quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

O Luto por um Mestre



Morreu, na última terça-feira (30/01), um dos mais privilegiados escritores do mundo, Sidney Sheldon. A morte foi em ocorrência de complicações de uma pneumonia. Sheldon se tornou um dos maiores escritores do séc. XX após lançar 18 romances que se tornaram sucesso em todo o mundo.

O escritor começou sua carreira literária apenas aos 50 anos – apesar de escrever desde o sete. Antes dos livros, Sheldon foi um grande diretor e roteirista, ganhando prêmios por sua atuação nos palcos, na telona e na telinha.Entre tantos prêmios, é importante citar o Tony, pela peça "Redhead", além do Oscar como melhor roteirista, pelo filme "The bachelor and the bobbysoxer" (1947). Depois dos estúdios cinematográficos de Hollywood e dos palcos da Broadway, Sidney se concentrou na criação, roteirização e direção de um dos maiores sucessos da década de 60, "Jeannie é um gênio", que lhe rendeu um prêmio Emmy.

Mesmo depois de tantos sucessos, escrever livros, segundo ele, era sua maior forma de expressão. "Adoro escrever livros. Quando escrevo, gozo de uma liberdade que não existe em nenhum outro meio", disse ele certa vez.

Seus livros venderam mais de 300 milhões de cópias, e foram traduzidos para mais de 180 países, recebendo pelo Guiness o título de escritor com livros mais traduzidos do mundo. Entre os impecáveis romances, estão “O Outro Lado da Meia Noite”, “O Reverso da Medalha”, “Se Houver Amanhã”, entre vários outros, da lista que contém 18 clássicos. Recheado de romance, suspense, erotismo e uma linguagem novelística, que faz prender o leitor do começo ao fim da trama, os livros de Sheldon são fantasticamente envolventes, e apesar da dura crítica às suas obras, é incontestável tamanho talento de persuasão. Os dados não mentem. Sidney Sheldon é um dos melhores escritores de romance que já existiu, isto é inegável. Com sua morte, Sheldon deixa um elo fantástico a deriva. Atualmente são poucos os escritores com tamanha trama envolvente. Saudades.

Que descanse em paz. A nós, só resta agradecer, pelo vasto conhecimento adquirido em suas obras. Pelas adoráveis noites insones que passamos junto aos seus livros. Pelos sustos, pelos suspiros, pelas revoltas, enfim, por Sheldon. Infelizmente, "Nada Dura Para Sempre".Obrigado por tudo...


1 comentários:

Diego Moretto disse...

Galera, aqui quem vos falar é o próprio autor do blog. No artigo "Luto por um mestre", a foto que antes era de Sidney Sheldon, não sei como ficou com a do Bill Gates. Como eu copio e colo as imagens de páginas na internet, da pra se ter uma pré-visão doq aconteceu. Domingo próximo eu concerto o erro, pois não estou em minha casa no momento.