terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Surpresas rodeiam lista dos indicados ao Oscar 2007


Na manhã de hoje foi divulgada a lista contendo os indicados ao maior (e mais pop) prêmio do cinema mundial, o Oscar. Apesar de várias indicações serem óbvias, surpresas mais uma vez fizeram parte da aguardada seleção de filmes.

A começar pelo “Dreamgirls”, que teve a maior quantidade de indicações (8), mesmo não levando a indicação para melhor filme. Outra surpresa foi a indicação de Leonardo Di Caprio (melhor ator) pelo filme “Diamante de Sangue”, quando todos apostavam de que ele seria indicado pelo “Os Infiltrados”. Na categoria melhor filme, “Pequena Miss Sunshine” apareceu mais como um “tapa-buraco”, escandalizando quem nunca imaginaria tal indicação para o filme – mesmo sendo merecido.

As decepções ficaram a cargo das não-indicações do casal Hollywood, Angelina Jolie e Brad Pitt, que este ano nos surpreenderam com belíssimas atuações - ela em “O Bom Pastor”, e ele em “Babel”-, e da não indicação do filme do brilhante diretor espanhol Pedro Almodóvar (Volver) na categoria Melhor filme Estrangeiro, tendo recebido apenas a indicação de Penelope Cruz como melhor atriz, pelo filme.De resto, tudo basicamente como previsto.

Agora é só aguardar. Que esta cerimônia não seja tão esdrúxula a ponto de novamente não premiar o talentoso diretor Martin Scorsese (Os Infiltrados), que parece sempre ser boicotado nas premiações, já até virando piada no meio cinematográfico. Fora essa, a premiação esta bem equilibrada, vai ser difícil fazer uma aposta certeira. Não se pode dizer que “vença o melhor” – é o Oscar lembram-se? – no entanto que a premiação se preocupe em volta-se as qualidades cinematográficas, e não ao mercado hollywoodiano, preocupado apenas com o faturamento, esquecendo que cinema também é cultura.

Desejar conferir a lista completa com as indicações? Fique a vontade:
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,AA1431063-7086,00.html

0 comentários: