quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Não falta só um dedo. Mas olhos, ouvidos e comprometimento! [2]

Em um discurso em um outro evento de inauguração, agora em Pernambuco, o excelentíssimo presidente Lula, resolveu apontar suas perspectivas de futuro para o Brasil.

Com o relatório estatístico publicado recentemente pelo IBGE e que apontava que o crescimento do PIB em 2006 foi de apenas 2, 9%, Lula mostrou-se apático com o resultado e salientou: "O fato de o PIB ter crescido 2,9% é um número maior do que aquele que os analistas previam, menor que aquele que eu desejo e menor do que o Brasil deseja. Agora, é importante lembrar que nós só podemos falar de crescimento hoje porque a economia brasileira está arrumada", disse. Ainda enfatizando o PIB, o presidente parece descontente com o apoio dos brasileiros em seu atual mandato, e aproveitando a oportunidade, clama seu mais novo projeto de aceleração, o PAC (ainda em fase de construção): “O PIB vai crescer na medida que a gente crie uma dinâmica no país, que as pessoas acreditem nas coisas que estão sendo feitas”, completou Lula.

Aproveitando o gancho, o presidente vangloria o atual momento da economia brasileira e diz que este é o momento para se colocar as estratégias de crescimento em ação: "O Brasil assume agora a responsabilidade de fazer do crescimento a mola mestra pela qual as outras coisas irão acontecer no nosso país. As condições estão dadas: o Brasil está preparado, a confiança do mundo empresarial é muito grande, a disposição do governo de fazer todas as coisas possíveis para atrair investimentos será concretizada", planeja Lula.

O presidente ainda discursou sobre a violência no país, mostrando-se preocupado, mas perdido com um problema deprimente como esse. Assim, disse não haver culpados: “A questão da segurança é uma questão que hoje não tem um culpado, não tem dono, nem tem um inocente. Acho que todos nós, governantes e não-governantes, temos uma parcela de culpa”. E ainda completa: "É preciso que assumamos a responsabilidade, não apenas enquanto prefeito, governo estadual, governo federal, mas enquanto sociedade brasileira. Precisamos encontrar soluções para evitar que o Brasil continue a ser visto nas páginas dos jornais como um país que tem muita violência", afirma.

Questionado sobre quais seriam as soluções para resolver a mazela, Lula diz: “A questão da violência não será resolvida apenas com o aumento da quantidade de policiais ou presídios. Sem investimentos em educação, com a formação profissional da juventude, e sem a possibilidade de ter emprego, esse problema só tende a crescer, e não a diminuir", destaca o presidente.

Infelizmente, tal discurso do presidente, mostrou-o fraco diante tantos problemas. Concordo quando diz que para um crescimento satisfatório, precisa-se da união e do apoio de todos os brasileiros. Mas como a sociedade vai apoiar planos sem base? O projeto do PAC poderia ser uma boa, mas precisaria de um estudo sucinto em cima dele, e não apenas do presidente e seus subordinados, mas de todos integrantes do Estado. O PAC, mesmo sendo um projeto econômico, engloba o país por um todo, mas os problemas do Norte do país, são diferentes do Centro-oeste. Tem-se de verificar isso também.

O problema da violência, que hoje esta sendo algo extremamente debatido em todo o país, teve pouca clareza no discurso de Lula. Todos sabemos que projetos na educação e a diminuição do desemprego acarretarão em uma diminuição na criminalidade. O que realmente queremos, são os projetos em ação, ou pelo menos divulgados pelo presidente. A forma que Lula está se posicionando diante os problemas do país, está soando como apenas promessas, o que realmente é prejudicial à sua imagem de presidente.

E o pior disso tudo, é a passividade com que Lula se encontra, demonstrada por ele mesmo no discurso: “Eu é que decido o dia, a hora e quando fazer. Estou muito tranqüilo. Penso que poucas vezes na história o presidente trabalhou sem pressão como eu tenho trabalhado”, disse ele se referindo a si próprio, e completa: “A minha equipe é ganhadora. Você acha que um time que foi campeão ou uma escola de samba que foi campeã tem vontade de mudar sua direção? Eu não tenho nenhuma preocupação de mudar o governo. Não tenho pressa, não tenho pressão, não tem espaço na minha cabeça”, referindo-se a demorada realização da reforma ministerial. Assim, o que nos resta é criticar. Não sei em que parte de seu mandato antigo e novo Lula teve uma equipe verdadeiramente “ganhadora”. Uma das poucas coisas que aprecio no presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é a força com que encara (erradamente, mas...) certos problemas de seu país. E isto falta em Lula. Um punho forte para comandar um gigante como é o Brasil.


"Não falta só um dedo. Mas olhos, ouvidos e comprometimento!" [1]
Blog do Fernando Teixeira
Link> http://fernando-teixeira.blogspot.com/ <

15 comentários:

Henrique Fogli disse...

Tanto tempo querendo chegar no poder, quando chegou não soube o que fazer...

É triste...

Lazy Liquid disse...

Continuo achando que ele botou todos os outros presidentes anteriores no bolso. Em especial o FDP do FHC.

Fernando disse...

o lula só me decpciona
é triste
aliás a equipe dele só me decpciona, porque se fosse ele realmente que fisesse alguma coisa estavamos ralados!

Unknown disse...

Bacana o Blog, essa reportagem foi bem esclarecedora. Lula não esta conseguindo o que queria, não mesmo.

Jeffmanji disse...

Por... pq tanto resentimento com o nosso presidente, cara?

Tá certo q ele num tá sendo o q a gente esperava, mas com certeza, está sendo o melhor presidente q eu vejo desde q eu me entendo por gente (e vc tb, confesse...). Ou vc prefere Sarney, Collor, Itamar ou FHC??

Pena qu muita coisa nesse pais não depende só dele, e sim da cprja q está lá no congresso...

Abraço! Obrigado pelo comentário lá no blog!

Descharth disse...

Entre tapas e beijos... Eis o resumo da relação LULA POVO.
é indiscutível a melhoria para o povo no governo lula, mas também é clara a revolta popular pelo fato de todos termos acreditado que ele faria mais ... muito mais.
O povo com a barriga um pouco menos roncante se mostra decepcionado com o fanhoso presidente, que quando mero líder desempregado pregava que o país era de uma riqueza absurdamente mal explorada e quando presidente afirma que tem que ter calma pra explorar a riqueza nacional.
Inerte,acomodado e covarde,assim é o presidente do Brasil.PAC que pariu!!!!!!!!

Leandro Luz disse...

Paesar de tudo, é um dos menos piores, por incrivel que pareça

Wagner disse...

esse "crescimento economico" não chega a quem realmente deveria chegar: a população brasileira.

Guilherme Gomes Ferreira disse...

Diego, vc tem uma opinião bem critica e real das coisas! Muito legal teu post, não conseguiria falar de politica tão bem, e com tanta ênfase. Só o que sei é que o Lula é um cretino, um idiota ignorante e eu o odeio bléééééé

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
rsrsrs

Parabéns cara! Serio, o melhor port sobre politica com opinião forte que eu já li. Valeu!

Diego Moretto disse...

Há galera, é disso mesmo que gosto nos meus comentários: diversidade de opiniões. Bom, não queria que pensassem que sou um camarada da direita fixionado para ver Lula fora da presidência (apesar de achar que seria uma boa...). A minha crítica se se deve ao fato do nosso presidente não parecer um presidente. Declarações absurdas (quando não ilusórias...), planos mal-planejados e fracassados e um acomodamento irritante, faz de nosso presidente um deslocado na política brasileira. Também é o melhor desde que me dou por gente... fez alguns projetos interessantes, ou melhor dizendo, bons à curto prazo. Lula teve sorte (e azar) de trabalhar com algumas pessoas brilhantes. Nenhuma idéia ou projeto foi feito por ele só, isso todos sabem. A meu ver, a presidencia de Lula é um efeite. Quem deveria ser mesmo vanglorizado foram os autores dos projetos, alguns ministros e tal. Outro ponto fraco do governo Lula é a falta de punho forte para comandar certos assuntos. Neste meu último artigo, fica claro que ele tá totalmente perdido diante tantos problemas. Aí vem mais declarações absurdas. E o pior que não ha palavra mais digna de ser usada como esta: Absurda. (lembram da declaração de Lula diante a diminuição da maioridade penal? acreditem, foi Lula que disse aquilo tudo...). Bom, é isso. Espero ter esclarecido tudo. Vlw pelos comentários e Gui, obrigado pelos elogios....hehehehehe.

Lazy Liquid disse...

Valew pelo comentário e também pelo elogio quanto ao layout.

Cara, vc já está no blogger beta. Meio caminho andado.

Agora é escolher o template de sua preferência e PERSONALIZAR a aparência dele.

Minha sugestão é utilizar bastante a opção de HTML/JAVA para inserir novas funcionalidades e etc...

No caso do meu, quero inserir feeds de algum site de responsa para atualizar notícias em real time.

No seu caso, acho que nem sería o caso de mudar de template, pq esse é leve e dá pra deixar bonito também. Basta inserir as funcionalidades e tal.

Amanda Gasparetto disse...

Valeu pelo comentário...volte sempre...xD. Muitas pessoas gostaram do trabalho dessa banda...fico feliz...continue dando sua opinião e pedindo clipes, letras e biografias. BJO!

Amanda Gasparetto disse...

Opa...esqueci de me identificar...

www.musicstyle.zip.net

João Antônio disse...

Minha tendência é esquerdista, mas meus conceitos não partidários. Enfim, e uainda continuo achando que o governo Lula está sendo beem melhor do que outros governos. A sociedade não quer ver que em determinados momentos ele governa sozinho. Não tem o total apoio de quem está do seu "lado".
Não podemos destruir a imagem por um ou outro ato, prefiro ver por um todo.
Gostei do blog

Łαυяιинα disse...

nem tem o que falar desse blog q afinal é otimo por seus assuntos, sua livre expressão de ideias, a respeito do que aconteceu com a pequena menina q foi brutalmente morta por um pedreiro nem tem palavras pois isso nos revolta a tal ponto que até sentimos o sofrimento q essa pequenha criança tenha passado, mas fazer o que se cada vez mas a impunidade nesse pais está sem controle e exatamente os governates não fazem nada para a melhoria e o bem-estar de toda a sua população, acho q issu vai demorar um pouco para acontecer mas quando acontecer vai ser tarde de mais... bom vou ficandu por aqui, muitos beijosss a você.