sexta-feira, 1 de junho de 2007

O alto preço da ignorância no poder


Apesar desta série seguir uma parâmetro mais econômico, este artigo -em especial-, não trará cifras de nada, só indignação mesmo.

Há pouco menos de uma semana, nós latinos, fomos surpreendidos com mais uma vontade do presidente (ditador?) da Venezuela, Hugo Chávez. Após consolidar o regime socialista como prioridade em seu governo, anunciar a saída do país nos tratados do FMI , OEA e Banco Mundial, além de se tornar o incomôdo da America Latina, Chávez resolve fechar uma emissora de rádio (RCTV), pelo seu caráter anti-chavinista.

A atitude de Hugo, lógicamente, foi criticada por todo o mundo, literalmente- com exceção de alguns outros países de esquerda. Na Venezuela, o caos é ainda maior. Já há algum tempo, centenas de estudantes estão saindo na rua protestando contra o fechamento da RCTV, e as imagens soltadas na imprensa, mostra um cenário triste, com policiais batendo e prendendo protestantes, incorfomados por uma decisão doente.

É ruim ver que Chávez perdeu o rumo do tempo e da lucidez. Em pleno século 21, boicotar uma transmissão de rádio é no mínimo uma atitude ignorante. Tendo um mundo onde a internet tem dominado a percepção humana, a quantidade de blogs sobre o assunto venezuelano cresceu muito diante um mês atrás. O que é maravilhoso. Lendo alguns, é possível perceber que o drama mostrado nas fotos de bombas jogadas e armas apontadas aos estudantes é bem inferior à realidade vivida atualmente no país. A Venezuela já saturou com os desmandos e a loucura de Hugo Chávez. A crise, outrora dita quase-solucionada, tende a aumentar.

Mesmo com todos os ilusórios discursos esquerdistas de Chávez, nada mudou deste sua posse. Grande parte da população ainda continua abaixo da linha da miséria, fome e mortalidade infantil não são raros casos de se ver, inflação alta e um confuso tabelamento de gasolina são características do atual governo venezuelano, que agora conta também com a não-liberdade de imprensa.

Aqui no Brasil, nosso presidente apenas disse que “é um problema da Venezuela”, enquanto que representantes do Senado se posicionaram contra a atitude de Chávez de boicotar a transmissão do canal RCTV. Lógicamente que nossos senadores sofreram duras críticas de Hugo, que disse "O Congresso brasileiro está agora subordinado ao de Washington", disse Chávez. "O Congresso do Brasil deveria se preocupar com os problemas do Brasil. O Congresso é dominado pelos movimentos e partidos da direita, que estão tentando que a Venezuela não entre no Mercosul."

Bom, é prudente que não se preocupemos com a situação ocorrida em nosso país vizinho? É difícil dizer, pois talvez tal atitude poderia não ser recíproca caso acontecesse por aqui. Mas levar esses problemas ao mundo é de extrema importância. A Venezuela está caminhando à um colapso econômico e social, pois político já entrou ha muito tempo. É triste de dizer, mas Chávez arruinou a Venezuela.

A importância da imprensa virtual direcionada à estes assuntos ocorridos na Venezuela é de suma importância, logo que quanto mais informações passadas ao mundo, mais rápido será o combate ao regime totalitário. A Venezuela poderá ser palco de uma grande revolução muito em breve. Caso aconteça, de o povo tomar partido de seu país, o resultado será satisfatório não apenas aos venezuelanos, mas à todos os países que não vem nos protestos e nas tomadas republicanas uma tática a favor da população.
É apenas questão de tempo.

21 comentários:

Anônimo disse...

Seu lay tah beeem legal e o seu blog tbm
Boa sorte com ele
Um beijo =DD

Anônimo disse...

Apesar de que em alguns pontos eu nao concordo, mas seu ponto de vista e o fundamento deles sao otimos, eu tambem acredito q o povo tem poder para isso, quem dera se aqui fosse assim

A silenciosa disse...

Chavez está criando uma ditadura sob a alcunha de SOCIALISMO. Agora seus momentos de CENSURA... Não sei em que buraco ele quer afundar mais.

Anônimo disse...

Tbm não concordo em alguns pontos, mas o texto em suma, é um belo retrato jornalístico de uma realidade inaceitavel, enfim, imutavel, talvez.

É isso.

abraços!

Anônimo disse...

seu blog ta mt bom..parabens..

Unknown disse...

O Brasil já viveu a repressão na época da ditadura e é triste que um país "hermano" ao nosso,com um presidente populista,ditador de "mierda" ainda use esse cala boca na imprensa.Espero que os Venezuelanos lutem até isso acabar.
Parabéns pelo blog e abraço.

Tati disse...

Aqui temos a Rede Globo e o povo se deixa manipular por ela... sou contra qualquer proibição insensata, mas bem que o povo costuma ser burro!!!!

Érik Perin disse...

A ignorância destroi a humanidade e seu meio de sobrevivência!
Prova disso é o aquecimento global!
www.h4ck3rik.com

young vapire luke lestat disse...

Chávez é um insano, não conhece democrácia.
Está embriagado com o poder.
E que o Brasil observe, o vizinho.

abs: L.Sakssida

Anônimo disse...

Hugo Chavez é um porco... literalmente desprezível... tsc!

Anônimo disse...

Chavez eh um grande imbecil ke brinca de governar um pais...o ke ele fez alem de encher o saco do Brasil, de usar o Lula pra encher o Bush e delimitar a liberdade de expressao...ridiculo...um idiota nato...

Anônimo disse...

oláá!!!! passando pra retribuir sua visita!!! bom domingo!!!!!

A N D disse...

Chavez é meio loko sim, mas essa emissora tentou dar um golpe de estado nele(foi uma atitute natural se defender de quem te ataca ñ é?), ñ sou a favor de Chavez mas no caso da tv eu acho que ele teve razão, e quanto ao que o presidente diz ele tem toda a razão é um problema da Venezuela e se ele ñ consegue nem resolver os problemas daki como vai ajudar lá?

Anônimo disse...

Por que Hugo Chavez não vai trabalhar de verdade e para de brincadeirinha!!!!

País Democrata. Onde? Quando? Alguem me mostre por favor!

Adrian Masella disse...

Não discordo do chavez totalmente

eu acho que na visao dele, ele ta fazendo o melhor pelo pais, pelo povo do pais dele. e isso mesmo que pra gente esteja errado, não nos da o direito de julgar!!!

eu gosto do chavez, em parte, mas tambem concordo que hoje em dia nao se pode ser tao radical...

abraço!

Tarzan ® disse...

O Chavez é um louco e eu tenho dó dos Venezuelanos.
Censurar um canal de comunicação simplesmente pq esse não o apoia é loucura, na verdade é burrice.
Os Venezuelanos têm direito de ver os dois lados da moeda e assim poder escolher de que lado ficar.

Esse lunatico ainda vai fazer besteira e dependendo da besteira, isso pode respingar em nós brasileiros.

Blog Esponja - Absorvendo Informação.
www.blogesponja.net

L.S. Reis disse...

êita! Aguardemos... :S

Há alguns anos ouvi dizer que tinham previsto (Nostradamus?) que o próximo grande ditador sairia da América Latina, e que do jeito que a coisa ía provavelmente seria o Chávez. Não acredito em previsões paranormais, rs... Mas lembrei disso agora.

Viva la revolución!

R Lima disse...

Chavez e toda a sua ideologia inunda o mundo com ignorânia e irracionalidade. Pena ver esse dramático pedaço de uma história tão próximas de nós.

Pena é vêr nosso presidente meio que alheio e talvez meio que disperso ao mundo... mundo tão longe de viagens de aerolula.

Abraços velho e vai lá ao meu blog.. seus comentários são sempre bm vindos...




[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Jeffmanji disse...

Grande Diego!

Olha, o mesmo tema foi tratado lá no arroto. Dá uma passadinha lá e comenta; Mas comenta mesmo, pois todo comentário é válido.

A posição do prisidente Lula, eu falei lá. quero ver a sua opinião.

Valeu, boy! E rezemos para que isso nunca mais volte a acontecer aqui, né?

Omar disse...

Eu estava quase saindo para curtir o feriadão, mas p/ fechar o dia resolvi dar uma lida no seu blog, Diego, para ler o seu post sobre a Venezuela. Vi uma coisa ali que me obrigou a fazer um comentariozinho rápido: o que você disse sobre o aspecto político concordo com quase tudo, porém você escreveu:

"É triste de dizer, mas Chávez arruinou a Venezuela."

Isso eu não entendi muito bem, como arruinou? No sentido político mesmo, como você disse pouco acima? Ou no sentido econômico? Se o termo foi usado neste último sentido, não posso concordar com você pela mesma razão que me impede de concordar com o comentário do Dorian no meu blog. Ora, a Venezuela de Chávez tem tido crescimento econômico comparável com o da China ou da Índia. No ano passado o crescimento do PIB venezuelano ultapassou a barreira dos dois dígitos antes da vírgula, na América Latina foi o único país a alcançar esta façanha. E hj, embora o petróle continue sendo o carro chefe outras áreas da economia começam a despontar, então embora não concorde com muitas das medidas tomadas pelo amalucado Hugo Chávez, no plano econômico não acho que ele esteja afundando seu país.

Para quem iria fazer um comentário rápido. rs

Abraços, Diego, e curta o feriadão.

PS. Aí é feriado tb né?

ecoN

Diego Moretto disse...

Bom, Chávez esta cavando o próprio buraco e vai cair rapidinho... O problema é que, após esta ordem ditatorial de fechar a RCTV, caiu apenas 10% do povo a favor de seu governo, o que é bem interessante e triste. Apesar do que o Omar falou, há sim uma crise econômica isntalada na Venezuela,e politica nem se fala. Hugo esta declinando cada vez mais, como ja disseram, tomara que sirva de exemplo ao Lula. Há, ja ia me esquecendo: Chávez não fez isto para se defender, como disseram. Se fosse assim, Lula iria fachar algumas revistas e mandar matar o pobre Mainardi, não acha? Acho que não é bem por aí. Ele tentou sim fazer algo que soasse imperativo diante o mundo e acabou por atirar no próprio pé.

Muito obrigado pelos comentarios, voltem sempre e abs!