sábado, 13 de janeiro de 2007

Diamante de Sangue (Blood Diamond, 2006)

Este filme nos faz ter a esperança de que a 7º arte trará para as nossas telas excelente filmes em 2007, como esse.

(Sinopse) Solomon Vandi (Djimon Hounsou) é um africano residente em Serra Leoa em meio a guerra civil entre o exército de Libertação e o governo. Da noite para o dia, sem nenhum aviso prévio, a sua aldeia (assim como várias outras existentes no Estado) foi atacada pelo exército, famílias mortas, e ele, separado de sua família, é levado para extrair diamantes para a exportação. Lá, ele descobre um grande diamante, que será o personagem principal de toda a confusão do filme. Preso após o sítio ser atacado pelo governo, ele conhece Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um mercenário que vende diamantes em troca de armas, que trabalha para o alto escalão do Estado vizinho, Libéria. Quando solto, os dois acabam tendo que se unir, Archer em busca da liberdade que o diamante pode oferecer a ele, Solomon em busca de sua família e seu filho. No caminho, eles conhecem a repórter Maddy Bowen (Jennifer Connelly), que se encontra em Serra Leoa para desvendar um mistério que Danny Archer poderá ajudar a solucionar, e assim conseguir escrever a matéria que ela acredita poder ser a responsável por acabar de vez com a exploração dos diamantes.

Diamante de Sangue consegue seguir com maestria o propósito do filme, ainda que contem alguns desmandos que infelizmente são de praxe no cinema Hoolywoodiano. O diretor Ed Zwick( Shakespeare Apaixonado), não tem medo da ousadia, e junto ao diretor de fotografia, Eduardo Serra(Amor Além da Vida), faz um excelente espetáculo de imagens e capturas de qualidade. Como o filme se passa em plena guerra civil na Serra Leoa, o realismo existente no filme (não tanto como podia ser), ajuda a termos uma idéia do que o país enfrentou na época. Para pessoas um tanto sensíveis, algumas cenas podem chocar. O filme contém um segmento ambientado por ação – e que se tornam as melhores cenas do longa-, e drama. Com um elenco recheado por estrelas – mas que se saíram prejudicadas com o papel-, como Leonardo di Caprio (O Aviador), Djimon Houson ( A Ilha) e Jennifer Connelly ( Uma Mente Brilhante), o filme brilha com ótimas atuações.

Di Caprio realmente esta em sua melhor fase. Depois do exuberante papel em Os Infiltrados, nos presenteia com um show de atuação neste filme. Infelizmente o diretor tira o brilho da atuação de Leonardo para agradar ao público, que espera ver um mocinho em cena. No caso do Houson, ele foi o melhor que se saiu no quesito de atuação. O papel de pai desesperado, o fez atingir uma tocante interpretação, o que nos faz concluir que ele apenas precise de mais papéis assim para ter uma carreira excelente no cinema. Infelizmente, Jennifer Connelly não deu a mesma sorte. A atriz fez o possível, uma atuação muito boa para o papel que deram a ela - a jornalista que Jennifer interpreta, se torna muito apagada no decorrer do filme. Mas realmente, quando a atriz aparece, a cena ilumina. Aliás, Conelly não tem tido muitas chances de mostrar o seu talento como atriz no decorrer dos anos após ganhar o Oscar (melhor atriz coadjuvante por Uma Mente Brilhante), o que é lamentável.

Então é isso, Diamante de Sangue cumpre o que prometeu; conseguiu ser competente nas cenas de ação e drama ,mesmo sendo um filme comercial. Uma fotografia invejável, um realismo moderado e atuações convincentes.Peca no sentido de tentar amenizar a situação vivida naquela época para agradar ao público estadunidense, mas ainda sim é muito bom. Tentem pega-lo ainda no cinema.

NOTA: 9.0

0 comentários: