quarta-feira, 18 de abril de 2007

O que anda acontecendo no mundo?

A pergunta acima poderia ser direcionada a diversos problemas que enfrentamos atualmente em nosso planeta. Na verdade, são tantas as mazelas, que chega até a ser egoísmo pedir clemência por uma só, mas nesta semana, nos deparamos com três trágicos acontecimentos, que se pararmos para pensar, chegamos literalmente ao fundo do poço no quesito de desumanidade.

No início da semana, fomos surpreendidos por uma chacina digna de filme de serial killer. O estudante sul-coreano Cho Seung-hui, liquidou 32 pessoas na Universidade Técnica de Virgínia, nos Estados Unidos, onde fazia o curso de letras. O crime veio acompanhado por uma onda de indignação por parte dos americanos e do mundo inteiro, inconformados com tal tragédia.

Mesmo abalados com o acontecimento na Virgínia, nós brasileiros, fomos surpreendidos por uma agonizante troca de tiros entre traficantes e policiais no Morro da Mineira, Zona Norte do Rio. Não seria surpresa para nós tal eventualidade, mas a desta terça-feira (17), deixou nada mais do que 13 mortos, 3 inocentes feridos e 11 presos. A população local, apesar de acostumada com as ações, ficou perplexa com tamanha barbárie, visto que o tiroteio aconteceu em plena manhã, em uma rua movimentada.

E para quem pensava que já haviam acontecido desastres demais no mundo para uma semana, nesta quarta, mais de 200 pessoas foram mortas em mais um conflito no Iraque. Entre os mortos, civis, para variar. Cinco carros bombas foram explodidos logo após o primeiro-ministro do Iraque, Nuri Al Maliki, dizer que até o final do ano substituirá todas as tropas estrangeiras do controle do país.

Em três dias, aconteceram três tragédias seguidas pelo mundo. Analisando um pouco o caso do jovem assassino Cho, por todas as matérias passadas na mídia e pelo vídeo que o próprio mandou a um canal de tv americano, foi um crime que dava para ter sido impedido. O estudante tem um histórico de distúrbios, que qualquer especialista poderia perceber. Sim, especialistas, mas há pouco menos de dois anos, o jovem Cho foi mandado à uma clínica para doentes mentais. O que será o que fez sair? Sendo que em laudo médico, há afirmação de transtorno mental? Na escola, o garoto já havia aprontado das suas, e em redações e formas de comportamento, já demonstrava atitudes que poderiam leva-lo a cometer a barbárie. “Vocês vandalizaram meu coração, rasgaram minha alma e queimaram minha consciência. Vocês achavam que era um garoto patético que vocês estavam extinguindo. Graças a vocês, eu morri. Como Jesus Cristo, para inspirar gerações de pessoas fracas e indefesas.”, disse Cho em um dos vídeos mandados à TV. Nada evidencia o acontecido, mas verdade seja dita: boa parte da perturbação se deu pelo fato do isolamento que o rapaz sofria por parte dos seus colegas. Atitudes xenofóbicas, sempre estiveram presentes entre jovens americanos, e pelo que o assassino relata nos vídeos e nas cartas, essa foi uma das principais razões do ato irracional.

Aliás, falando em irracionalidade, o que será que passou na mente daqueles policiais ao trocar tiros com bandidos em plena manhã? Bom, decerto que eles estavam fazendo o trabalho, mas um mínimo de planejamento é bem vindo. A empregada doméstica identificada como Luciane, ficou – junto ao marido e a filha de 6 anos-, deitada no meio da rua, entre o fogo cruzado. Após o tiroteio ela desabafa: “Passei o maior sufoco”. Moradores do local, afirmam que isto já é de praxe naquela rua, visto que ela se localiza entre duas favelas, mas contestam que nunca viram algo como foi a manhã de terça. “Está todo mundo traumatizado”, disse uma moradora vizinha de Luciene.

Bom, do Iraque faltam palavras para falar. Já chegou ao precipício. Pelo visto, não houve participação das tropas americanas no incidente, mas ainda é bem válida a idéia que Bush retire o mais rápido o possível as tropas de lá. Chega a ser ridículo, e ainda mais ridículo é usarem o nome de um ser superior para contestar as ações mortais.

Como puderam ver, esta semana vai entrar para a história marcada de sangue inocente. Chegamos a um ponto, onde a violência está em toda parte. Nas ruas, bancos, universidade, escolas....em tudo. E infelizmente, somos obrigados a aceitar conviver com isso. O que podemos fazer é pouco. Não podemos ficar a espreita de mais mortes. Em um trabalho que deve ser mantido e realizado em conjunto no mundo todo. Educando desde cedo para colher os frutos do amanha. Talvez não consigamos nunca acabar com a barbárie, mas devemos lutar para pelo menos diminui-la. Sangue inocente não pode mais ser derramado em vão...

41 comentários:

Tarzan ® disse...

O que anda acontecendo no mundo é simples. já virou banalidade a violência. Ninguém ta nem aí com isso e é cada um por si.
A midia usa tanto esse tipo de noticia q as pessoas olham pra isso como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Esse caso mesmo dos EUA não é a primeira vez, mais duas dessas e nem noticia dá.
E lá qualquer maluco pode comprar arma no supermercado.

Já vivemos numa guerra civil e a maioria não percebeu isso ainda. PRINCIPALMENTE NOSSOS GOVERNANTES.

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Anônimo disse...

E meu amigo a violencia nesse mundo ja tomou conta

aqui no brasil mesmo termos minimo arrastodo em carro dezenas d pessoas morrendo por bala perdida etc

o brasil e o mundo a violencias ja tormou conta


gostei dos teo posts legal

visitaiii

http://blog-do-rato.zip.net/
http://blog-do-rato.zip.net/

Elza disse...

é incrivel o rumo que as maldades tomam aqui no brasil.
não sei até onde isso vai, espero que não muito além pois o que vemos por ai é horrivel.
=]

Unknown disse...

Interessante foi a diferença que dois casos igualmente bárbaros tiveram: o tiroteio entre traficantes e polícia no Rio e o massacre em Virginia Tech. Enquanto um causou indignação por todo o mundo, o outro foi encarado como um fato quase cotidiano, banal.

­Redação disse...

Tarzan, disse tudo. Não tem explicação, infelizmente, esse é o nosso país.

http://kalanguiano.blogspot.com/
http://kalanguiano.blogspot.com/

Anônimo disse...

Enquando a População egoísta perde seu tempo para tirar a vida dos outros ou para infernizar ou distruir o que já não se tem..Enquando os governos não enxengam nada além do seu umbigo ou suas galinhas de ovos de ouro(AS GUERRAS) o mundo vai ficando sem aguá, oxigênio, sem vida...Tudo pq ninguém consegue Ver o que realmente importa e o que esta acontecendo!

Otimo post!

Climão Tahiti disse...

Assim é o mundo, e seu fim.

Nas outras vezes em que o ser humano passou por colapsos, a civilização ruiu e demos lugar a tempos feudais... Só que nessa época tínhamos pra onde ir.

E agora?

Tiagho Diniz. disse...

Puta foto essa.

O que acontece no mundo?
Respondo: O que sempre aconteceu só que com o detalhe que hj existe o jornal nacional e a Cnn...


Como sempre seu blog é duca rapaz!

Hey, Jhony Park disse...

simples e direta, essa e a realidade. fatos como esse comovem toda poulação!!

R Lima disse...

Será q ainda pode piorar??/

@laranjudo disse...

infelizmente, já tá dando medo de andar na rua...

tá foda...

e eu tive pena do tal Cho..
o homem é produto do meio, e as vezes o meio faz com que o homem seja horroropéssimo.

Elza disse...

Oi diego, é o que se passa comigo sim, mas tenho esperaça que logo melhorará.

obriga, bom fim de semna.
=]

Fernando Teixeira disse...

O que anda acontecendo no mundo? Fácil, quase a mesma coisa que sempre aconteceu!

Nós adoramos ver cegamente a nossa época e colocala na linha do tempo, na historia da humanidade, como o periodo mais violento. Mas isso não é verdade. Certamente em dados comparativos poderia se encontrar um numero de mortos maior nos dias de hoje do que nos passado, mas se formos avaliar a população mundial está cada vez maior o que equilibraria estes numeros.

A violência e Guerra está no gene do ser humano. Nos tempos antigos Caio Júlio Cezar foi como Bush. Invadiu a Gália e o restante da europa em busca de poder e dinheiro. Grandes líderes invadiam tribos ou violarejos vizinhos, matando centenas de pessoas a cada atraque e pilhando todos os bens. Pessoas também passavam tanta fome como se passa hoje la na africa.

A espectativa de vida era muito menor. Algo em torno dos 40 anos. A historia da humanidade sempre foi assim, cercada de violência e agressões. Na idade média se falava a mesma coisa que se diz hoje, que o mundo ia acabar. A inquisição na cola de todo mundo matando e torturando qualquer que fosse dado como herege. O fim estava mais que anunciado. Até que chega o iluminismo, e a luz ilumina uma nova prespectiva.

Temos entao Hitler, Mao, Stalin, Lenin, Trotsky entre outros.

A matança acreditem, ja foi muito pior!

O problema atual é de cultura. Exite algo que glamuriza o bandido. Que passa da bandidagem para o heroismo. Os filmes (sobretudo brasileiros) usam muito esta temática. É o que ocorre no Rio. Os meninos da favela querem lutar contra a policia, é um odio instaurado, o desejo deles é ser bandido mesmo!

obvio que temos que lutar cada vez mais para melhorar o mundo da melhor maneira possivel, mas nao podemos nos enganar e pensar que vivemos na pior epoca de todas. Hoje pelo menos podemos ser um fora do grupo, nao estamos presos a amarras e temos total liberdade de PENSAMENTO!

Fernando Teixeira disse...

Ah, publiquei outra cronica no www.objecoes.blogspot.com

Marcelo Silva disse...

eh triste ver tudo acontecendo ao mesmo tempo, tantas barbaridades assim...o mundo parece nao ter mais soluçao...

o pior foi o video do garoto ter sido exibido numa emissora americana de sucesso, a policia de la nao gostou do acontecimento...

Anônimo disse...

A natureza humana é assim. Cobiçar o próximo e suas propriedades. Tomar o que quiser, se for mais forte e dominar o mais fraco ou matá-lo. É o mal que vive em nós.

Anônimo disse...

Realmente... Essa é a nossa realidade.Meu professor de geografia costumava dizer que brasileiros são muito desorgulhosos, todos falam das coisas ruins do Brasil e esquecem das boas, e que todos um dia sonham em sair do páis... Não ´para menos, viver no meio de tanat violência né?

=\

Tati disse...

O que anda acontecendo?!
As pessoas estão enloquecendo, e nos acostumamos a ver tudo pela TV, tomando refrigerante.

Kristiano Segovia disse...

Meu amigo, post magnifico!
parabens!

Vanessa Lee disse...

A violência foi banalizada! Na verade as pessoas estão anestesiadas. A menos que ocorra algo com os seus, a pessoa acha uma pena, mas não se sensibiliza mais.

Cláudia Tostes disse...

Otimo blog de notícias!
muito bem escrito!
abraço!

Fernando Teixeira disse...

Bom, tudo bem, estou voltando aqui!
só para polemizar hehehhe!

o seguinte, o que ta acontecendo sempre aconteceu...não é pq é banzalizado ou porque é novo. SEMPRE FOI ASSIM! Claro, so pq foi sempre assim nao se justifica nem quer dizer que é certo. Porém, a pergunta nao deveria ser o que esta acontecendo? Mas sim, o que eu estou fazendo?

Pelas minhas pesquisas quando pergunto para alguem se gosta de politica, 70% das respostas são: Detesto politica, politico é tudo ladrão.

politico rouba, mas ele tem uma função "secundaria" que é votar, propor e criar leis para o país.

Alguem ja parou pra pensar que a politica começa em nós?

Sei que é muito manjada essa minha maxima, mas a minha parte eu faço, nao fico so falando sobre o mundo e sobre causas sociais sem embasamento e no achismo. Eu dedico meu tempo para aprender sobre isso, e so quando a maioria das pessoas tiverm o prazer de observar o mundo politico e propror algo de concreto...ah, a coisa muda de figura!

Mas infelizmente deixamos a responsabilidade "pros governantes" e não para nós...é bom viver na ignorancia!

Anônimo disse...

Pois é, primeiramente parabenizando vc pelo post feito, muito bom...

Infelizmente essa é nossa realidade... espero q algum dia issu acabe, mas achu um pouco dificil pois o mundo está cada vez mais capitalista, todo mundo quer ganhar, mesmo q para issu tenha q passar por cima de inocentes...

­Redação disse...

Fernando Teixeira,

Eu mesmo não gosto de politica, pra mim são todos ladrão, e corruptos, mas igual eu falei na hora que eles querem ser eficiente, eles conseguem.

Isso mostra a arrecadção de impostos que bateu o recorde no mês passado!

Cidadão ³ disse...

Acredito que a violência reflita apenas a falta de capacidade humana de raciocinar, ou o excesso dela.

É triste, é triste.

Anônimo disse...

Se for analizar friamente.

1º. O garoto Cho.
A culpa seria de quem? Acredito que dá própria sociedade norte-americana. Se não o ignorassem tanto ou pelo menos não o reibaixassem tanto, capaz que ele não tivesse matado 33 pessoas.

2º. Caso do Rio.
As drogas movem o mundo, assim como o açúcar uma vez moveu, e muita gente morreu por causa dele. Agora a droga é outra que, também, enche o bolso de pessoas não muito idôneas da nossa federação. Cruel, porém...

3º. Caso do Iraque.
Depois que os EUA invadiram, parece que mais gente morreu do que antes. Posso estar louco, mas culpa deles.

Realmente, estamos caminhando para um mundo cada vez mais complicado e intrigante na caracteristica sociológica.

Bom, que fique bem claro, são minhas opiniões. Se estão certas ou erradas, pouco importa, mas se não fizermos questionamentos, o que será da nossa sociedade como um todo?

Abraços

thiago disse...

Acho que a violência sempre esteve aí... Mas hoje ela chega bem mais rápido aos nossos olhos, nossos ouvidos e nossas mãos. Mas continuamos pacatos e imóveis, assistindo. Seremos sempre telespectadores de um longa sobre a violência... até que ela aconteça na nossa vida.
Parabéns pelo blog, espero que suas palavras cheguem a muitos jovens.

gaspar cearamor disse...

é triste a capacidade das pessoas para fazer o mal

Anônimo disse...

O ser humano era algo que se podia dizer racional, mas vejo que alguns seres nao evoluiram, e continuam como nossos antepassados, algo a declarar?! Sim.. muito bom teu blog

André disse...

Com tanta desgraça, o risco é que passamos a nos acostumar com notícias tão drásticas, como ocorrem com os tiroteios nas favelas do Rio e os carros-bomba em Bagdá. Agora, também esse fenômeno que se torna mais e mais recorrente das matanças em escolas dos EUA.

Anônimo disse...

Nossa, muiiiiiiiito sangue inocente!!! Todos os dias!! Não há o que dizer.... Não dá nem mais pra lamentar.... Não estamos nem mais chocados... O mundo parece se acostumar com essas cenas...

(www.pollyok2.zip.net)

Henrique Fogli disse...

Trageidas como essa na Virginia me fazem pensar se nao valeria a pena o governo criar uma politica de incentivo ao suicidio...

Anônimo disse...

Muito bacana o seu post. Reflexões que não param de ocorrer e ações que nunca acontecem.

Abraços!

P. Florindo disse...

A violência está tão presente na vida das pessoas que um morte ali, uma morte lá, não faz diferença nenhuma.

Os crimes que chocam mesmo as pessoas são aqueles filmes bárbaros, como os de filme de terror. É o caso do menino João Hélio. Mas essas coisas vão sendo esquecidas e as pessoas não se mobilizam.

Enquanto isso, o governo não toma nenhuma atitude além de lamentar os fatos...

Diego Moretto disse...

HOHOHO, 34 comentários? Putz cara, que felicidade.hehehe.

Bom, uma semana após tudo aquilo ter acontecido, hoje não se tem mais noticias sobre tais tragédias. Esta é a mídia... Analisando por um todo, o estudante Cho tambem foi vítima. Claro, nada justifica a ação horrivel, mas já esta provado que o jovem assassino sofreu com bullying, ou seja, humilhações frequentes por parte de seus colegas de escola. Foi um retrato cruel e vingativo de uma resposta escondida dentro dele há tempos. Dá-va para ter sido evitada de varias formas, a escola em si e alguams autoridades locais foram bem levianas em deixa-lo estudar lá.

A guerra no Iraque pelo visto esta longe de acabar. O EUA chegou a um ponto que se abandonarem o país vai ser pior (assunto para um próximo post), havera mais matanças e fara o Iraque definitivamente ser o responsável por uma guerra q se estendera pelo seus vizinhos, com uma probabilidade de se tornar mundial.Infelizmente...

A guerra no Brasil, não foge muito desses padrões não. Não se tem nada de concreto sobre como combate-la, chegamos a um ponto, onde não se tem mais saída. É triste, como disse um amigo aí, temos muito medo de sair de nossas casas para dar uma volta...caso triste este o nosso. Pegando um gancho num comentario, nem sair mais do país esta sendo uma forma de segurança. É só abrirmos um jornal na perte MUNDO e ler...um caos.

Mas apesar disso, temos de aceitar a ideia que isto tudo não é novidade, como disse o Fernando. Tambem era assim antigamente. De formas diferentes de violencia, mas causando o mesmo ou um maior total de mortes. O problemas que somos um mundo mais inteligente sim, mais desenvolvido, por isso que ficamos tão perplexos diante tais acontecimentos.

Na verdade, eu espero pelo pior. não sou pessimista não, só realista. Obrigado a todos pelos comentários e voltem sempre. grande abraço!

Chantinon disse...

Diego... pode não haver noticias de dragédias na TV, mas a cada segundo tem uma ocorrendo em lugares que nem a imprensa vai.
A Africa e Asia, fora o interior da Russia são lugares extremamente pobres, onde a falta de atitudes politicas globais mata tanta gente que ninguém ainda revelou os números.

Anônimo disse...

meus amigos o mundo ja se tornou um filme de terro ñ temos mais segurançaem lugar nenhum vocês ñ virão o caso eloá ela foi morta em sua propia casa nem em casa estamos segurou acho que a culpa disso tudo é dos governantes pq so eles podem acaba com isso e quem foi que disse que eles estão ai eles ñ estão nem ai sabe pq pq ñ é a mãe dele muito menos a filha ou o filho é eu queria tanto que um dia chegasse a noticia qeu tudo melhorou o mundo ja se tornou mundo de guerra nas familias menos favorecidas vê violencia ja normal e nas outras alguem ja parou pra nsar? ñ meus amigo acho que aqui so tem jeito so na outra vida.......

Anônimo disse...

meus amigos o mundo ja se tornou um filme de terro ñ temos mais segurançaem lugar nenhum vocês ñ virão o caso eloá ela foi morta em sua propia casa nem em casa estamos segurou acho que a culpa disso tudo é dos governantes pq so eles podem acaba com isso e quem foi que disse que eles estão ai eles ñ estão nem ai sabe pq pq ñ é a mãe dele muito menos a filha ou o filho é eu queria tanto que um dia chegasse a noticia qeu tudo melhorou o mundo ja se tornou mundo de guerra nas familias menos favorecidas vê violencia ja normal e nas outras alguem ja parou pra nsar? ñ meus amigo acho que aqui so tem jeito so na outra vida.......

Anônimo disse...

meus amigos o mundo ja se tornou um filme de terro ñ temos mais segurançaem lugar nenhum vocês ñ virão o caso eloá ela foi morta em sua propia casa nem em casa estamos segurou acho que a culpa disso tudo é dos governantes pq so eles podem acaba com isso e quem foi que disse que eles estão ai eles ñ estão nem ai sabe pq pq ñ é a mãe dele muito menos a filha ou o filho é eu queria tanto que um dia chegasse a noticia qeu tudo melhorou o mundo ja se tornou mundo de guerra nas familias menos favorecidas vê violencia ja normal e nas outras alguem ja parou pra nsar? ñ meus amigo acho que aqui so tem jeito so na outra vida.......

Anônimo disse...

meus amigos o mundo ja se tornou um filme de terro ñ temos mais segurançaem lugar nenhum vocês ñ virão o caso eloá ela foi morta em sua propia casa nem em casa estamos segurou acho que a culpa disso tudo é dos governantes pq so eles podem acaba com isso e quem foi que disse que eles estão ai eles ñ estão nem ai sabe pq pq ñ é a mãe dele muito menos a filha ou o filho é eu queria tanto que um dia chegasse a noticia qeu tudo melhorou o mundo ja se tornou mundo de guerra nas familias menos favorecidas vê violencia ja normal e nas outras alguem ja parou pra nsar? ñ meus amigo acho que aqui so tem jeito so na outra vida.......

Anônimo disse...

meus amigos o mundo ja se tornou um filme de terro ñ temos mais segurançaem lugar nenhum vocês ñ virão o caso eloá ela foi morta em sua propia casa nem em casa estamos segurou acho que a culpa disso tudo é dos governantes pq so eles podem acaba com isso e quem foi que disse que eles estão ai eles ñ estão nem ai sabe pq pq ñ é a mãe dele muito menos a filha ou o filho é eu queria tanto que um dia chegasse a noticia qeu tudo melhorou o mundo ja se tornou mundo de guerra nas familias menos favorecidas vê violencia ja normal e nas outras alguem ja parou pra nsar? ñ meus amigo acho que aqui so tem jeito so na outra vida.......