domingo, 14 de janeiro de 2007

Fashion Rio Solidário

Um dos maiores eventos de moda do Brasil começa hoje (14/01) as apresentações e segue até sexta próxima. O Fashion Rio se consagrou como sendo uma semana de moda em que celebridades acompanham tanto dentro quanto fora dos desfiles, além de ter criado uma identidade própria, tendo em seus desfiles elementos que se assemelham à cidade onde se é realizada o evento - o Rio de Janeiro. Mesmo tendo como pano de fundo as coleções de outono/inverno das griffs participantes, o evento este ano traz uma proposta diferente, começando com um debate sobre os distúrbios alimentares no mundo da moda.

O debate, intitulado de “O Intolerável Peso da Feiúra”, contará com a participação da coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio, Joana de Vilhena Novaes – que escreveu um livro homônimo de mesmo título e assunto, ou seja, como doenças como a Anorexia e a Bulimia chegam às passarelas-, além de um gastroenterologista e de uma ex-modelo que venceu a doença.

A proposta da palestra foi incrivelmente necessária para que o evento decorresse com uma maior tranqüilidade, visto que no ano passado, a ocorrência de casos como o da top brasileira Ana Carolina Reston (foto) – que veio a falecer aos 21 anos e pesando apenas 40 kg, em decorrência de uma anorexia nervosa-, foram bem enfáticos no circuito jornalístico do país.

Além do debate, surge uma outra “atração” mas que não envolverá apenas o Fashion Rio. Uma disputa pela atenção da imprensa será feita no último dia de desfiles do Fashion Rio – sexta (19/01). Isso porque quem fecha a noite é a famosa griff Colcci, que conta com a estonteante modelo Gisele Bündchen, que causa euforia por onde circula. E marcado para a mesma hora, sendo realizado em uma praça do Rio, a griff de roupas feitas por ex-prostitutas, a Daspu, fará um desfile com a sua nova coleção, batizada de "Puta Artista".
A linha de roupas trará inspirações em artistas de diferentes áreas, como o pintor Pablo Picasso e o músico Chico Buarque.
Disputa acirrada.......

3 comentários:

Fernando Teixeira disse...

é, o debate sobre anorexia e essas doenças q atingem quem deseja alcançar uma "beleza", atingir a "perfeição...segundo a moda de nossa época! Deve ver q não irão debater este assunto só pq os organizadores estão preocupados com isso, claro, pode ate ser, mas a maior preocupação é com relação a imagem do evento.
Vamos ver onde isso vai dar, adorei a ideia da moda inspirada no esquerdista chico buarque...ele como inspiração de bens de consumo capitalista...agora ele estara mais ligado ao consumismo, muito mais do que anos e anos vendendo cd's e caches milionários....pobre chico buarque!

Diego Moretto disse...

Hhahahahaha, realmente. Temos o velho Chico, com seu ideal socialista, mas que ultimamente vem lançando um coleção de materiais dignos de artistas marqueteiros. Mas ta de boa, sua genialidade nos priva de ter quaisquer decepções. Com relação a "preocupação" dos organizadores de fazer com q o Fashion Rio e o São Paulo passe uma imagem solidária das tragédias q aconteceram no ano passado, é mais um retrato do poder da mídia. O culto ao corpo nada mais é doq um espelho doq começou a ser reverenciado desde os anos 90. Infelizmente (podem negar, mas é a verdade),o mundo da moda é um dos grandes responsáveis pelo aumento de doenças como a anorexia e a bulimia em jovens. Pode ate ser q indiretamente, mas é o caso. Soluções para o caso sem serem radicais não adiantarão. Fala-se de se comprovar a taxa de IMC para q se desfile, no entanto, temos tops como a imbarrável Gisele B. q tem uma taxa de massa corpórea de 16,5, inferior aos 18 recomendados. Também não concordo com este método, mas enquanto não estudam uma melhor alternativa, pelo menos por meio dessa, evitamos q belezas como a de Ana Carolina Reston sejam enterradas para sempre.

Fernando Teixeira disse...

Exatamente...o culto ao corpo mesmo teve inicio no começo do seculo XX...nos anos 20 foram criadas as primeiras "regatas" no Brasil...desde la o culto ao corpo vem aumentando cada vez mais, e nos anos 80 se intesificou ainda mais...começaram as modas das academias! Hoje nao é diferente, mas existem casos em q a moda pode ajudar, como na cultura do corpo saudável, vendo por esse lado a moda contribui...mas é claro sempre existem exageros! a diferença entre o remédio e o veneno é a dose!