroporto, acredito nisso com a certeza de que amanhã será dia 24 de julho.

É vergonhoso ver tantas acusações sem, se quer, ter acontecido alguma investigação. Primeiro foi a pista, depois o avião, agora é o piloto, logo será o pequeno rex que escapou da gaiola, atravessou o corredor e pulou no colo do piloto. É tanta mentira e descaso que chega a irritar, mas como brasileiro tem a memória curta, logo isso passa e ninguém fará nada, enquanto as vítimas permaneceram com o sofrimento e o sentimento de impunidade.

Abraços
PS: O desafio está em pauta, mas como não quero perder a continuação da história, deixei para o próximo post.

Unknown disse...

é por essas e outras q o Presidente foi vaiado...
Não que eu concorde com as vaias, mas...

L.S. Reis disse...

Olá Diego.
Esse negócio me deixou arrasada... Quem não ficou, né... Como se já não bastasse a incompetência na resolução do problema (agora não tem mais solução pras vítimas e pras famílias...), o que me deixou indignada também foi o tratamento dado a tragédia pela grande mídia. Lembro que na hora do acidente eles ficaram falando sobre atraso nos próximos vôos e coisas do tipo, e que não sabiam ainda se haviam vítimas. Era óbvio que todos estavam carbonizados ali dentro, e eles falando sobre atrasos nos próximos vôos. Depois, claro, transformaram a coisa num espetáculo. Sei lá.
Abraços