quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Nem tudo está perdido na Educação, temos um herói:João Francisco Ferreira de Souza


O clichê de que em Universidades federais e estaduais, passam apenas alunos pró-vindos de escolas particulares (sendo que deveria ser o contrário), foi quebrado na última semana, quando uma das universidades mais concorridas do país liberou a lista dos aprovados no árduo vestibular da UNICAMP.

O estudante João Francisco Ferreira de Souza, 17, conquistou o 1º lugar geral, com uma totalidade ótima de 759,57 pontos. Além da UNICAMP, João também passou em mais quatro faculdades públicas (Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)), e provou assim que objetivo, dedicação e força de vontade podem ultrapassar quaisquer obstáculos.

O estudante cursou o Ensino Médio no colégio Militar de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e nunca, em toda vida, fez um cursinho ou estudou em uma escola particular. O colégio militar tem fama de ser uma escola muito boa, que tem excelentes alunos; talvez devido ao caráter de disciplina que adotam no ensino, por ser um colégio militar, mas sem tirar o mérito de que a escola é pública.

Assim, é um tanto difícil de se entender, por qual motivo a maioria esmagadora das escolas publicas brasileiras tem um ensino tão ruim. Decerto que colégios militares ou de ensino tecnológico (CEFETs) funcionam de maneiras diferentes, mas será que a metodologia de ensino destas escolas é tão difícil assim de ser seguidas? O presidente Lula, ao invés de ficar divulgando planos surreais de crescimento econômico, podia investir mais em, certeiros, planos para a educação brasileira, seguindo o exemplo de países como a Coréia do Sul, que fez da educação sua principal meta de crescimento e hoje figura com um ótimo resultado. Para que assim João Francisco Ferreira de Souza não seja apenas um exemplo excluído de uma terrível realidade de nosso país.

0 comentários: