quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Vigorexia: Mais uma conseqüência da ditadura da beleza (ou ditadura da morte?).

Em meio a uma sociedade em que se prega o absoluto consumismo e o narcisismo parece ser o espelho da nova geração, surgem mais doenças causadas por distúrbios psicológicos voltados ao extremo culto ao corpo. Em 2006, tais doenças, como a anorexia e a bulimia, foram bastante debatidas pela mídia, em conseqüência de tragédias como a da modelo Ana C. Reston. O exasperado desejo de se chegar ao corpo perfeito não se volta a apenas essas doenças.

A obsessão por exercícios em academias junto à uma rigorosa dieta, são fortes características da Vigorexia. Infelizmente, o assunto não é tão debatido na mídia (provavelmente esperam a morte de mais um famoso, para que comecem.), mas é mais sério do que se possa imaginar. Para se ter uma idéia, em casos de suicídios, a maior parte das vítimas são vigoréxicos (nos EUA, estimados mais de um milhão – dados 1999), e caso não morram pelo suicídio, as altas doses de anabolizantes e de suplementos tomados pelos portadores dessa doença, acabam por levá-los ao trágico fim. A vigorexia –assim como a anorexia -, tem caráter psicológico, o que faz com que a pessoa se torne dependente da própria imagem, ou seja, reluta-se em aceitar a sua condição física, mesmo que essa esteja acima do recomendável.

Infelizmente, essas doenças são mais um retrato do que o frívolo meio artístico impõe no quesito do que é saudável e belo. Mesmo o culto ao corpo (propriamente dito) tendo começado no início do séc. XX (lembram-se dos espartilhos e dos primeiros biquínis?), foi a partir da década de 90 que se começou a idolatrar a magreza. Figuras como a modelo Claudia Schiffer, foram idolatradas durante anos pelo belo corpo magro, sendo uma das precursoras deste tipo de ditadura da moda. Mesmo não tendo sido muito falada, a vigorexia, atingiu diversas celebridades como a atriz Jane Fonda e a cantora Tina Turner. Aliás, os norte-americanos e os europeus, estão no topo dos habitantes com maior número de vigorexicos no mundo.

Assim, temos mais um retrato do que um padrão de beleza pode fazer. Soluções são ditas aos montes, entretanto é bem raro ver um cartaz da americana Victoria Secret´s ou da brasileira Colcci contendo um corpo feminino com mais de 60 kg, assim como também é bem difícil assistir a um filme de pancadaria com um ator sem músculos à mostra.

A ditadura da beleza pendura em nossa sociedade, e por mais que tentamos nos opor, na maioria das vezes uma bela modelo, junto à um bom jogo de marketing, nos fazem levar o produto preterido. Somos consumistas, isso é fato, mas devemos nos controlar e evitar os exageros. Assim como disse um bom amigo meu: “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose!”.

3 comentários:

Fernando Teixeira disse...

É, tudo q é exagero faz mal...

Mas a ditadura da beleza tem seus lados positivos e negativos...

Os negativos ja foram expostos neste texto. Eles são os exageros, pessoas que por falta de acompanhamento da familia ou amigos acabam caindo na tentação e na loucra de buscar um corpo perfeito a qualquer custo... Mas isso acontece devido a falta de acompanhamento, porque conseguir um corpo perfeito de uma maneira saudável é importante...

Muitas pessoas condenam a moda e tudo isso pela ditadura da beleza..mas ao meu ver isto é valido e necessário. Vivemos em um mundo onde o nosso sistema de vida é praticamente sedentário, trabalhamos muito mais com o intelecto do q propriamente com o corpo..em contra partida temos nos alimentado cada vez piores, ingerindo cada vez mais químicos e produtos gordurosos...e nao gastamos isso! por esse lado é importante que exista a moda do corpo bonito, pois assim as pessoas passam a procurar academias para malhar, e assim melhorar sua qualidade de vida!

Mas como ocorre em tudo, tem pessoas que nao entendem a mensagem e nem o objetivo...e acabam tomando anabolizantes para atingir tamanhos musculares ainda maiores, mas isso na quase totalidade dos casos é uma carência psciologica..muitas pessoas se sentem excluidas ou algo semelhante e passam a ter corpos mais musculosos em busca de respeito e de atenção...por isso nao podemos condenar a moda por isso, pois na realidade ninguem normal godsta de um corpo extremamente musculoso ou extremamente magro, com ossos a vista

obviamente a moda da um incentivo, mas não a vejo como culpada deste processo.

Diego Moretto disse...

Pode ser bem controverso o que direi agora (gosto muito de mulheres magras...),mas mesmo o sedentarismo ter sido uma das principais características da sociedade moderna e que imagens de corpos saudaveis (digo "saudaveis") funcionem como um tipo de combate ao sedentarismo, não podemos ser tão ingenuos ao ponto de achar q os principais culpados do grande número de casos de doenças de distúrbios alimentares e psicológicos, são as próprias vítimas. Falo isso pois olho no passado. Nenhuma mulher da década de 50 gostaria de ter uma silhueta igual a da Gisele B. Uma das grandes imagens a serem seguidas eram de mulheres como Jackeline Kennedy e a inesquececível Marilyn Monroe. Marylin, se vivesse em tempos atuais, com a mesma silhueta, jamais seria considerada um ícone sexy, como ela foi. Digo isso para q acompanhe o q digo quando o assunto é a grande (sim, grande) influência da mídia nas pessoas. Evidentemente tem pessoas mais "fracas" doq outras, q pelo exagero, acabam por denegrir a própria saúde. Na minha opinião, um corpo saúdavel, tanto masculino quanto feminino, é aquele em q se é capaz de chegar sem um supremo esforço, ou seja, sem dietas absurdas e sem passar horas em um dia de academia. Em um ponto concordamos plenamente, o exagero faz mal em tudo, e em carater narcisista não seria diferente. Pode estar totalmente equivocado quanto a minha opinião, mas estamos aí para isso né? hhauhauhauhauahua.

Fernando Teixeira disse...

completaste bem...
obviamente a mídia tem uma influencia sim na moda e no comprtamento da sociedade. mas mesmo assim, o q falta é uma concientização por parte das pessoas, hoje meninas com 13 anos ja são mandadas pelas proprias mães em busca da carreira de modelo...veja só, as proprias maes ja iniciam estas meninas na carreira da moda, e consequentemente cobra delas um comprtamento "adequado" com relação a peso e alimentação.

Com relação ao corpo saudável:
Não se trata de uma pilha de musculos ou os ossos a vista...
o corpo saudável trata-se de um corpo alimentado de um forma equilibrada, mas tbm tem q ser um corpo forte...q tenha força necessaria pra aguentar uma rotina de exercicios...pois nosso corpo necessita de trabalho aerobico. Ta na biologia isso, dessa forma liberamos muitas toxinas q acumulam em nosso corpo...é necessario um desenvolvimento muscular, mas normal e natural de acordo com cada biotipo...