sábado, 10 de fevereiro de 2007

Dreamgirls Vs. Antônia


Estreou ontem nos cinemas o filme nacional “Antônia”, que expõe a história de quatro talentosas cantoras da periferia paulistana, que buscam a fama no mundo da música com seu grupo de Black Music, atitude quase improvável, devido a tantas barreiras e preconceitos que o grupo enfrenta.

O filme de Tata Amaral se destaca pelo realismo com que se segue o longa por inteiro: das imagens aos atores. A fotografia da Vila Brazilândia, misturado com as improvisações perfeitas dos personagens, quase torna o filme de ficção em um documentário, tamanho realismo. Quem acompanhou a série “Antônia” e sempre ficava se perguntando por quais motivos Barbarah (Leilah Moreno) foi presa, ou porquê Preta (Negra Li) foi morar com a mãe, deve ir correndo ao cinema mais próximo, pois a história do filme é justamente à que antecede a da série.

Em contrapartida, temos o hollywoodiano “Dreamgirls”, que é basicamente um “Antônia” mais elegante. A história da trajetória de jovens cantoras em busca da fama, também se repete no filme. A diferença se dá na dramatização forte que se segue em Dreamgirls, recheada de clichês. A história do filme basicamente se dá no que o cenário musical parecia pedir na época (Detroit, década de 60), ou seja, além do talento, beleza era fundamental... O ponto alto do filme se dá nos alter-egos que se formam devido as exigências do mercado, além de aplaudíveis atuações.

A comparação que se dá, é que “Antônia” se sai melhor do que “Dreamgirls”. Mesmo se olhando o altíssimo orçamento do filme americano e as “babações” das críticas, o filme não traz nada de muito novo. Diferente disso, “Antônia” consegue reunir tudo o que “Dreamgirls” tem e com maestria, sem precisar de um grande orçamento. Entendam que “Dreamgirls” não é, de maneira alguma, um filme ruim. O que o torna “não tão bom” quanto “Antônia”, é o excesso de clichês que envolvem o filme, coisa que o longa de Amaral não possui.

Um dos detalhes fundamentais que fazem o filme de Tata Amaral se destacar perante o americano é a colaboração do brasileiríssimo Fernando Meirelles na produção, além uma impecável trilha sonora ( característica que o Deamgirls também tem.).

Agora é esperar para ver o resultado de Dreamgirls no Oscar e uma segunda temporada de “Antônia” na TV, para que as guerreiras Preta (Negra Li), Barbarah (Leila Moreno), Mayah (Quelynah) e Lena (Cindy) continuem nos proporcionando uma bela lição de moral junto à deliciosas vozes, que nos fazem gostar daquilo que dizemos não gostar.

2 comentários:

Uilians Uilson disse...

Adorei o post. Também gostei muito da série Antônia, pois mostra um estilo musical bastante descriminado e pouco compreendido. Não vejo a hora de ir ao cinema para ver o longa e respondida algumas dúvidas. Também escrevi um post sobre o tema no meu blog, recentemente (O hip hop ganha a cena). Gostei muito de sua página e acredito que você está no caminho certo para iniciar uma carreira jornalística de sucesso. Só com informação poderemos mudar esse país. Passe no Palavras Certas. O endereço é: http://certas.blogspot.com
Espero que goste!

Um abraço e sucesso

Uilians Santos

Diego Moretto disse...

Obrigado pelos elogios e pode ficar certo q já passei no Palavras Certas. Bom, visite sempre e comente sempre.. e não perca Antônia nem Dreamgirls no cinema, ambos são fantásticos!