quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Menina Má.com (Hardy Candy)

Há um tempo atrás, no cinema, sem nada sugestivo, olhei o cartaz deste filme. Não me agradou. O título, muito menos. Sem nenhuma opção fui embora.
Ontem, me trouxeram o dvd de Menina Má.com. Fui assistir e me arrependi profundamente. Não pelo filme. Mas sim por aquele dia no cinema eu ter ido embora.
O filme trata-se de um suspense eloqüente, que tem em seu roteiro, peças polêmicas, como a pedofilia e o uso de salas de bate-papo pela internet, que pode ser um alerta para pais de todo o mundo.
A trama gira em torno de duas personagens: Hayley (Ellen Page, de "X-Men: O Confronto Final") e Jeff Kohlver (Patrick Wilson, de "O Fantasma da Ópera"). Hayley, uma garota de 14 anos nada inocente, conhece o fotógrafo Jeff em uma dessas salas de bate-papo na Internet. Conversa vai, conversa vem, acabam decidindo se encontrar em um local determinado pela garota. Jeff, bem mais velho do que ela, acaba envolvido no papo cheio de esperteza da garota. Hayley demonstra muita vontade de curtir e ele vai aceitando as demonstrações da garota, até que ela o convence a levá-la à sua casa. Lá, eles batem um papo, ela demonstra ser mais madura do que sua idade, até que ele oferece tirar fotos da garota, porém, se Jeff tivesse lido o título do filme, com certeza não cairia no papo da garotinha que, após drogá-lo facilmente, vira a mesa e dita as regras do jogo, acusando-o de várias coisas que eu, para seu bem, não vou ficar comentando aqui.
Bom, o filme tem em seu ponto forte as ótimas atuações. No papel de Hayley, temos Ellen Page, que se mostra uma excelente atriz, fazendo de um papel indiferente, um espetáculo de atuações. Vivendo o fotográfo Jeff, temos Patrick Wilson, que apesar de fazer uma atuação bem inferior à Page, não comete muitas falhas e se torna competente, bem diferente de seu péssimo desempenho no musical O Fantasma da Ópera. O filme é daqueles que te faz ter várias sensações diferentes no decorrer da trama. Por exemplo: Mesmo sabendo que o pedófilo é um vilão real do filme, o que ele sofre nas mãos da menina é apavorante. Aliás, este é um dos grandes destaques do diretor iniciante David Slade. Slade parece trabalhar com apenas uma câmera ( o que as vezes atrapalha o filme), e isso o faz captar as emoções e as belíssimas interpretações dos personagens, pois não há muito cenários, então a câmera é sempre voltada para os rostos dos atores, o que define o desempenho de cada um. O estranho do filme (não sei se gosto), é o ressalto das cores fortes no cenário, principalmente o vermelho. Talvez seja a influência dos filmes de Almodóvar no diretor.
Menina Má.com é isso. Foi prejudicado pelo cartaz e pelo título. E se tivesse tipo um bom jogo de marketing, teríamos um suspense de sucesso, assim como foi Jogos Mortais.
Se você procura um suspense de qualidade, que o prendera até o fim, com ótimas atuações e uma trilha sonora diferente das dos filmes de suspense, esse filme é uma ótima indicação.
NOTA: 8,0

1 comentários:

Fernando Teixeira disse...

Bom, tu falaste que queria criticas, e sem duvida eles tem q ser bem vindas! hehehehhe

A mesma coisa do texto anterior, seria legal separar mais os assuntos, em parágrafos mais curtos. O legal de recomedar um filme é deixar a pessoa curiosa pra ver ele...nesse caso nao deve se dar muitos detalhes, tem q se falar pouco...é interessante falar sobre o que trata o filme, mas de uma maneira mais direta..personagens principais e trama...falar um pouco sobre os sentimentos q o filme tras, mas deixcar coisas no ar..o objetivo é q as pessoas tbm vejam este filme, entao o objetico é gerar curiosidade! ta no caminho certo
segue assim
abraço!