quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

.2006.

Bom, seria totalmente imperdoável de minha parte começar a escrever este blog sem fazer um retrospecto do ano que se passou. 2006 foi um ano, a meu ver, bem desagradável. Começamos o ano eufóricos, por sermos os favoritos na Copa do Mundo na Alemanha. As cores canarinho enfeitaram ruas e avenidas de nosso país. Infelizmente o que vimos foi uma junção de vergonha com desespero e ódio. O aclamado quadrado mágico não se fez em momento algum. A constelação que era formada nossa seleção, não brilhou. Lágrimas corriam pelos rostos tupiniquins. E no fim, fomos eliminados sem ao menos chegar à final. Aliás, esta copa trouxe momentos memoráveis e inesquecíveis. Perdemos um dos maiores comediantes do país – Bussunda-, devido a problemas cardiovasculares. O ídolo francês, Zidane, perde a cabeça – ou melhor -, a usa contra o jogador italiano Materazzi, e assim encerra sua carreira no futebol com um lamentável cartão vermelho. E a Itália torna-se tetracampeã.

Na música, os pesadelos voltaram com a febre RBD que percorreu o país, causando um extremo tulmuto por onde passavam. As brasileiras do Cansei de Ser Sexy tornam-se uma das principais bandas do circuito alternativo brasileiro e emendam uma vasta carreira internacional.O Audioslave e o Evanescence lançam, respectivamente, Revelations e The Open Door. Álbuns mornos mas que superaram o lançamento anterior de cada um. Madonna passa poucas e boas devido à adoção de uma criança africana e um polêmico número de seu show durante a turnê na Rússia. O The Killers decepciona com seu segundo álbum Sam´s Town, bem inferior ao excelente Hot Fuss.O melhor álbum do ano fica a cargo dos britânicos do Arctic Monkeys, que lançaram o perfeito “Whatever People Say I Am, That's What I Am Not”, cheio de potência e atitude, simples coisas que fazem falta em muitas bandas atualmente. Morre o pai do soul e do agito: James Brown falece no final do ano, e nos deixa um legado importantíssimo na música, com obras dignas de um astro.

O cinema salva este ano. Grandes produções fizeram parte e entraram para a história. Tirando falsos sucessos, como o tão esperado e tão decepcionante O Código Da Vinci, o ano trouxe excelentes atuações, e diretores fantásticos voltaram a tona. Como é o caso do ilustre Q. Tarantino, que nos presenteou com O Albergue, uma produção recheada de sangue, mas feita com propósitos, o que já nos satisfaz – se tratanto de Tarantino. Martin Scorcese nos premia com o melhor filme do ano. Os Infiltrados conta com um elenco estonteante – Leonardo di Caprio, Matt Damon, Jack Nicholson-, e um roteiro que nos lembra os grandes clássicos do passado – absolutamente brilhante. Meryl Streep, é a grande atriz do ano. Com dois papeis excelentes (em O Diabo Veste Prada e em A Última Noite), ela conseguiu mais uma vez nos surpreender com suas atuações. E como melhor ator temos Leonardo di Caprio, que agora sim entrou para o hall das melhores atuações da história de Hollywood, esbanjando talento em dois filmes também, Os Infiltrados e Diamante de Sangue. Tivemos regravações surpreendentes, como é o caso de Superman – O Retorno, que foi bem eficaz em sua super-produção, entretanto, não conseguiu ser melhor do que os antigos.

Tocando no assunto, um rápido comentário sobre o mundo das celebridades. Internacionalmente falando, os irritantes Tom Cruise e sua religião “estranha”, Paris Hilton junto à Lindsey Lohan e suas bebidas e Britney Spears e sua falta de calcinha, acabaram por preencher as matérias de jornais de fofoca do ano.Por aqui, tivemos coisas boas... a filha da Gretchen assume homossexualidade; Grazielli Massafera conquista o Brasil e se torna a nova queridinha global; Fernanda Vasconcellos mostra-se atriz de talento; e perde-se um dos principais e mais importantes atores de toda a história da televisão brasileira. O ilustre Raul Cortez falece vítima do Câncer, depois de uma bonita e duradoura batalha contra a doença. A apresentadora e modelo Daniela Cicarelli, depois de um movimentado 2005, volta as páginas de jornais e revistas, e principalmente monitores de computadores. A apresentadora e o namorado, Tato Malzoni, foram flagrados fazendo sexo em uma praia no mar da Espanha. O vídeo foi “campeão de audiência” na interenet e gerou muita dor de cabeça para Cicarelli, que processou diversas empresas, inclusive o Google, que adquiriu o site You Tube (causa do processo) em 2006 por US$1,6 bilhão. O caso se estende até a pouco tempo.

Quem também vem sofrendo com a imagem suja diante o mundo é o povo brasileiro. A violência tomou de vez conta do país. Uma verdadeira guerra urbana se instalou sobre nosso país. Em São Paulo, o PCC praticou mais de 239 ataques à cidade, totalizando um surpreendente número de 152 mortos, entre criminosos, policiais e civis. O traficante Marcola se firma como o vilão do ano, sendo que era o “cabeça” do grupo, e comandava o ataque mesmo estando detido. Ainda falando de vilões, enfim se deu por encerrada o julgamento da estudante Suzane Richthofen, que recebeu pena de 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, ocorrido em outubro de 2002.

Tragédias também marcaram o ano. Infelizmente tivemos o maior acidente aéreo já registrado no país. O avião (um Boeing) da empresa Gol caiu em uma mata fechada próximo ao Amazonas e matou os 157 passageiros que transportava. A causa foi uma das mais improváveis em um circuito aéreo. O Boeing teria se colidido com um jatinho particular, em uma zona considerada “cega” pelas autoridades do meio. O acidente serviu de precursor para uma pane que se instalou nos aeroportos brasileiros e que durou até o final do ano, com vôos atrasados e desmarcados, e muito aborrecimento aos passageiros.

Em São Paulo, a morte de uma bela modelo vítima de anorexia chama a atenção das autoridades, principalmente do setor da moda, que visam criar regras para diminuir o caso de modelos bulímicas e anoréxicas. Neste ano, em 2007, modelos com taxas inferiores de IMC ao padrão de saúde, não poderão desfilar em diversas importantes passarelas do mundo.Aqui no Brasil, o São Paulo Fashion Week, irá proibir o desfile de modelos com idades inferiores à 16 anos.

Bom agora nos resta orar para termos um 2007 melhor do que o ano que se passou. Que o nosso presidente eleito, Lula, faça deste segundo mandato uma variedade de conquistas. Que ele não deixe que o país se transforme em um Haiti. E que os laços com “amigos” como Hugo Chavéz, não atrapalhe a sua boa influência diante outras nações.Então é isso, q venha 2007!!!!!

1 comentários:

Fernando Teixeira disse...

Bem lembrado os assuntos abordados. Mas para fica menos cansativo seria interessante que tu separesse os assuntos por tópicos. Seria lega fazer a retrospectiva colocando subtitulos, como Futebol, Música, Cinema....dae dessa forma o leitor vai achar rapidamente o que interessa... é bom fazer em parágrafos curtos, separando bem o texto pra q ele nao fique pesado, e dessa forma as pessoas aguentam ler mais tempo, ainda mais quem nao esta muito habituado a ler na internet...
mas ta bem, bem elaborado..gostei, ta no caminho certo, aprendendo assim como eu...heheh
abraço!