sexta-feira, 4 de maio de 2007

Homem-Aranha 3 (Spider Man 3, 2007)



Com a chegada do verão americano, demos sorte de um dos filmes mais esperados do ano (se não for o mais esperado), ter estréia mundial hoje. O homem-aranha 3, além de ser um dos mais esperados, ainda fica com o mérito de um dos mais contagiantes do ano, além de ser o melhor filme sobre personagens famosos de HQ.

[SINOPSE] No terceiro filme da bem-sucedida série "Homem-Aranha", novos vilões e uma nova mulher cruzam o caminho de Peter Parker. Com seu segredo agora revelado a Mary Jane e Harry Osborne, Peter precisa enfrentar as conseqüências de seus atos e seu relacionamento com Mary Jane, que trouxe alguns resultados inesperados para o casal, como o chefe de Peter determinado a tornar sua vida um inferno por causar problemas emocionais ao seu filho. Para piorar, um jovem repórter investigativo chamado Eddie Brock é contratado por Jameson para descobrir porque Mary Jane trocou seu filho por Peter - qual é o segredo dele, afinal? Ao mesmo tempo, um fugitivo da polícia escondido numa praia remota é vítima de um acidente bizarro e torna-se uma criatura de areia que pode mudar de forma. Ao investigar o caso, Peter entra em contato com dois importantes elementos que vão alterar sua vida. A primeira é a jovem Gwen Stacy, filha do novo chefe de polícia da cidade . A outra, uma substância negra encontrada no local do acidente que se funde com o uniforme de Peter, dando a ele novas habilidades. Entretanto, a situação fica ainda mais crítica quando Harry Osborne, determinado a vingar-se de Peter pela morte de seu pai, junta-se ao Homem-Areia para causar destruição, vestindo uma variação do uniforme do Duende Verde. No caos que se segue, vidas são perdidas - incluindo algumas próximas a Peter - enquanto a substância negra se desprende dele para formar uma nova entidade, se unindo a um distraído Eddie Brock, dando vida a uma criatura única e um inimigo que ele talvez não seja capaz de parar: Venom.

Após a explosão cinematográfica que foi o segundo filme da franquia, muito se subestimou o diretor Sam Raimi na produção do terceiro longa, sendo que fazer um espetáculo maior do que aquele era uma tarefa quase impossível...ainda bem que era “quase” impossível.

O filme em si, traz uma nova fonte de exclamação. Ainda contém as famosas cenas de ação e as lições do herói, mas o que se sobressai aqui, é o sentimentalismo pesado que se faz no filme inteiro. Peter Parke tem de se dividir entre o amor da sua vida, a tarefa de proteger Nova Yorque e ainda tentar recuperar uma amizade perdida. Com a sua difusão em Venon as coisas pioram, sendo que não apenas seu lado físico é afetado. Este terceiro filme da franquia, é o mais dramático de todos, o que ajudou a definir alguns padrões que já estavam meio duvidosos nas produções anteriores, como as atuações, por exemplo.

Antes da estréia, um dos pontos mais criticados pelos fans, foi a inclusão de três vilões no filme, o que poderia atrapalhar um pouco o roteiro. Felizmente, isso não acontece. Alvin Sargent, guia brilhantemente e faz dessa uma produção totalmente bem balanceada, com variações de características, que faz o filme ficar imperdível, com cada personagem tendo o seu devido valor na produção, nem mais, nem menos quanto merecia. Para quem gosta deste mundo cinematográfico, sabe que isto é uma tarefa bem difícil, principalmente se tratando de filmes sobre super-heróis.

Bom, as atuações foram uma das surpresas do longa. Tobey Maguire deve ser o mais aplaudido. Não é digno de prêmio algum -claro, não é para tanto-, mas neste filme, Maguire foi obrigado a elevar ao máximo seu talento de interpretação, logo que seu personagem sofre tantos altos e baixos. Peter Parker continua o nerd de sempre, mas as variações para nerd deslumbrado e nerd esnobe – quase maléfico-, saem bem eficientes. O ponto alto é a parte do “nerd maquiavélico”, quando Parker já absorveu a substância negra e começa a adotar trejeitos obscuros. Ao mesmo tempo que divertido, este trejeitos possuem o toque de emotividade (aliás até adotado no visual bem “emo” do ator, rs), o que precisou de uma atuação bem competente, e Toby o fez. Ainda na pele da simpática M.J., Kirsten Dusnt também alcança um patamar mais alto do que nas produções anteriores, e o pior, que talvez ela faça isso por puro acidente. Mary Jane se encontra em uma posição muito difícil na vida, quando seu sonho vai por água abaixo e nem o apoio de seu namorado – que aliás, faz muito mais sucesso do que ela, como homem aranha, o que já causa uma frustração-, ela tem. Dusnt parece ter adotado o que a personagem tem de essencial: a frustração na vida. M.J. ainda guarda mágoas de seu passado ruim e não esta se sentindo bem nessa nova etapa da vida, o que precisaria de um forte apelo emocional, que é preenchido com eficácia pela atriz. James Franco continua o de sempre, não surpreendendo. Se o ator quisesse, podia ser o melhor do filme, mas não é o que acontece. Apesar dele não fazer feio, fica apenas como um ator comum do elenco, mesmo sendo seu personagem de uma importância enorme no filme.

Esta produção é recheado de coadjuvantes, que de forma alguma merecem críticas severas, pois foram bem felizes em seus papéis. Destaque para Bryce Dallas H., no papel da carismática e fundamental Gwen Stacy e o jovem Topher Grace, como o fotógrafo Eddie, rival do Parker no jornal e mais tarde alter-ego do Venon. Além ,é claro, do veterano ator - tanto na série, como no cinema-, J.K. Simmons, que rouba as cenas em que aparece como o excêntrico dono do jornal, Sr. Jameson.

Do maior orçamento da história do cinema (US$250), foi usado cada centavo, sem dúvida. Os efeitos especiais são de tirar o fôlego de qualquer um. Sam Raimi dá um show junto ao seu irmão nesta super produção. A maravilhosa parte que mostra quando todos os vilões e o homem-aranha estão na mesma cena, é algo incrível, não se sabe para onde olhar. É com segurança que falo, que esta talvez tenha sido uma das mais fascinantes utilizações de recursos computadorizados em uma produção de cinema.

Aos fans que pensavam que a saga do aranha termina com esta trilogia, estão muito enganados. Apesar de no final parecer isso mesmo, quem é fã dos quadrinhos vai encontrar algumas brechas no roteiro que dão margem à continuações, já anuncidas pela equipe... ainda bem.

Homem Aranha 3 não é apenas um filme de ação. Todos os sentimentos são envolventes. Sam Raimi se consagra como um dos melhores diretores do gênero na história de Hollywood. O roteiro peca no que condiz a adaptação dos quadrinhos à tela, e para os fans deste HQ da Marvel é um erro quase imperdoável. Uma dica: Não espere de modo algum chegar em dvd. Quando for ao cinema, não perca tempo comprando pipocas e refrigerantes, pois acreditem, não terão tempo de comer.

Nota: 9.7



26 comentários:

R. B. Dillinger disse...

Opa, também dei minha opinião sobre o filme no meu blog! Realmente um filmão!
Abraço!

Jeffmanji disse...

Opa, ainda num assisti.

Mas, desse fds num passa!

Valeu, Diego! Linkei Você lá no Arroto, blz?

Lari Bohnenberger disse...

Muito legal o blog!
Muito boa a sinapse! Não assisti ao filme, ainda, mas estou louca para ver!
Parabéns!

Anônimo disse...

Ainda não assisti, mas sou fã. Valeu pelo post!

Um cara disse...

Acho que nesse fds mesmo eu assisto, muito bom o blog cara agora to começando a char que esse lay é bom ^^.

Anônimo disse...

Ate q enfim uma opiniao diferente a do padrao! em blog,sites e revistas sempre a mesma coisa, vc escreveu de um jeito que chama o leitor a ver o filme, po é o homem aranha contra o venom nao tem como ser ruim rs

Anônimo disse...

Parabéns... o seu blog possui um estilo maravilhoso e quase formal, não fosse os comentários sobre diversos assuntos, incluindo o Homem Aranha 3... rsrs! O blogs ficam bem interessantes quando apresentam opiniões diferentes das demais, apresentam personalidade! Personalidade é o que não falta ao seu blog! Novamente, PARABÉNS!

Unknown disse...

super bacana, mas ainda não vi o filme, até agora tow só no trailer, mas logo vou ao cinema ver a terceira aventura do SPIDER MAN!!!

Anônimo disse...

Não era o mais esperado...acho que piratas eestá com mais expectativas...

Anônimo disse...

Diego,

apesar de normalmente concordar com suas opiniões, não foi o caso aqui. Achei o mais fraco dos tres - muitas tramas paralelas, muitos personagens, para pouco tempo (2:20) de roteiro. Acho que tudo se desenvolve superficialmente - com exceção do Homem-Areia - especialmente a influência do Uniforme negro sobre o comportamento de Parker, que deveria ganhar ares de tragédia, mas que acaba ganhando contornos de comédia (como na cena em que ele anda como cafajeste nas ruas), que nem sempre funcionam.

Não é uma bomba, longe disso. Mas é o mais fraco dos três.

Anônimo disse...

Como ainda não vi o filme, não tenho como criticar ou apoiar a tua posição. No entanto, pode ter certeza que irei ver o filme, pois, também sou um dos que esperaram esse 3 filme. Só espero que eles não percam a história, como acontece com muitos filmes por aí.

Abraços

Anônimo disse...

Não,não vou ler antes de ver o filme!

Anônimo disse...

Não,não vou ler antes de ver o filme!

Anônimo disse...

tô pensando em assisti-lo nesse final de semana...

Anônimo disse...

Muito seu blog, textos bons e ótimo layout.

Anônimo disse...

Pra mim é o melhor filme do ano... melhor filme baseado em quadrinhos... melhor tudo... seu review ficou perfeito, falou tudo exatamente como é.

Marcelo Silva disse...

Até que enfim!!Uma critica que gostei!!concordo com absolutamente tudo que vc disse, principalmente o final, pra quem achava que Matrix tinham os efeitos mais surpreendentes Homem Aranha 3 chega a assustar

gostei muitissimo do filme, se pudesse, veria varias vezes

Anônimo disse...

Na boa, não gostei do filme!

­Redação disse...

Haahuahau!

Eu tambem não gostei do filme..

Muito "igual" aos outros..sei lá!

http://kalanguiano.blogspot.com/

Anônimo disse...

Gostei muito..efeitos legais, historia legal..mesmo sendo um heroi ele bem humano. se empolga com o sucesso..muito bom filme

Anônimo disse...

Estou ancioso à espera dessa mega-produção... Mas eu tenho um pekeno problema: moro in cidade pekena, e preciso esperar um pouklinho ate o aranha resolver pintar aqui...

Arthurius Maximus disse...

Já imaginava que seria um Show. Espero poder assistí-lo logo.

Messias Vilela disse...

Fala Diego! tudo bem! realmente homem aranha 3 promete... ainda não vi... mas estou louco pra ver este filme.... e depois dessa sinopse que vc postou aki estou mais ancioso ainda! muito inteligente seu blog... parabens... da uma passadinha no meu blog se der depois! abração!

http://messiasmalu-kos.zip.net

Omar disse...

Diego, assim vc me mata!!! rs

Temos, opiniões, bem, mas bem parecidas qto ao filme. rs

Na verdade, estou torcendo para vc não me acusar de plágio... hahaha...

Diego Moretto disse...

Dae galera, é isso msm. o filme é sensacional. Acho que vou ate assiti-lo de novo. Claro, pelo visto não agradou a todos, mas sempre é assim, cada um com sua opinião. E isso é que é legal... Eu fui um daqueles que acharam a trama f...: roteiro bem equilibrado, boas atuações, ótima montagem, perfeita direção e efeitos visuais que dispensa comentarios. Aconselho que corram ao cinema mais próximo e não percam o filme. este não dá para esperar o dvd, acreditem.Obrigado a todos. abs e voltem sempre!!!

Arthurius Maximus disse...

Finalmente consegui assistir. Muito bom. efeitos alucinantes.