segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness)

Um filme que teve tudo desfavorável: escolha do ator, drama clichê, roteiro normal e alguns milhões de dólares que poderiam se tornar desperdiçados. No entanto, o que vimos foi uma reviravolta surpreendente. Á Procura da Felicidade tornou-se um filme forte e que nos alivia e conforta, pois atualmente - com exceção das animações -, é difícil um filme ao qual toda família possa assistir, se emocionar e ainda levar uma lição de moral, que serve tanto para os pais, quanto para os filhos.

[SINOPSE] Em "À Procura da Felicidade" (The Pursuit of Happyness), Chris Gardner (Will Smith, de "Eu, Robô", "Bad Boys 1 e 2") é um homem de família lutando para sobreviver. Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) está constantemente sobre uma forte pressão financeira. Sem condições de suportar a situação, ela relutantemente decide partir. Chris, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor. Ele ingressa como estagiário numa grande importante corretora de ações, e apesar de não haver salário, ele aceita, na esperança de no final do programa conseguir um emprego e um futuro promissor. Sem apoio financeiro, Chris e seu filho são despejados de seu apartamento e logo são forçados a dormir em abrigos, estações de ônibus, banheiros e onde quer que possam achar refúgio durante a noite.Apesar dos problemas, Chris continua a honrar seu compromisso como um pai amoroso e afetuoso, usando a afeição e a confiança que seu filho depositou nele para superar os obstáculos que encontra. O filme é dirigido por Gabriele Muccino (de "O Último Beijo") e com roteiro de Steve Conrad (de "O Sol de Cada Manhã"). Originalmente exibido em janeiro/2006 no programa da ABC 20/20, o caso virou livro e começou logo a ser disputado por estúdios, ávidos por uma boa trama edificante e dramática de self-made-man. A Columbia levou. No elenco, Smith será Gardner. Jaden Smith, o seu filho na vida real de sete anos com Jada Pinkett Smith (de "Matrix Reloaded"), fará sua estréia no cinema. Química na tela é que não vai faltar. Apesar de ser seu primeiro trabalho em filme, o garoto já participou da série de "TV All of Us". A bela Thandie Newton (de "Crash - No Limite", "Missão: Impossível 2" e "A Batalha de Riddick") faz a esposa que o abandona. A grafia do título parece ser incorreta propositalmente. Ele é realmente é Happyness (e não “Happiness”).

O filme marca a estréia do diretor italiano, Gabriele Muccino, nas produções norte-americanas. Acreditem, não foi com maestria. Apesar de o filme ser uma boa pedida para um final de semana em família, é indiscutível a quantidade de demagogias que o envolvem. O roteiro (basicamente comum) se sobressai devido a sensibilidade que o diretor retrata o filme; no entanto, os clichês o rodeiam por um todo, principalmente se tratando das lições de moral que o roteiro comum tenta nos passar.

O que mais se sobressai no filme, é sem dúvida as ótimas atuações de Will Smith e seu filho (foto)– também na vida real-, Jaden Smith, que criam uma belíssima química (pai e filho certo?), e se tornam o ponto alto do filme. Aliás, não estranhe se também aplaudir a atuação dramática de Smith, ela é realmente muito boa, mereceram as indicações para o Globo de Ouro e o Oscar.

Á Procura da Felicidade é sensível e belo. Passa as mesmas lições que todos os filmes do gênero tentam passar, mas com competência. Têm muitos erros, por isso a nota não tão alta. A recomendação é que se for ver no cinema, vá com a família, ou acompanhado por quem quer que seja. Sozinho não é uma boa pedida. Se for o caso, espere chegar o dvd.
NOTA: 8.5

0 comentários: