segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Venezuela: A Cuba do séc. XXI?

Tendo seu mandato iniciado na semana passada, e que durará por mais seis anos, o presidente venezuelano Hugo Chávez disse que vai implementar a doutrina socialista em seu atual governo. O projeto intitulado de "socialismo à venezuelana", contará com metas que ele acredita que beneficiará o país no decorrer dos anos. Nacionalização dos setores industriais (principalmente as de petróleo), controlar a oposição (censura?) e fazer com que seu mandato pendure por toda a sua vida - centralizado com maior rigor-, o poder do país em suas mãos, são alguns dos objetivos de Chávez nesse "socialismo à venezuelana".

A declaração do presidente afetou em cheio a economia de todo mundo. A Venezuela é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, e com isso o mercado petrolífero internacional teme que a nacionalização das estatais venezuelanas faça com que os preços que giram em torno desse petróleo, sofram abusos impensáveis. Depois de Chávez ter feito a declaração, em sua cerimônia de posse, as ações das industrias venezuelanas, que moviam a Bolsa de Valores de Nova York, caíram vertiginosamente, e teme-se uma crise.

Segundo reportagem do Jornal Nacional, a grande maioria da população venezuelana desacredita na possibilidade de seu país se torna uma nova Cuba. E nem poderia. A implantação da doutrina socialista em Cuba se deu em época bem diferente de nossa. Foi em plena Guerra-Fria, com um enorme apoio da União Soviética (bem forte na época) e uma população com um grande número de jovens revolucionários e esquerdistas, o que facilitava o comando do então ditador Fidel Castro. Hoje o caso é bem diferente.

Alguns intelectuais que são a favor do socialismo venezuelano, defendem que tendo Chávez como um político centrado, apaixonado pelo modo de vida cubano, e que acompanha a trajetória do país desde muito tempo - visualizando todos os erros e acertos -, fará com que essa implantação socialista siga baseada apenas nos acertos do governo de Fidel, tendo assim, uma política socialista de sucesso. Por outro lado, essa teoria soa como utópica demais. Chávez não parece ter certeza de nada do que fala, infelizmente. Apesar da firmeza e da autoridade que o presidente (mais para líder) mantém, seus discursos sobre uma Venezuela mais “vermelha, vermelhinha”, são um tanto sem propósitos.

No Brasil, a política do presidente – e amigo de Chávez – Lula diante do governo da Venezuela, se baseia na aproximação dos dois países. Se realmente acontecer de Hugo Chávez implementar o socialismo, especialistas como o cientista político Celso Lafer, garantem que o melhor a se fazer, é o Brasil se afastar da Venezuela. Mesmo a idéia de Chávez tendo agradado governos como o da Bolívia e do Equador, o Brasil não pode criar quaisquer tipos de aliança com o governo da Venezuela, caso torne socialista. Manter a identidade do Mercosul, mesmo sendo desfavorável ao que Hugo diz, ainda é a melhor opção do governo brasileiro.

Chávez já teria começado a implatação do sistema. Neste sábado (13/01), o presidente venezuelano disse que nacionalizará todo setor de energia da Venezuela. "Nós decidimos nacionalizar todo o setor energético e elétrico venezuelano, todo, absolutamente todo", disse Chávez na Assembléia Nacional. A medida, segundo o novo ministro de telecomunicações, Jesse Chacón, não afetará todo o setor, apenas a empresa norte-americana Verizon, que controla a CANTV desde a sua privatização, em 1991.

Chávez pode ser comparado ao general argentino Juan Domingo Perón, que assim como ele, por meio de políticas assistencialistas – que geram algum contentamento por parte da população-, conseguia votos em massa e se tornou preferido pela população venezuelana, que acredita que a adoção de um regime socialista pelo presidente será um ato de traição, e que por isso, é bem provável que isto não aconteça.

A verdade é que Hugo Chávez esta deslumbrado, pois Cuba parece ter dado um tanto certo. O país comandado há décadas pelo ditador Fidel Castro tem uma população pobre, mas com uma taxa de analfabetismo baixa e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) relativamente alto. Em detrimento a isso, temos a Venezuela, com uma taxa de analfabetismo bem elevada, um exorbitante número de mortalidade infantil e 47% da população vivendo abaixo do nível de pobreza, figurando assim um médio IDH. Assim, Hugo Chávez se mostra um símbolo do que muitos países da América do Sul acabam por fazer: confundir sonho com a realidade. Por ser assim, acabamos por “meter os pés pelas mãos” na maioria das vezes. Acredito que a implantação da doutrina socialista na Venezuela trará muito constrangimento a este continente, e se Chávez não mantiver o controle de seus atos perante o mundo, figurará em breve como um artista circense na política mundial, assim como já figura seu rival, o presidente americano George W. Bush.

3 comentários:

Fernando Teixeira disse...

chávez, O libertador do povo venezuelano!

huahuahuahuahauhaa...isso seria uma piada em qualquer circulo de pessoas q não estivessem segas pela doutrina marxista ou pessoas que tenham um pouco de bom senso.

Hugo chavéz é um populista...é daquelas pessoas que se apresentam como o salvador da pátria...somente ele sabe o que é bom para o povo e vai dizer como as pessoas devem fazer, que caminhos devem seguir. Isso é tipico da america latina...as pessoas acreditam q somente o esforço de alguem q veio para "libertálos" pode mudar suas vidas..mas nao o seu proprio esforço, esse não.

Chavez critica tanto o Presidente Norte Americando Bush, mas no entanto age da mesma forma, com declarações polêmicas e dizendo saber a solução de todos os problemas de seu país. Falta de humildade?

Chavez critica também a interferência (imperialismo) dos americanos nas politicas de outros países, mas isso pq são interferências da parte dos Yankees...pq ele não interfere na politica da Bolíva nem do Equador..Isso jamais! Vai ver ele prefere trocar interferência por palavras como auxilio, concelhos...vai saber O fato é q pra ele tudo vale pela causa socialista, mesmo fazer tudo aquilo q ele mesmo critica...tamanha incoerência

COm relação a cuba...Os níves la são maiores, mas claro, deve-se levra em concideração o tamanho do país, mas apesar disso as pessoas vivem na miséria, a cuba bonita é so para turistas q tem q pagar impostos enquanto visitam o país..a unica forma de sustentar a economia...o divertido é q muitos defensores de cuba dizem q ela esta como esta devido ao embargo americano, mas em contra partida são contra a alca...

vemos q o socialismo ainda sobrevive devido aos sonhos utópicos q promete, mas vive caindo em contradição...
é romântico ser socialista...

enquanto isso as pessoas acreditam q há de existir alguem q diga o q elas devem fazer e q caminhos devem seguri...eis os libertadores da america...A america latina ta cada vez mais socialista...E cada vez mais atrasada..

Eu so nao entendo uma coisa, como os paises liberais são tão mais ricos q os socialistas?

é pq o socialismo deu certo...pra meia duzia de pessoas q ganham o poder acima do povo, e que gostam tanto que o querem pra vida toda...adoram mandar nos outros, e por isso existem pessoas q gostam de ser mandadas

viva cuba, a venezuela, a chavez e a revolução!

viva a pobreza e alienação em um lider salvador, abra os olhos, mas só ele sabe onde devemos ir!

salve nosso querido chavez
amem!

Fernando Teixeira disse...

só para corrigir o grave erro...
cegas*

hehehhehe

bom devem haver outros, mas esse ta gritante!

Diego Moretto disse...

Caro Fernando, oq seria de nossa opinião sem estas "entrelinhas" dos comentários. Infelizmente so tenho o q concordar com vc, pois ja disse tudo. O deslumbramento (para não dizer ignorancia), do povo latino diante um salvador ja se tornou um problema histórico na América do Sul. E Chávez nada mais é doq um símbolo disso. Como vc disse, ele faz uma crítica pesada ao governo Bush (esse é outro, rs.), mas se esquece de q em seu país, há problemas sociais exorbitamtes, q necessitam d sua total atenção. Realmente eu pensei q o povo não o iria reelege-lo novamente (assim como nosso Lulinha), mas ve-se q um lindo e -como vc disse, rs- romantico discurso pode fazer um povo se iludir. Aliás, espero falar disso com vc, temos mais um "equivocado" em nosso belo continente. Hoje, ao assumir o cargo de novo presidente do Equador, Rafael (esqueci o sobrenome) tomou as palavras de Chávez como certas, além de proclamar de q iria seguir os passos da Argentina e q era bem provavel de acontecer um desfalque para o FMI. E o pior, junto aos presidentes da Venezuela e Bolívia, promete seguir uma doutrina anti-EUA, com o apoio mais doq diferente do no miníno pertubado presidente do Irã. Vai vir tempestade nos próximos tempos. Por enquanto o Brasil esta imune ha estes convites, mas ate quando? torço q para sempre. E espero q os sonhadores socialistas brasileiros, não vêem esta a melhor forma de nosso país seguir em frente. São outros tempos, diferentes dos propósitos Marxistas do passado. Estamos em plena era tecnologica, em pleno séc.XXI, e isso deve ser lembrado a fundo. Aliás, quem acredita q Cuba é uma maravilha de país, visite-o um dia com o propósito de insvestigar a população,para ver o "contentamento" daquele povo miserável.